10 coisas para medir no seu site

Saiba o que uma empresa deve medir no seu site se realmente quiser que ele cumpra sua função estratégica dentro do mix de canais de vendas. A internet tem ganhado cada vez mais importância dentro da gestão estratégica de vendas por ser um dos canais que mais cresceu nos últimos anos. Muitos clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, não tomam uma decisão de compra sem antes consultar vários sites, não apenas comparando preços, mas, principalmente, unindo as informações necessárias para tomar a melhor decisão.

Pedimos a Jim Sterne, autor do livro Web Metrics e presidente da associação norte-americana de Web Analytics, para que nos contasse o que uma empresa deve medir no seu site se realmente quiser que ele cumpra sua função estratégica dentro do mix de canais de vendas.

Investir em um site sem medir o que está funcionando e o que não está é mais ou menos como jogar na loteria ? você fica torcendo para acertar e acha que quase não tem como influenciar o resultado. Felizmente, isso não é bem verdade, pois basta você verificar as coisas certas e tomar as medidas necessárias. Vejamos, então, quais são os dez principais itens nos quais você deve prestar atenção, de acordo com Jim Sterne.

1. Velocidade.
2. Erros.
3. Quantas pessoas visitam seu site?
4. Quais são as páginas mais visitadas?
5. Para onde eles foram?
6. O que elas estão procurando?
7. Como elas chegaram até aqui?
8. Alcançamos nossos objetivos?
9. Seus visitantes ficaram felizes?
10. Você está ligando o site ao restante da empresa?

Estabeleça metas e objetivos para o site. Faça com que estejam alinhados com os principais objetivos da empresa. Meça o que achar que realmente importa e ouça os clientes. Faça as alterações que achar necessárias. Meça de novo. Repita o processo, pois um site é um organismo vivo e está sempre em evolução. Esse é o segredo para ter um site mais lucrativo, rápido e atraente para seus clientes e que ajude sua empresa a atingir seus objetivos.

O texto completo é exclusivo para os assinantes do Gestão em Vendas. Se você ainda não tem a assinatura, poderá fazê-la através do site: www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, na próxima semana, as edições completas.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima