10 dicas para lidar com vendas complexas

Descubra o que são e aprenda como tornar-se um mestre em vendas complexas. Vendas complexas são aquelas que envolvem um processo longo de cultivo do cliente, devem levar em conta um círculo de influência, que opina no processo de decisão, têm produtos ou serviços cujos benefícios, características e funções precisam de verificação técnica e, geralmente, têm um valor elevado.

Jeff Thull, presidente da Prime Resource Group e consultor especializado no assunto, escreveu um livro que se chama Mastering the Complex Sale, ou seja, como se tornar um mestre em vendas complexas.

O livro traz dez dicas simples, que podem ajudar até mesmo quem não trabalha com esse tipo de venda a melhorar seus resultados. Vamos ver, então, como fazer para tornar-se um mestre em vendas complexas:

1. Nenhuma venda é boa.
2. Sucessos espetaculares, geralmente, acontecem com apresentações nada espetaculares.
3. Não deixe o cliente fazer um autodiagnóstico.
4. Você tem concorrentes ? ou seja, seus clientes têm opções.
5. Nunca peça para o cliente comprar.
6. Credibilidade se conquista fazendo perguntas, não contando histórias.
7. Esteja sempre de saída.
8. Não se envolva emocionalmente.
9. Clientes raramente dizem a verdade ? pelo menos no começo.
10. Você não pode vender para um grupo.

Note que todos esses passos para lidar com vendas complexas são, na verdade, simples. É isto o que o cliente realmente quer: simplicidade. Vendedores e empresas que conseguem simplificar e agilizar os assuntos mais complexos são os que acabam sempre tendo a lealdade e fidelidade dos clientes.

O texto completo com as dicas para lidar com vendas complexas é exclusivo para os assinantes do Gestão em Vendas. Se você ainda não tem a assinatura, poderá fazê-la através do site: www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, já na próxima semana, as edições completas.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima