10 atitudes para conquistar o pĆ³dio

10 atitudes para vencer Descubra o que vocĆŖ pode aprender com cada atleta que representa o Brasil nas OlimpĆ­adas

10 atitudes para conquistar a medalha do seu sucesso
Descubra o que vocĆŖ pode aprender com cada atleta que representa o Brasil nas OlimpĆ­adas

10 atitudes para vencer a olimpĆ­ada corporativa
Descubra o que vocĆŖ pode aprender com cada atleta que representa o Brasil em Pequim

Sabe qual Ć© a diferenƧa entre vocĆŖ e os atletas brasileiros que disputam as OlimpĆ­adas de Pequim? Apenas a roupa e o local de trabalho. Ɖ isso mesmo. Eles estĆ£o lĆ” para conquistar medalhas e realizar seus sonhos. E nĆ£o Ć© exatamente isso que vocĆŖ busca todos os dias?

VocĆŖ quer um cargo melhor, desempenho maior, reconhecimento de seus superiores e realizaĆ§Ć£o dos seus sonhos. No dia-a-dia do atleta, um milĆ©simo, centĆ­metro ou um simples passo em falso podem fazer toda a diferenƧa. E na sua realidade, serĆ” que Ć© muito diferente? NĆ£o, pois vocĆŖ tambĆ©m precisa se atentar a cada pequeno detalhe, porque ele pode mudar completamente sua rotina. Suzy Fleury, consultora empresarial, psicĆ³loga e escritora, aconselha que aproveitemos esse grande evento para aprender algumas liƧƵes. ?Essa experiĆŖncia pode ser uma oportunidade para nos reposicionarmos nĆ£o apenas como meros expectadores como tambĆ©m aprendizes de momentos que poderĆ£o fazer a diferenƧa, tanto para os negĆ³cios quanto para a vida?, afirma.

Atitudes fundamentais nas quadras, campos e empresas

Os atletas se planejam e treinam muito para subir no pĆ³dio, assim como vocĆŖ tambĆ©m precisa se preparar para atingir seus resultados. ?Ambos necessitam de foco, persistĆŖncia, iniciativa e motivaĆ§Ć£o, alĆ©m de outras atitudes. TambĆ©m devem saber lidar com as adversidades, liderar, superar, comunicar-se com clareza e buscar qualidade mĆ”xima em suas tarefas para crescer diariamente e realizar cada um de seus sonhos?, explica Anahy Couto, especialista em Psicologia do Esporte e Alto Rendimento Pessoal e Profissional, palestrante e consultora esportiva e empresarial.

AlĆ©m de desempenhar bem sua funĆ§Ć£o, o atleta, assim como vocĆŖ, precisa desenvolver as atitudes citadas por Anahy. Atitude tem sido uma palavra muito utilizada, porque faz parte de um dos modelos de competĆŖncia mais usado pelas empresas para fazer a avaliaĆ§Ć£o dos colaboradores: o C.H.A (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes). A revista MotivaĆ§Ć£o, depois de muitas pesquisas, determinou como sendo dez as principais atitudes que precisam ser desenvolvidas e passou a tratar de cada uma delas em todas as suas ediƧƵes. Elas sĆ£o: foco, motivaĆ§Ć£o, iniciativa, criatividade, InteligĆŖncia Emocional, Ć©tica, comprometimento, resiliĆŖncia, persistĆŖncia e autodesenvolvimento ? essas tambĆ©m foram mencionadas pelos especialistas ouvidos nesta matĆ©ria como as principais.

