Você tem competência para dizer “sim” ou “não” no momento adequado?

As relações produtivas levam em consideração os sentimentos e as opiniões das pessoas sem perder o foco do problema, buscando soluções e não culpados.

A habilidade de dizer “sim” ou “não” se tornou uma virtude nos dias de hoje. O excesso ou falta dessa qualidade tem influenciado diretamente os mais variados tipos de relacionamentos, seja pessoal ou profissional. Em um primeiro, instante fazer a abordagem sobre esse assunto parece algo simples, mas muitas pessoas ainda têm dificuldade para se posicionar e acabam dizendo “sim” quando querem dizer não e não quando querem dizer sim. Por outro lado, quando uma pessoa tem firmeza de propósitos, é clara em seus objetivos e expõe sua opinião sem receios podemos afirmar que ela é assertiva e sabe posicionar-se adequadamente.

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a tomar um posicionamento que não está de acordo com os seus desejos. Alguns buscam esse recurso para se ver livre de uma situação momentânea. Outros, porque acreditam que terão tempo e oportunidade de reverter a situação. Ou ainda por terem uma atitude passiva e receio de confrontar a opinião de outra pessoa. Independentemente do motivo, a questão é que toda atitude tem suas conseqüências e muitas delas poderiam ser evitadas com um sim ou não no momento adequado.

Vivemos em uma época que, na maioria das vezes, o estilo de comportamento das pessoas é marcado pela imaturidade. Existe um paradigma de que quando duas pessoas se relacionam, seja em que nível for, sempre haverá um ganhador e um perdedor ou somente perdedores. Quando falo em saber dizer “sim” ou “não”, ou melhor, em ter um comportamento assertivo, as duas partes sempre ganham. As relações produtivas levam em consideração os sentimentos e as opiniões das pessoas sem perder o foco no problema, buscando soluções e não culpados.

O comportamento assertivo é capaz de construir relações eficazes e de estabelecer uma atitude negociadora em situações de conflito. Pessoas com esse comportamento são transparentes na linguagem e na expressão de idéias e sentimentos. Também sabem ouvir e ser empáticas com o outro. É muito fácil lidar com ele porque exprime, sem constrangimento, seus sentimentos positivos e negativos, ouvem as críticas e negociam sem ataque pessoal. Não carregam sentimento de culpa e, o que é importante, aceitam o “não” do outro.

Aprender a ser assertivo é questão de treino. É necessário, em primeiro lugar, prestar atenção à mensagem que se quer transmitir. E, acima de tudo, dizer a coisa certa, da forma, na hora, no local e para a pessoa certa. Mas é importantíssimo ressaltar que o exercício indiscriminado da assertividade pode se transformar em um processo exibicionista e até agressivo quando não se considerar a outra parte da relação. E, então, como está o seu grau de assertividade?

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