VocĂȘ transmite confiança?

Stephen M. R. Covey: O poder da confiança ?Confie, porém verifique?. Se Ronald Reagan soubesse que a desconfiança dobra o custo de se fazer negócios, talvez jamais tivesse pronunciado essa célebre frase. Durante muito tempo, estudiosos reconheceram que técnica e tecnologia são importantes, embora enfatizem que conquistar a confiança é a questão-chave desta década. Contudo, nenhum deles conseguiu provar matematicamente o valor da confiança como um ativo. Mas se o preço da desconfiança é alto, que importùncia tem a confiança para o sucesso dos negócios em pleno século XXI?

Stephen M. R. Covey, que leva o mesmo nome do pai (autor de Os 7 Håbitos das Pessoas Altamente Eficazes), acaba de revelar para o mundo todo o mistério que circunda a subjetividade da confiança e os impactos que ela traz para os negócios. No livro O Poder da Confiança, recém-lançado no Brasil pela editora Campus/Elsevier, o autor traz à tona, de uma maneira pråtica, objetiva e racional, a relação da confiança com a velocidade e os custos dos negócios.

Em entrevista exclusiva à revista VendaMais, M. R. Covey vai além ? debate conosco a importùncia da confiança na årea de vendas, conta histórias inéditas, derruba mitos e ainda ensina o que um vendedor pode fazer para aumentar suas vendas e alcançar mais sucesso sendo um transmissor de confiança. Acompanhe conosco, confie e não deixe de verificar o que vem a seguir.

VendaMais ? O que é confiança?

Stephen M. R. Covey ? Descobri que uma das melhores maneiras de definir confiança Ă© atravĂ©s de dois de seus antĂŽnimos: desacreditar e desconfiar. Eu nĂŁo confio em alguĂ©m se acredito que sua integridade ou sua capacidade sejam duvidosas. Acredito que foi Jack Welch quem disse: ?Eu poderia lhe dar a definição de confiança procurando no dicionĂĄrio, mas vocĂȘ somente a reconhecerĂĄ quando senti-la?. Esse sentimento Ă© a confiança nascida do fato de vocĂȘ acreditar no carĂĄter de alguĂ©m e tambĂ©m do fato de acreditar em suas competĂȘncias e capacidades.

Qual a relação entre confiança, velocidade e custos? De que forma podemos traçar um paralelo com a årea de vendas?

A confiança sempre afeta dois resultados mensurĂĄveis das empresas: a velocidade e os custos. Quando a confiança em uma relação ou entre uma equipe ou dentro de uma companhia diminui, a velocidade dos resultados irĂĄ diminuir e os custos irĂŁo aumentar. Isso Ă© o ?imposto?. Da mesma maneira, quando a confiança em uma relação ou entre uma equipe ou dentro de uma companhia aumenta, a velocidade dos resultados irĂĄ aumentar e os custos irĂŁo diminuir. Esse Ă© o ?dividendo?. Bem simples, claro e previsĂ­vel. A confiança sempre afeta a velocidade dos resultados e os custos. E como Ă© possĂ­vel medir a velocidade dos resultados e dos custos, torna-se possĂ­vel medir economicamente os impactos da confiança. Portanto, vocĂȘ pode utilizar essa, atĂ© entĂŁo chamada, virtude social e demonstrar que ela Ă© um indicador econĂŽmico importante e tangĂ­vel pela maneira como ela afeta o velocidade dos resultados e os custos das operaçÔes.

Dizem que a primeira impressão é a que fica. O que o vendedor deve fazer para conquistar a confiança do cliente jå na primeira visita?

Pense nisso sobre sua prĂłpria perspectiva: vocĂȘ tende a confiar naqueles que acreditam que estĂŁo agindo atravĂ©s de seus melhores interesses. Eu nĂŁo estou dizendo que nĂŁo pode haver benefĂ­cios para ambos. Claro que Ă© mĂștuo ? isso Ă© parte de como nĂłs ganhamos. Mas no começo Ă© importante agir de acordo com os maiores interesses dos clientes. Fazendo isso, vocĂȘ se torna extremamente confiĂĄvel. Por sinal, nĂŁo Ă© suficiente para vocĂȘ dizer: ?Sim, eu jĂĄ estou fazendo isso. Eles vieram aqui, deveriam saber o que Ă© bom para eles?. NĂŁo, o que interessa Ă©: ?Eles sentem que vocĂȘ estĂĄ agindo e pensando nos interesses deles??. Caso contrĂĄrio, hĂĄ uma enorme resistĂȘncia e as pessoas vĂŁo cobrar tudo o que vocĂȘ falar.

Como o vendedor pode aprender a restabelecer, restaurar, estender e reconquistar a confiança perdida de um cliente?

