VocĂȘ sabe atrair leads?

tabuleiro com leads ao centro passando para prospects e clientes

O que sĂŁo e onde estĂŁo os leads? Leia este artigo escrito por Alan Medeiros e saiba como atrair leads e constituir o seu funil de vendas

Com os blogs, sites, dispositivos mĂłveis e redes sociais cada vez mais presentes em nosso dia a dia, a forma como um empreendedor gerencia o seu negĂłcio deve se adaptar a essas tecnologias e mĂ­dias.

Hoje em dia, na era digital, o marketing tambĂ©m Ă© digital. Por isso, quem quer seguir a carreira de empreendedor deve se preparar para ouvir e falar muito em “call to action”, SEO, social media e mais uma sĂ©rie de outros termos. Lead Ă© um deles.

Mas o que sĂŁo os leads? Onde eles estĂŁo? Como sobrevivem? Como atraĂ­-los?

Pois bem, tais perguntas são frequentemente feitas por empreendedores de primeira viagem, ao perceberem que os leads são fundamentais na estratégia de marketing. Os leads são consumidores potenciais que demonstram interesse em consumir um produto ou marca. De uma forma geral, esse interesse é indicado quando eles preenchem formulårios para receberem ofertas e notícias a respeito de um produto ou serviço.

Ao preencher o formulĂĄrio com alguns dados, os leads passam a constituir o funil de vendas, que Ă© outro termo que o empreendedor vai ouvir muito no marketing digital.

Lembre-se tambĂ©m que alguĂ©m que entra em contato com a sua empresa com o intuito de saber mais sobre um produto ou serviço pode ser chamado de lead. Por essa razĂŁo, pelo fato de estar a poucos passos de se tornar o seu cliente, o lead se torna uma peça imprescindĂ­vel no marketing digital. Por isso a frase “lead hoje, cliente amanhã” nĂŁo deixa de ter lĂĄ um fundo de verdade.

A atração de leads

Se os leads sĂŁo aqueles possĂ­veis clientes que demonstraram interesse no que vocĂȘ tem para oferecer, entĂŁo Ă© hora de saber como atraĂ­-los. Nesse caso, a atração de leads conta com uma palavrinha bĂĄsica: “conteĂșdo”.

Mas cuidado: de nada adianta gerar muito conteĂșdo para um exĂ©rcito de pessoas que nĂŁo estĂŁo interessadas no seu produto. Quantidade nĂŁo Ă© qualidade quando se trata de produção de conteĂșdo no marketing digital.

O planejamento e o foco no pĂșblico correto sĂŁo alguns dos ingredientes que possibilitam uma correta atração dos leads. Por isso, preste atenção nas dicas abaixo para vocĂȘ fisgar os seus potenciais clientes.

Perfil correto dos leads

Saber quem Ă© o seu lead Ă© o primeiro passo a ser dado. Sendo assim, estude o seu pĂșblico, saiba o que ele precisa, quais sĂŁo os problemas dele e o que vocĂȘ vai dizer para solucionar esses problemas. É partindo dessas informaçÔes que vocĂȘ vai criar o conteĂșdo adequado para atrair o lead.

Lembre-se tambĂ©m de criar conteĂșdo que seja interessante, mostrando que o seu produto ou serviço Ă© a solução que o pĂșblico precisa.

Blog

A atração de leads pode ser feita por canais variados. Ter um blog, por exemplo, Ă© uma maneira prĂĄtica de criar conteĂșdo. Um blog possibilita unir, em um mesmo espaço, texto, vĂ­deos, imagens e tambĂ©m grĂĄficos.

AlĂ©m disso, os blogs permitem uma boa interatividade por meio dos comentĂĄrios, bem como apresentam possibilidades de analisar o sucesso das postagens, mostrando quais foram as mais acessadas, em quais horĂĄrios, em qual mĂȘs e outros aspectos relevantes.

Vale destacar que nĂŁo Ă© difĂ­cil criar e gerenciar um blog. Hoje em dia as plataformas de postagens sĂŁo intuitivas e trazem templates dos mais variados.

Na plataforma WordPress, por exemplo, Ă© possĂ­vel contar atĂ© mesmo com plugins que permitem otimizar o seu conteĂșdo pelas palavras-chaves mais adequadas com o seu negĂłcio.

E-mail marketing

Ele Ă© muito eficiente, pois apresenta uma forma de interação personalizada e direta com quem realmente Ă© o seu pĂșblico. Mas lembre-se: nada de spams! Tenha uma lista de pessoas que realmente estĂŁo interessadas em receber os seus e-mails.

Uma dica quando o assunto Ă© o envio de e-mail marketing Ă© ter tudo planejado, inclusive contar com um calendĂĄrio de envios. É importante tambĂ©m se preocupar com a imagem do e-mail, prezando por um layout clean e atraente. AlĂ©m disso, Ă© muito importante poder contar com softwares concebidos para facilitar o envio de e-mail marketing.

Redes sociais

Graças à facilidade de acesso à internet, bem como diante da popularização de dispositivos móveis como smartphones, as pessoas estão praticamente 24h nas redes sociais.

Seja para interagir com amigos e parentes, seja para pesquisar produtos e serviços, as redes sociais adquiriram ao longo dos anos uma enorme influĂȘncia no cotidiano das pessoas. Por isso, Ă© importante usar tais redes como meio de propagar conteĂșdo.

O Twitter, por exemplo, atinge pessoas dos mais variados pĂșblicos por meio de mensagens curtas e diretas. Uma dica: crie açÔes com hashtags e gere discussĂ”es e interaçÔes com o seu pĂșblico.

O Facebook, por sua vez, permite que vocĂȘ crie uma pĂĄgina para o seu negĂłcio, bem como possibilita a publicação de vĂ­deos, textos e imagens.

ConclusĂŁo

VocĂȘ vende um determinado produto e hĂĄ uma quantidade de pessoas que precisam dele? Mostrar o seu produto e saber atrair essas pessoas (leads) atĂ© ele Ă© um dos objetivos bĂĄsicos do marketing digital.

Portanto, saiba como atrair e nutrir os seus leads. VocĂȘ precisa deles e eles tambĂ©m de vocĂȘ.

Alan Medeiros Ă© escritor e conteudista do @prable.org.

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