Anahy tambĆ©m cita o exemplo de uma jogadora de basquete que foi dispensada da seleĆ§Ć£o brasileira quando a equipe buscava uma vaga para as OlimpĆ­adas, porque, em sua opiniĆ£o, ela nĆ£o tinha algumas atitudes bem desenvolvidas. ?Ao meu ver, faltou resiliĆŖncia para lidar com a adversidade de ficar no banco, foco em relaĆ§Ć£o ao objetivo, alĆ©m de Ć©tica e comprometimento com a equipe, lĆ­der, nosso PaĆ­s e com o prĆ³prio sonho dela. TambĆ©m faltou InteligĆŖncia Emocional para lidar com essa situaĆ§Ć£o?. A jogadora, segundo a psicĆ³loga, teve anos de dedicaĆ§Ć£o e Ć© uma atleta muito capacitada para o basquete, porĆ©m falhou em relaĆ§Ć£o Ć  sua atitude ao nĆ£o voltar para a quadra quando solicitada ? e isso a tirou do caminho da realizaĆ§Ć£o de seu sonho.

Desenvolva as atitudes que levam ao pĆ³dio

Foco

O maior erro que um atleta pode cometer, de acordo com JosĆ© Rubens D?Elia, Ć© perder o foco do objetivo real. ?Quando vocĆŖ tem metas precisa ter foco e planejamento para alcanƧƔ-las?, explica o preparador psicofĆ­sico de atletas olĆ­mpicos e autor do livro FĆ”brica de CampeƵes.

Foco Ć© definir um objetivo bem claro, colocar toda sua energia nele e nĆ£o desistir diante do primeiro problema que aparecer. A ferramenta 5W2H Ć© bastante indicada para estabelecer seu foco. Para utilizĆ”-la sempre que definir uma meta, responda a estas sete perguntas que comeƧam em inglĆŖs com cinco Ws e dois Hs: o quĆŖ (what), por quĆŖ (why), como (how), quem (who), onde (where), quando (when), quanto (how much).

Yane Marques teve bastante trabalho para cumprir as exigĆŖncias do ?como? para atingir seu objetivo. Nas OlimpĆ­adas de Pequim, ela representarĆ” o Brasil no pentatlo moderno, que inclui provas de tiro, esgrima, nataĆ§Ć£o, hipismo e corrida. Yane precisou aprender a praticar quase todos os estilos. ApĆ³s muita dedicaĆ§Ć£o e determinaĆ§Ć£o, ela conseguiu o que parecia impossĆ­vel: formaĆ§Ć£o completa no pentatlo em cinco anos, jĆ” que os especialistas consideram necessĆ”rio dez.

MotivaĆ§Ć£o

MotivaĆ§Ć£o Ć© uma grande forƧa que estĆ” dentro das pessoas e as impulsionam a buscarem a satisfaĆ§Ć£o de seus desejos e necessidades. Assim, ninguĆ©m pode motivar ninguĆ©m. O que a empresa pode fazer, por exemplo, Ć© entender o que estimula cada pessoa e criar ambientes e condiƧƵes que as incentivem a buscar resultados.

Durante o Pan-Americano de 1991, Hugo Hoyama teve um momento fundamental em sua carreira quando disputava o torneio de equipes. O mesa-tenista perdeu um jogo e foi para o banco. A equipe brasileira venceu o jogo, mas ainda no banco, MaurĆ­cio Kobayashi, o tĆ©cnico, perguntou algo que mudou a histĆ³ria de Hugo: ?AtĆ© quando vocĆŖ vai querer ser o nĆŗmero dois??. ClĆ”udio Kano, na Ć©poca, era o nĆŗmero um. ?Naquele dia, voltei para o hotel e aquelas palavras ficaram gravadas na minha cabeƧa. A partir daquele momento decidi que seria o melhor do PaĆ­s. Na final do individual, venci o ClĆ”udio e, desde entĆ£o, me tornei o nĆŗmero um no Brasil?, conta Hugo.

Portanto, Ć© preciso saber qual Ć© realmente sua motivaĆ§Ć£o, o que desperta em vocĆŖ o desejo de se esforƧar para buscar seus resultados. Assim como no seu dia-a-dia, na rotina dos atletas vencedores, a motivaĆ§Ć£o tambĆ©m Ć© fundamental.

Iniciativa

Depois de definir seu objetivo e saber por que deseja conquistĆ”-lo, Ć© necessĆ”rio agir. VocĆŖ precisa ter iniciativa, que Ć© a aĆ§Ć£o do primeiro a propor ou empreender alguma coisa.

Assim como no esporte o atleta que tem iniciativa se destaca, vocĆŖ tambĆ©m tem de desenvolver essa atitude para melhorar seu desempenho. Para isso, Ć© necessĆ”rio ir alĆ©m do que Ć© esperado, surpreender as pessoas com aquele ?algo a mais? e ter a capacidade de observaĆ§Ć£o para enxergar as oportunidades, alĆ©m de agir em relaĆ§Ć£o a elas. Foi o que fez Fabiana Beltrame, primeira remadora brasileira a participar de uma OlimpĆ­ada, nos jogos de 2004, em Atenas. ?Foi um marco na minha vida?, conta.

Lembre-se de que, Ć s vezes, coisas mais simples podem fazer muita diferenƧa em sua carreira. Preste atenĆ§Ć£o na empresa em que trabalha e descubra algo que vocĆŖ, por exemplo, possa realizar para resolver um problema em seu setor. Anote e faƧa o que precisa ser feito, assim surpreenderĆ” seu lĆ­der e equipe.

Criatividade

Buscar soluƧƵes novas para os problemas Ć© uma atitude extremamente importante. Diversas sĆ£o as dificuldades do dia-a-dia e a todo momento sua capacidade de criar pode ser colocada em prĆ”tica.

Para ser uma pessoa mais criativa, Ć© necessĆ”rio buscar maneiras diferentes de realizar suas atividades e procurar formas de inovar. Muitas vezes, tambĆ©m Ć© preciso fazer grandes mudanƧas para obter novos resultados. Robert Scheidt serĆ” o Ćŗnico bicampeĆ£o olĆ­mpico da delegaĆ§Ć£o brasileira nas prĆ³ximas olimpĆ­adas. No entanto, o velejador paulista vai a Pequim como estreante. Robert ganhou suas trĆŖs medalhas anteriores na classe Laser (ouro em 1996 e 2004 e prata em 2000) e, na China, velejarĆ” na classe Star. Nessa modalidade, o barco Ć© maior e tem um tripulante a mais. ?Eu poderia continuar na classe Laser e seguir conquistando tĆ­tulos, porĆ©m sinto que fiz tudo o que podia. Mas o desafio da Star Ć© maior?, declarou recentemente.

Desenvolva sua criatividade exercitando-a: leia sobre o assunto, busque novas soluƧƵes, converse com outras pessoas experientes e admiradas em sua funĆ§Ć£o.

InteligĆŖncia Emocional

Ɖ fundamental que vocĆŖ aprenda a lidar com seu emocional, pois do contrĆ”rio poderĆ” prejudicar seu crescimento. ?Todas as emoƧƵes sĆ£o saudĆ”veis e necessĆ”rias para os seres humanos, o problema Ć© saber quando usĆ”-las e como canalizĆ”-las para onde queremos e precisamos?, diz Anahy Couto.

Para o maior especialista no tema, Daniel Goleman, existem quatro aptidƵes essenciais na conceituaĆ§Ć£o da InteligĆŖncia Emocional: autoconsciĆŖncia (auxilia na percepĆ§Ć£o dos sentimentos e emoƧƵes), autocontrole (poder de se controlar perante acontecimentos negativos), consciĆŖncia social (se preocupar com as emoƧƵes da equipe) e administraĆ§Ć£o de relacionamentos (capacidade de se relacionar consigo e com os outros).

Bernardinho procura trabalhar os conceitos da InteligĆŖncia Emocional na seleĆ§Ć£o brasileira de voleibol masculino. Ele faz seus liderados entenderem que nĆ£o basta cada um jogar bem, eles devem fazer com que todos Ć  sua volta joguem melhor.

Ɖtica

Respeitar o espaƧo dos outros e agir de acordo com os princĆ­pios Ć©ticos e morais Ć© fundamental nĆ£o sĆ³ porque garante boa reputaĆ§Ć£o, mas principalmente pelo fato de vocĆŖ se sentir em paz consigo.

Uma vitĆ³ria, seja na carreira ou no esporte, nĆ£o terĆ” o mesmo valor se for conquistada Ć  custa de trapaƧa. Ou vocĆŖ acha que vale a pena deitar no travesseiro com o peso de uma injustiƧa na cabeƧa? Se a resposta for sim, tente imaginar como seus filhos, pais ou pessoas que vocĆŖ mais ama pensariam se soubessem que vocĆŖ nĆ£o foi Ć©tico. No fim, nĆ£o Ć© seu dinheiro ou resultados que dirĆ£o quem vocĆŖ realmente Ć©, e sim seus valores e princĆ­pios. Portanto, antes de tomar qualquer decisĆ£o, lembre-se de pensar como ela influenciarĆ” o ambiente, as pessoas ao seu redor e vocĆŖ.

Esse questionamento estĆ” sempre presente na vida do ginasta Diego Hypolito. ?Recebo muitas propostas legais, mas eu penso: isso nĆ£o serĆ” benĆ©fico pro meu treinamento. Se nĆ£o for benĆ©fico pro meu treinamento, vou ter de eliminar aquilo, porque minha prioridade Ć© meu trabalho?, relata no livro Criando CampeƵes da editora Thomas Nelson Brasil.

Comprometimento

Ser responsĆ”vel em relaĆ§Ć£o Ć s suas tarefas e comportamentos Ć© estar comprometido com seus objetivos. ?A vitĆ³ria exige disciplina. Assim como os atletas devem cumprir uma planilha de treinamento, um profissional deve cumprir as rotinas na profissĆ£o?, diz JosĆ© Rubens D?Elia.

Estar comprometido significa entender como as tarefas que vocĆŖ desenvolve sĆ£o importantes para suas metas e objetivos da empresa. A partir do momento que vocĆŖ entende isso e assume a responsabilidade pelas suas aƧƵes, consegue manter sua disciplina. E isso inclui ser pontual, cumprir com o que Ć© exigido, dedicar-se e, muitas vezes, abrir mĆ£o de algumas coisas em prol de seu objetivo.

JoĆ£o Souza, representante da esgrima brasileira em Pequim, Ć© um grande exemplo de comprometimento. Nos Ćŗltimos dois anos, ele tem praticamente abdicado de sua vida pessoal em funĆ§Ć£o do sonho olĆ­mpico. Em entrevista recente, ele disse que parou a faculdade de Direito, deixou o trabalho em um escritĆ³rio e quase perdeu a namorada. Tudo para se dedicar sĆ³ Ć  esgrima. E vocĆŖ, atĆ© que ponto tem se esforƧado para garantir suas vitĆ³rias?

ResiliĆŖncia

Para enfrentar as dificuldades, vocĆŖ precisa ter capacidade de resistir e se superar. Isso se chama resiliĆŖncia. ?Em todos esses anos trabalhando com grandes craques do vĆ“lei, futebol e tĆŖnis, pude notar que, independentemente do perfil de cada um, os que mais se destacaram tinham o poder de superar as dificuldades, ou seja, resiliĆŖncia?, Anahy.

Luciano Pagliarini, um dos mais conceituados ciclistas brasileiros, serĆ” coadjuvante em Pequim para ajudar Murilo Fischer a buscar uma medalha para o Brasil. ?O circuito nĆ£o Ć© adequado para mim, Ć© melhor para o Murilo, entĆ£o eu me coloco Ć  disposiĆ§Ć£o para deixĆ”-lo na melhor situaĆ§Ć£o possĆ­vel?, afirmou.