Na maioria dos casos, confiança perdida pode ser recuperada e, algumas vezes, atĂ© mesmo aprimorada. Se vocĂȘ perde a confiança dos outros por um ato consciente de traição, mau juĂ­zo, um erro honesto, um fracasso de competĂȘncia ou um simples equĂ­voco, o caminho para a restauração Ă© o mesmo ? aumentar a sua credibilidade pessoal e agir de forma que inspire confiança. VocĂȘ nĂŁo pode forçar as pessoas a confiarem em vocĂȘ, mas pode dar aos outros alguĂ©m que seja credĂ­vel e digno de confiança, alĂ©m de se comportar de forma que inspire confiança.

E como restabelecer a confiança em um ambiente onde o blefe é utilizado como ferramenta de negociação, como no caso específico de vendas?

Isso Ă© um jogo e se vocĂȘ nĂŁo participar pelo menos um pouco dele, da maneira que todos participam, seus resultados projetados nĂŁo serĂŁo nem de perto tĂŁo bons quanto os das outras pessoas, no que diz respeito Ă  sua habilidade em atuar contra isso ? e geralmente o valor pago estĂĄ atrelado a esse fato. Mas vamos falar do outro lado da moeda: quando todas as pessoas da empresa estiverem participando desse jogo, aĂ­ a empresa estarĂĄ tomada por comportamentos falsos, em que as pessoas nĂŁo sĂŁo francas umas com as outras. Existe uma distorção nisso, que Ă© um dos principais processos de uma empresa, assim como manipulação e retenção de informaçÔes. JĂĄ Ă© esperado que as pessoas nĂŁo sejam totalmente transparentes. O perigo Ă© o seguinte: quando vocĂȘ entra nesse redemoinho de distorçÔes, de informaçÔes ocultas, de fingir ser algo que nĂŁo Ă©, entre outras coisas, essas distorçÔes começam e terminam no processo de vendas ou se espalham por outras partes do negĂłcio? VocĂȘ começa a sentir que pode distorcer, fingir e esconder suas informaçÔes enquanto trabalha internamente com outros no mesmo negĂłcio ou mesmo com clientes externos, desde que nĂŁo esteja fazendo nada de ?ruim?? VocĂȘ pode estar entrando em um caminho traiçoeiro. E, novamente, esse comportamento falso Ă© o primeiro responsĂĄvel pelo fato de o nĂ­vel de confiança se encontrar tĂŁo baixo nas empresas. Portanto, existe um perigo real da maneira com que as vendas estĂŁo sendo realizadas e de solução Ăłbvia, mas difĂ­cil de ser aplicada. É necessĂĄrio mantermos nossa credibilidade intacta e tambĂ©m a credibilidade de nossos relatĂłrios de acordo com os valores da empresa.

O que Ă© preciso fazer para se manter confiĂĄvel?

HĂĄ 13 comportamentos que vĂŁo construir e permitir que vocĂȘ mantenha sua confiança. Quando vocĂȘ adota essas maneiras de agir, Ă© como fazer ?depĂłsitos na conta da confiança?: 1. falar diretamente com as pessoas, 2. demonstrar respeito, 3. ser transparente, 4. apresentar direitos e deveres, 5. mostrar lealdade, 6. apresentar resultados, 7. estar em constante desenvolvimento, 8. confrontar a realidade, 9. esclarecer as expectativas, 10. praticar contabilidade na sua empresa, 11. antes de tudo, ouvir, 12. manter promessas e 13. confiar nos outros.

Como um vendedor pode usar a confiança em seu favor para aumentar suas vendas e melhorar seus resultados?

Falando a verdade e deixando a impressĂŁo correta. Clientes sĂŁo mais favorĂĄveis a responder com sinceridade. Talvez uma venda menor, em um determinado momento, vĂĄ ao encontro das necessidades imediatas de um cliente e vocĂȘ constrĂłi uma confiança que vai fazĂȘ-lo pensar em vocĂȘ quando precisar de algo maior. Dessa forma, vocĂȘ estarĂĄ construindo sua reputação. Olhe para esse caso como um relacionamento de longo prazo e trate os clientes pensando nisso.

VocĂȘ acabou de citar a questĂŁo do relacionamento. Na ĂĄrea de vendas, a falta de confiança pode ser entendida como mau relacionamento. E relacionamentos sĂŁo fundamentais para a atividade. EntĂŁo, de que forma vocĂȘ acredita que os vendedores podem quebrar essa barreira?

