10 dicas para conquistar, seduzir e encantar ao falar em público

Conquiste, seduza e encante seu público enquanto estiver comunicando Para preparar uma boa apresentação, é preciso que você tenha em mente que ela deve ir ao encontro do interesse dos ouvintes, além de ser clara e lógica.

Veja dez dicas que poderão ajudá-lo a fazer uma apresentação de sucesso.

1. Antes de começar a falar com seus ouvintes, é necessário saber controlar o medo e a insegurança, pois esses sentimentos são freqüentes e atacam quando você menos espera. Contudo, existem alguns meios de minimizá-los.

2. Estabeleça os objetivos da sua apresentação.

3. Pesquise bem o assunto que abordará. Mergulhe no tema e tente estabelecer os vínculos que ele tem com sua própria vivência. Não poupe tempo ou esforços, obtenha o máximo de dados que conseguir.

4. Planeje e organize bem a apresentação, que deve ser dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. No início, temos de transmitir uma imagem positiva, aparência adequada, atitude madura e equilibrada, pois a introdução é o momento-chave, é onde você conquista e ganha a confiança do público.

5. Adequar a linguagem ao tipo de público é essencial para o sucesso de uma apresentação. Não adiante falarmos bonito, utilizarmos palavras sofisticadas ou técnicas se nosso público não nos entender.

6. Um outro aspecto importante é que precisamos ter consciência de que o processo de comunicação é dividido em verbal e não-verbal. Segundo pesquisas, a linguagem não-verbal (expressão facial/corporal e a inflexão da voz) equivale a 93% do processo de comunicação e a linguagem verbal (palavras) somente 7%. Por isso, devemos ter muito cuidado com a aparência pessoal, postura e gestos.

7. Utilize bem os recursos audiovisuais. Pesquisas revelam que apresentações são mais efetivas quando algum recurso visual é utilizado (retroprojetor, projetor multimídia, etc.), mas nunca devemos esquecer que o principal é quem fala.

8. A base de uma boa comunicação é a simplicidade.

9. Desenvolva sua autoconfiança, fale com emoção e aprenda a pensar positivamente, acreditando em si e também no tema que vai expor.

10. Fale com entusiasmo sempre.

Agora, é aproveitar as oportunidades e colocar toda sua competência em prática.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima