Desde o início das civilizações, alguém está vendendo alguma coisa ou uma idéia para outro alguém. Desde o início das civilizações, alguém está vendendo alguma coisa ou uma idéia para outro alguém. Por exemplo, há mais de cinco mil anos, os fenícios negociavam a troca de mercadorias nos mercados populares. Depois, temos o exemplo de Jesus Cristo e seus apóstolos, que pregavam (vendiam) sua doutrina, o cristianismo, até hoje é seguido por milhões de pessoas no mundo todo.
Vender é tão ou mais importante que produzir, inventar ou criar projetos e serviços. De nada adianta uma empresa ter o melhor produto ou serviço se não tem como vendê-lo.
Se estabelecermos um parâmetro entre o corpo humano e o departamento de vendas de uma empresa, certamente as vendas seriam o sangue que circula pelas veias, dando vida e oxigenando todos os outros órgãos (departamentos das empresas).
Houve um tempo em que a profissão de vendedor exigia pouco e era vista como uma ocupação de menor categoria, até mesmo como uma falta de opção profissional. Esse panorama acarretava no aparecimento de ?pára-quedistas?, pessoas que por não terem uma profissão definida tentavam atuar como vendedores. Hoje, é diferente, pois o mercado exige o ?profissional?. O seu desenvolvimento, assim como a sua sobrevivência, dependem da constante habilidade do vendedor em se motivar, informar e reciclar.
Vendas exige grande capacidade de negociação, visão estratégica, ambição, garra, persistência e muito ?amor? pelo trabalho, e sem este último, esqueça, pois é como ?dar murro em ponta de faca?.
Gosto de definir vendas como a “arte, habilidade e técnica de satisfazer as necessidades, aparentes ou não, dos clientes através de produtos ou serviços”, pois cabe ao profissional de vendas intermediar a troca da mercadorias ou serviços pelo dinheiro e ? por isso ? essa atividade envolve o domínio e a utilização de uma série de princípios e técnicas que precisam ser aprendidas e colocadas em prática, como em qualquer outra profissão.
Nesse aspecto, o treinamento é fundamental para colaborar na capacitação do profissional de vendas, através da troca de informações, experiências e idéias, fornecendo subsídios pertinentes à postura adequada do vendedor, bem como técnicas utilizadas no ato da venda. Importante também é se manter atualizado, através de cursos, leitura de livros, revistas, jornais, Internet e etc.
O vendedor é vital para qualquer empresa, podendo bater no peito orgulhosamente e dizer aos quatro cantos: ?Sou um profissional de vendas!?.
Vencedor: acredita que é profissional, em sua empresa, no seu produto ou serviço, que vai atingir as suas metas e ama a sua profissão.
Entusiasta: demonstra alegria ao ver o cliente, aperta forte a sua mão, passando energia positiva e contagiando às pessoas.
Negociador: conhece bem as características e benefícios de seu produto ou serviço e é capaz de se adaptar às mais diversas situações, negociando conforme o perfil do cliente.
Determinado: é voltado a seus objetivos, sendo comprometido com a empresa e voltado a transformar o “não” em um “sim” dos seus clientes. Empático: sabe colocar-se no lugar do cliente, a fim de entender suas reais necessidades.
Disciplinado: mantém uma agenda atualizada de compromissos, fazendo roteiros de visitas, relatórios do dia de trabalho e planejamento. É um digno representante de sua empresa.
Otimista: pensa e fala positivamente. “O copo está sempre meio cheio”. Irradia otimismo e orienta o cliente para a melhor compra. Responsável: assume para si toda satisfação ou insatisfação dos clientes. Trabalha de sol a sol, dedicando-se aos familiares e à empresa.
Vendedor, parabéns pelo Mês do Vendedor e muito sucesso na sua profissão, sempre!!!