A capacidade de se adequar Ć s situaƧƵes Ć© exigida a todo momento no esporte e tambĆ©m em seu dia-a-dia profissional. Quando enfrentar uma dificuldade, nĆ£o negue a tensĆ£o que ela provocarĆ”, mas seja flexĆ­vel para se readaptar e reagir positivamente ao problema.

PersistĆŖncia

A todo momento surgem dificuldades e a vontade de desistir Ć© comum nessas situaƧƵes. Mas, para Anahy, entregar-se Ć© o maior erro que alguĆ©m que almeja a vitĆ³ria pode cometer. ?Aquele que tem claro seu sonho, transforma esse momento em um desafio e o enfrenta com coragem, pois os obstĆ”culos estarĆ£o presentes em todos os caminhos. SuperĆ”-los nos torna mais fortes na vida e no esporte?, explica.

A judoca Danielli Yuri sabe bem o que Ć© ser persistente. Quando ela ainda era uma crianƧa, sua famĆ­lia foi morar no JapĆ£o. O treino era puxado, de domingo a domingo. Como seu objetivo era chegar Ć  seleĆ§Ć£o brasileira, precisou trabalhar durante um ano em uma fĆ”brica para juntar dinheiro e voltar ao seu PaĆ­s.

A vaga nas OlimpĆ­adas de Pequim Ć© prĆŖmio pela persistĆŖncia de Danielli. Quando fraquejar, lembre-se do foco e dos motivos pelos quais vocĆŖ deseja alcanƧar seus objetivos. Essa reflexĆ£o Ć© fundamental para persistir.

Autodesenvolvimento

Foi-se o tempo em que diploma era garantia de sucesso profissional. Hoje, alĆ©m de cursar uma faculdade, Ć© necessĆ”rio continuar se especializando e aprendendo sempre mais. A palavra kaizen surgiu no chĆ£o de fĆ”brica das indĆŗstrias no JapĆ£o, apĆ³s a Segunda Guerra Mundial, e traduz muito bem isso ? significa pequenos e contĆ­nuos melhoramentos.

A filosofia do kaizen estimula as pessoas a definirem padrƵes mais altos de desempenho. Fabiana Murer, representante do atletismo, sabe bem o que Ć© isso e mostrou essa preocupaĆ§Ć£o em uma recente declaraĆ§Ć£o. ?Acho que quem fizer 4,8 m consegue medalha, mas Ć© melhor saltar mais. Eu nĆ£o posso me acomodar. Estou muito contente, mas ainda nĆ£o satisfeita?, comenta.

Siga o exemplo: aprimore-se, melhore e aprenda sempre mais. ?Ɖ sempre bom estar atualizado, saber o que estĆ” acontecendo no mercado e nunca subestimar o planejamento?, aconselha JosĆ© Rubens.

O que falta para sua prĆ³xima medalha?

Todas essas atitudes sĆ£o necessĆ”rias para alcanƧar seus objetivos. VocĆŖ pode ser melhor em alguma delas, e nĆ£o ter tanta facilidade com outras, porĆ©m saiba que Ć© possĆ­vel se desenvolver em cada uma. Basta que vocĆŖ queira e busque melhorar. AlĆ©m dos mĆ©todos tradicionais de aprendizado, Ć© possĆ­vel aprender com o esporte. VocĆŖ pode praticar algo que jĆ” goste ou conhecer novas modalidades e ainda levar o conhecimento do esporte para seu dia-a-dia profissional. ?O esporte Ć© um exemplo de ferramenta de apoio. Se a pessoa tem dificuldade para trabalhar em equipe, os esportes coletivos sĆ£o melhores. Ao passo que se o profissional apresenta dificuldades individuais, deve optar por modalidades nas quais fique sozinho?, afirma JosĆ© Rubens.


Para saber mais Visite os sites:
www.anahycouto.com.br
www.jrdelia.com.br
www.suzyfleury.com.br

ConteĆŗdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima