Yázigi Internexus

As dicas do Yázigi para empreender com sucesso Fundado em 1950, em São Paulo, o Yázigi Internexus surgiu de uma parceria entre dois professores. Eles começaram a dar aulas de Inglês e, como os alunos se mostravam satisfeitos, surgiu a idéia de montar uma escola. Em pouco tempo, o negócio se tornou rentável e eles pensaram em como multiplicar o sucesso obtido. Foi quando teve início a busca de parceiros, através do licenciamento do direito de uso da marca e do método, em um modelo de contrato que posteriormente evoluiu para uma relação de franquia. Assim, o Yázigi se tornou a primeira franqueadora de serviços do Brasil.

Investir em idiomas, hoje, é fundamental. Mas nos anos 50 a demanda por cursos de línguas era bem menor. Por outro lado, havia menos concorrência. E o Yázigi aproveitou para explorar um grande diferencial: aulas de conversação. ?Na época, as principais escolas de São Paulo trabalhavam focando a gramática e a escrita. A habilidade oral era pouco desenvolvida, e as pessoas tinham de buscar esse aprendizado em viagens ao exterior. Quem não tivesse condições de viajar tinha pouca oportunidade de se aprimorar nesse quesito?, relembra Alexandre Silva, presidente da empresa.

Panorama atual ? Hoje, o Yázigi tem 57 anos de bagagem, mais de 350 escolas e cerca de 150 mil alunos no Brasil. Para chegar até aqui, foi preciso vencer alguns obstáculos. ?Uma das grandes dificuldades de todo empresário é manter a perseverança ao longo do tempo. Na vida de uma empresa, há os momentos bons e os difíceis. O importante é saber superar os obstáculos que aparecem a todo momento?, conta Alexandre. Dentre as dificuldades enfrentadas, houve momentos de tensão com franqueados, crises econômicas mundiais que surtiram efeito no Brasil e o aumento brutal da oferta de cursos de Inglês, de todos os preços e qualidades, sobretudo, nos últimos dez anos.

Estratégias bem-sucedidas foram fundamentais para transformar o Yázigi em uma rede com 4,5 mil funcionários e 170 milhões anuais de faturamento. Um dos pilares do crescimento é a qualidade dos programas, obtida através de grande investimento na elaboração do material didático e na preparação dos orientadores pedagógicos e professores. ?Além disso, sempre houve um conceito de educação atrelado ao ensino de idiomas, que nos fortaleceu e nos diferenciou de outras empresas. Transmitimos valores de cidadania, de respeito à diversidade cultural e apoiamos a arte brasileira?, destaca Alexandre.

Rede de franquias ? Outro fator determinante foi a formatação da franquia ? que padronizou o funcionamento das escolas ? e a estrutura de apoio ao franqueado, que passa por todas as áreas do negócio. ?O relacionamento com os franqueados deve ser saudável, independentemente do ritmo de crescimento. A expansão deve ser agressiva, mas ao mesmo tempo cuidadosa sob os aspectos de territorialidade entre franqueados. Os conflitos de interesse devem ser mediados com cuidado, embasamento técnico e transparência na relação?, recomenda Alexandre.

Para garantir a satisfação dos seus franqueados, o Yázigi oferece uma marca que trabalha para ser duradoura e sobreviver ao tempo, buscando o equilíbrio entre a rentabilidade a curto prazo e a continuidade da empresa a longo prazo. Mas, principalmente, uma relação aberta e honesta com os franqueados, em que todos trabalham juntos para o crescimento da marca. ?Para que o franqueado seja realmente um bom vendedor é preciso envolvê-lo emocionalmente, encantá-lo e fazer com que sinta-se participando da construção da empresa. Do ponto de vista administrativo, é preciso dar ferramentas concretas para que a franquia saiba e possa vender bem. Isso vai desde a disponibilização dos materiais adequados até o treinamento das pessoas?, explica Alexandre.

As 5 dicas do Yázigi para empreender com sucesso
1. Gostar muito do que faz. Sem isso, há uma tendência de se esmorecer ao longo do caminho.
2. Jamais desistir. Há muitos momentos difíceis na jornada empresarial, mas é preciso persistir.
3. Ser uma empresa em permanente aprendizado. Não mate idéias, não descarte nenhuma alternativa e tenha uma cultura de permanente disposição ao novo.
4. Cercar-se de pessoas de boa-fé, competentes e com muita vontade de vencer.
5. Trabalhar muito. A máxima de que o sucesso advém muito mais do trabalho do que do talento é verdadeira.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima