Você quer aumentar seus resultados em vendas?

resultados em vendas

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Por Emanuel Fiorentin Viacelli

Nos últimos anos, caracterizado pela era da informação, os clientes ficaram mais sofisticados, exigentes e com muito mais acesso a informações. Com isso, conseguem realizar inúmeros comparativos de preços de produtos ou serviços de forma rápida e fácil. Sendo assim, é um desafio para as organizações atrair e manter fidelizados seus clientes, diferentemente das épocas clássica e neoclássica estudadas na administração, onde o foco era na produtividade e produção em massa.

Por isso, a importância de saber o que desperta interesse no cliente em comprar, sendo atribuído ao vendedor a responsabilidade de apresentar técnicas apuradas e que auxiliem seus clientes na tomada de decisão. Identificando possíveis necessidades, desejos e principalmente atendendo suas expectativas.

Para se ter uma melhora nos resultados existe alguns fundamentos que diferenciam os bons vendedores, ter planejamento de onde e quando quer chegar em seu objetivo com as vendas é algo fundamental. Isso é possível fazendo um planejamento com metas claras para o ano, mês, dia e hora, colocando no papel suas tarefas, contatos de prospecção de cliente e fechamento de vendas. Com um planejamento claro, o vendedor ganha na hora de negociar uma venda, pois, não vai deixar para bater a meta da empresa aos “45 minutos do segundo”, onde o cliente vai perceber seu desespero em fazer o fechamento e vai começar a “jogar” com você.

Ter sempre o maior número de informações possível sobre a pessoa e a empresa que você está negociando também é algo importante, estude seu cliente conhecendo os desejos dele com essa compra ou negócio e tenha “cacife” para poder dar uma cartada final. Lembre-se que muitos vendedores caiem na armadilha de ser “vendedor bonzinho” e esse tipo de vendedor não vende, é lógico que os maus educados também não, estou me referindo que é papel do vendedor estar sempre tentando ajudar o seu cliente em sua tomada de decisão e não aceitar qualquer desculpa ou objeção que o cliente colocar em relação a compra.

Confira a seguir 4 passos fundamentais para se conseguir melhorar seus resultados em vendas

O primeiro deles é ter a confiança do seu cliente. Para que isso aconteça, nada melhor que iniciar uma conversa, com um aperto de mão firme, transmitindo credibilidade e confiança. Em seguida conecte os olhos da pessoa, eles transmitem inúmeras mensagens e emoções que a pessoa na sua frente está sentindo. Depois, realize perguntas abertas sobre trabalho, família, viagem e esporte. Isso irá facilitar para interagir com a pessoa e aos poucos começar a estabelecer um diálogo de forma natural, sem ser algo forçado, onde o cliente na sua frente percebe que você está ali apenas para empurrar um venda e a única coisa que você vendedor está enxergando no cliente, é um cifrão de dinheiro estampado na testa dele e você unicamente quer pegar ele.

O segundo passo é em relação a necessidade do seu cliente e os benefícios que seu produto ou serviço pode trazer para ele. Primeiramente descubra através de perguntas, qual é a necessidade que o teu cliente tem em comprar seu produto ou serviço, afinal, em vendas como na vida, as respostas estão nas perguntas bem formalizadas, até você não entender o porquê ele precisa realizar essa compra, não ofereça e nem fale do seu produto.

A importância de saber a necessidade do cliente é para despertar o interesse nele de entender o problema que você resolve e como é que você resolve. Com isso, você terá a oportunidade de mostrar os benefícios que ele tem em fazer negócio com você. E, claro, fale dos casos de sucesso que você teve com outros clientes e como eles se beneficiaram comprando de você. Assim, você irá agregar valor ao seu produto, sugiro que 75% desse passo, seja com casos de sucesso de outras vendas. É fundamental acreditar fielmente no teu produto ou serviço, acreditar que realmente aquilo é o melhor para o seu cliente, se você está vendendo e não acredita nisso, está na hora de rever seu negócio, por quê vender algo que nem você acredita, é óbvia a insatisfação do seu cliente com a compra.

O terceiro passo é o preço. Esse, sempre é bom vincular aos benefícios que seu produto/serviço está resolvendo para seu cliente. Não fale de preço antes do cliente entender o valor e importância do seu produto para ele. Nesse último passo esteja sempre preparado as objeções e questionamento que podem surgir, pois, pode até ser a mais dura das objeções, ela sempre será melhor que um silêncio apático, após o termino da fala de um vendedor pelo seu cliente. Quando uma pessoa faz uma objeção, isso passa a ser o combustível que faltava para “incendiar” a negociação e a venda ser concretizada. Dedique-se as objeções que podem surgir e além de ter bons argumentos sobre elas, utilize também de perguntas para neutraliza-las.

Por fim, venda é um funil imaginário (prospecção, negociação e fechamento). Quanto maior for a parte superior do seu funil, ou seja, cliente prospectados, por meio de sua eficiência em converter prospecção em vendas, será o seu resultado ao final do funil. Esteja sempre vendedor, ou seja, fechando vendas, retenha seus clientes fidelizando eles e nada melhor do que agradecer ao cliente no final de cada negociação, dando a devida importância para ela como se fosse a sua primeira venda e logicamente, não esqueça de pedir indicações para ele de outros clientes que talvez também possam ter o mesmo interesse que ele teve por seu produto ou serviço.

Emanuel Fiorentin Viacelli é graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão Empresarial. Contador com Reg. CRC/RS 095842/0-9, consultor empresarial e proprietário da Inove Solução Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

10 estratégias simples para aumentar a prospecção do seu time

10 estratégias rápidas, práticas e simples para líderes aumentar a prospecção de novos clientes (+1 bônus poderoso)

Hoje quero lhe apresentar, de maneira rápida, prática e simples 10 estratégias práticas (mais 1 bônus para acelerar resultados) que todo líder pode aplicar agora ...
Leia Mais →
trabalhar certo

Times que trabalham muito e vendem pouco: como usar os 3 Cs para reverter isso?

Times de vendas raramente ficam parados. Vendedores estão sempre em movimento, ligando, mandando mensagens, visitando clientes.
Leia Mais →
Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →