Xô mau humor!

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Existem profissionais que possuem um tipo de comportamento prejudicial ao ambiente de trabalho e à saúde da empresa. Veja como agir nesses casos. É raro conhecer um James, ainda mais no Brasil. Conheci-o em uma multinacional espanhola. Bem que ele podia chamar-se James Bond, ou melhor, fazendo juz à sua empresa, James Sanchez. Mas esse James possuía suas raízes verdes e amarelas e seu verdadeiro nome era James Raimundo. Foi a primeira vez que conheci um ?sujeito? com um nome desses. De origem humilde, conseguiu vir para São Paulo e fazer carreira nessa grande empresa.

De engraçado James só tinha o nome. Era uma figura esquisita, de personalidade dura e por isso era chamado de James Down pelos companheiros de trabalho. E não era difícil saber o porquê desse apelido. A alcunha veio de uma música dos Beatles chamada Don?t let me down (não me desaponte). Down literalmente desapontava. Possuía um currículo invejável, fruto de anos de estudos em grandes universidades, mas sua postura tornava-o um alienígena dentro do ambiente de trabalho.

Down era uma pessoa amarga; trazia todos os problemas de casa para o trabalho. Coitados dos colegas de trabalho, que todos os dias eram obrigados a ouvir as lamentações de Down. Preocupado com as centenas de James Down existentes por aí, resolvi escrever esse artigo. Meu caro leitor, fique atento para esses seres que carregam uma espécie nuvem negativa, tristeza e muito mau humor por onde quer que passem. Xô mau humor!

James Down mal humorado: esse é um estilo mais freqüente. Traz os problemas da vida particular para o trabalho. Se você é um desses, cuidado. Todos nós temos duas vidas: a profissional e a particular e elas em nenhum momento devem ter alguma intersecção. Lembre-se de que ninguém tem culpa do seu azedume e, portanto, não fique enchendo o ouvido das outras pessoas com os seus problemas.

James Down delator de problemas: também facilmente encontrado no mundo corporativo. Normalmente são demitidos rapidamente ou continuam na empresa ocupando posições subservientes. Pessoas com este perfil adoram apontar problemas na empresa. Observam tudo o que está de errado e adoram se promover junto ao chefe apontando desvios ou problemas na estrutura, nos processos, nos procedimentos e nas outras pessoas. Lembre-se de que as pessoas valorizadas no ambiente de trabalho são aquelas que apontam soluções e não problemas. Sempre que apontar um problema, traga a solução também.

James Down URUCUBACA. Aqueles com este comportamento são seguidores da lei de Murphy que diz que ?se algo pode dar errado, dará?. Amigos leitores, não deixem que pequenos problemas do cotidiano estraguem o seu dia. O elevador que não chega, o vôo que atrasou, a fila do banco, o engarrafamento, o devedor que não pagou e o jornal que não veio são pequenos problemas que não valem seu nervosismo, suas rugas, seu estresse e sua gastrite.

Ao administrador, gerente, supervisor, dono de empresa cabe a árdua tarefa de eliminar e exilar qualquer profissional estilo James Down. Eles são prejudiciais à saúde da empresa e de seus colaboradores. Não precisamos de empregados, precisamos de seres humanos, de carne e osso, pessoas de sorriso aberto, dispostas a fazer, que tragam soluções e não problemas, pessoas com brilhos nos olhos. Precisamos, todos nós empresas e funcionários, de pessoas que façam bem feito! Que façam a diferença!

E então, você se considera um James Down? Cativa as pessoas pela motivação ou traz o mau humor de casa? Aponta soluções ou problemas? É um otimista de brilho nos olhos ou não? Será que não é isso que falta para sua carreira profissional decolar?

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