Minha premissa Ă©: confiança inclui tambĂ©m a necessidade de clarificar as expectativas, e as expectativas sĂŁo de duas vias. Existem as expectativas em torno do que os clientes esperam de vocĂȘ, mas tambĂ©m existem aquelas que vocĂȘ estĂĄ esperando deles, em qualquer circunstĂąncia. Confiança Ă© realmente ganha-ganha, em que vocĂȘ tenta ajudar todo mundo a ganhar atravĂ©s de expectativas claras, incluindo um padrĂŁo de excelĂȘncia. E confiança tambĂ©m inclui a responsabilização dessas expectativas. Praticar essa responsabilização Ă© um comportamento que constrĂłi a confiança. Algumas vezes, as pessoas pensam: ?Bem, se eles me delegam uma responsabilidade, nĂŁo confiam em mim?. NĂŁo, Ă© exatamente o contrĂĄrio. Ser responsĂĄvel Ă© parte de como construir confiança. Eu acredito que hĂĄ uma alternativa em que a empresa tem o objetivo claro de construir uma cultura de confiança. Como parte dessa cultura, alguns comportamentos e prĂĄticas podem ser vistos como estranhos, porque sĂŁo parte de um processo de responsabilização. Mas, na verdade, Ă© esse processo que vai ser um dos comportamentos que irĂĄ construir a confiança. A chave Ă© tentar transferir a responsabilidade de ?vocĂȘ Ă© quem deve dar respostas a mim; vocĂȘ relata a mim? para ?vocĂȘ deve dar respostas a vocĂȘ; vocĂȘ faz um relatĂłrio de suas administraçÔes para mim, mas vocĂȘ faz isso sozinho, faz isso de vocĂȘ mesmo?. A verdade Ă© que as pessoas sabem o mĂĄximo de si e sabem o que realmente jĂĄ fizeram. Se vocĂȘ pudesse agir com discernimento e nĂŁo apenas contra os nĂșmeros apresentados por eles, eles deveriam dizer: ?Eu alcancei os nĂșmeros, mas nĂŁo fiz tĂŁo bem quanto deveria?. Se pudesse ter esse nĂ­vel de confiança ? que deve ter com apenas alguns poucos lĂ­deres na empresa ?, vocĂȘ realmente poderia subir alguns degraus na sua carreira. O que estou sugerindo Ă© que se pegue um lugar em que a confiança Ă© baixa e se crie um objetivo claro: construĂ­-la. Seja leal, transparente e aberto ao fato de que alguns dos processos que vocĂȘ vai apresentar podem deixar algumas pessoas receosas, porĂ©m isso Ă© parte do processo que foi feito para aumentar a confiança. Eu acredito que as lideranças mais antigas de uma empresa podem começar a transformar o processo de vendas. É claro que liderança Ă© vital. Se vocĂȘ puder começar no topo, vai ser maravilhoso!

Que influĂȘncia o comportamento tem no processo de construção da confiança?

As pessoas tendem a julgar os outros pelos seus comportamentos, enquanto nĂłs nos julgamos por nossas intençÔes. Eu acredito que o maior desafio estĂĄ em torno da noção de intenção. Para alguns, isso continua a ser uma grande questĂŁo: qual Ă© a intenção e a causa? VocĂȘ Ă© meu amigo ou estĂĄ apenas tentando me vender seu produto? As pessoas nĂŁo querem sentir que sĂŁo consideradas amigas apenas por causa do que podem fazer pelos outros. Eles querem ser amigos de pessoas que se preocupam com seus interesses. No seu negĂłcio, se vocĂȘ realmente acredita no que oferece ? tanto em seus produtos quanto em suas oportunidades ?, entĂŁo vocĂȘ naturalmente vai querer dividir com os outros. Mas se a sua real intenção Ă© ajudar os outros a terem o que eles desejam, vocĂȘ nĂŁo poderĂĄ assumir apenas uma solução para eles. Em outras palavras, a sua oferta pode ou nĂŁo ser a melhor coisa para a outra pessoa. E se nĂŁo for, vocĂȘ pode ficar completamente Ă  vontade com isso. Se vocĂȘ chegar com a atitude ?essa Ă© a melhor solução para mim, portanto deve ser a melhor para vocĂȘ e vocĂȘ precisa ver isso!?, pode ser que a outra pessoa se pergunte qual Ă© a sua real intenção. No entanto, se em vez disso, sua abordagem for ?eu vou dividir com vocĂȘ o que Ă© interessante para mim, pois pode ser que tambĂ©m seja interessante para vocĂȘ. Mas, independentemente de ser ou nĂŁo, o meu interesse Ă© o que for de seu interesse? ? isso faz com que as pessoas confiem em vocĂȘ. Existem muitos vendedores que abraçaram essa bela atitude e intenção, porĂ©m acredito que isso continua a ser um desafio para a profissĂŁo como um todo.

O que devo fazer para ser um transmissor de confiança?

Uma das melhores maneiras de criar confiança Ă© confiando. Quando vocĂȘ dĂĄ sua confiança para os outros, eles respondem a isso. A sua confiança traz o que hĂĄ de melhor nas pessoas. Alguns vĂŁo abusar disso e por causa dessas pessoas surge a idĂ©ia: ?NĂŁo se pode confiar em ninguĂ©m? ? nĂłs deixamos que os 5% ou 10% das pessoas em que nĂŁo podemos confiar definam os 90% ou 95% em quem podemos confiar. E esse Ă© um grande erro, porque a maioria das pessoas responde bem Ă  confiança. Isso Ă© parecido ao que nĂłs vemos com amor. Amor Ă© tanto um substantivo quanto um verbo. O amor Ă© resultado, algo que vocĂȘ tem ? mas tambĂ©m Ă© um verbo, algo que vocĂȘ faz. É assim tambĂ©m com a confiança: vocĂȘ pode produzi-la em outras pessoas, atravĂ©s de quem vocĂȘ Ă© e do que vocĂȘ faz.

Para ler esta entrevista na íntegra, acesse o portal VendaMais e clique na seção VM PLUS.


?Eu estava realizando uma consultoria com uma cadeia de restaurantes de aproximadamente mil estabelecimentos. Em certo momento, eles possuĂ­am seis gerentes das lojas se reportando para um gerente-regional. NĂŁo era um nĂ­vel tĂŁo elevado da razĂŁo entre supervisores/supervisionados, e quando eu forcei um pouco para saber o motivo disso, o gerente sĂȘnior da companhia revelou que a organização estava estruturada dessa forma porque eles nĂŁo confiavam que os gerentes de lojas eram bons no que faziam. Por isso, havia a necessidade de mais gerentes para supervisionĂĄ-los. Isso levou a um excesso de camadas na hierarquia da empresa, o que aumentava os custos e deixava os processos mais lentos. EntĂŁo, eles decidiram mudar e começaram a investir nos seus gerentes de estabelecimentos. Eles mudaram as pessoas responsĂĄveis pelo recrutamento, treinaram elas, orientaram-as apĂłs serem contratadas, informaram a forma de pagamento, etc., para assim conseguir atrair e manter pessoas de capacidade nas quais poderiam confiar. Como resultado, eles passaram de um gerente-regional a cada seis gerentes de estabelecimentos para um gerente-regional a cada 20 gerentes de estabelecimentos. Se vocĂȘ pensar que eram mil estabelecimentos no total, pode-se considerar que foi uma limpa radical na estrutura organizacional da empresa. Eles eliminaram um nĂșmero considerĂĄvel de cargos de gerĂȘncia, cuja principal tarefa era apenas supervisionar outros gerentes. O efeito dessa ação foi um aumento na velocidade de planejamento e de decisĂŁo, e tambĂ©m da velocidade de inovação e execução. Eles ainda conseguiram reduzir os custos com a equipe, retrabalho e com a burocracia, porque aumentaram o nĂ­vel de confiança no sistema e nas pessoas.?

HistĂłria de Jim

?Jim, um vendedor ambulante da cidade de Nova York, montou uma barraca e vendia rosquinhas e cafĂ© aos transeuntes que iam e vinham de seus escritĂłrios. Durante o desjejum e na hora do almoço, sempre havia longas filas de fregueses esperando para serem atendidos. Jim notou que o tempo de espera dissuadia muitos fregueses, que iam embora para comer em outros lugares. Ele tambĂ©m observou que, sendo o Ășnico atendente, o maior gargalo que o impedia de vender mais rosquinhas e cafĂ© era o tempo excessivo que ele perdia em receber o pagamento e dar o troco. Finalmente, Jim colocou uma pequena cesta ao lado de sua barraca, enchendo-a com notas de um dĂłlar e moedas, confiando em seus fregueses para que eles mesmos pegassem o troco. VocĂȘ talvez pense que os fregueses poderiam acidentalmente contar de maneira errada o troco ou pegar intencionalmente umas moedas da cesta, mas o que Jim descobriu foi exatamente o contrĂĄrio: a maioria dos fregueses agia com plena honestidade, freqĂŒentemente lhe deixando gorjetas maiores que as costumeiras. AlĂ©m disso, ele podia atendĂȘ-los com o dobro da rapidez, pois nĂŁo tinha de perder tempo dando o troco. TambĂ©m descobriu que seus fregueses apreciaram a demonstração de confiança e continuavam a retornar. Por confiar dessa maneira, Jim pĂŽde dobrar sua receita sem acrescer qualquer novo custo. Mais uma vez, quando a confiança Ă© baixa, a velocidade decresce e o custo sobe. Quando a confiança Ă© alta, a velocidade aumenta e o custo decresce?.


PARA SABER MAIS:

Título: O Poder da Confiança ? O elemento que faz toda a diferença
Autor: Stephen M. R. Covey
Editora: Campus/Elsevier

Agradecimentos especiais: Franklin Covey Brasil
Colaboração: Brasílio Andrade Neto e Natasha Schiebel

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