10 dicas para realizar excelentes reuniões com seus clientes

10 dicas para realizar excelentes reuniões com seus clientes 8 dicas para o sucesso profissional
1. Reconheça e crie oportunidades.
2. Planeje suas ações.
3. Desenvolva seu talento empreendedor.
4. Procure se envolver com a comunidade.
5. Entre na era da experimentação e proporcione experiências.
6. Elogie para motivar e ser motivado.
7. Seja criativo em suas vendas.
8. Estimule a reflexão em sua profissão.

Edivan Silva é palestrante e autor do livro O Poder da Iniciativa (Qualitymark Editora).
Visite o site: www.edivansilva.com.br

Seja gentil!
Além de todos os conhecimentos e habilidades, você também precisa ser gentil. Para Winn Claybaugh, autor do livro Seja Gentil (Editora Gente), as pessoas devem adicionar a gentileza ao que fazem de melhor. Pois, dessa forma, os relacionamentos e a carreira prosperam. ?Ser gentil abrirá portas, atrairá tudo o que você precisa, trará a atenção ou o auxílio que deseja e deixará nos outros uma boa impressão sobre você.? No livro, ele explica que ser gentil é muito fácil e traz recompensas ilimitadas e imensuráveis.

Da Redação

10 dicas para realizar excelentes reuniões com seus clientes
1. Crie um cenário mental de sucesso, antes de chegar ao cliente.

2. Cuide do seu marketing pessoal (roupa adequada, sapatos, perfume, simpatia, aperto de mão, tom de voz e tudo que se referir à sua imagem).

3. Faça uma pesquisa sobre a empresa do cliente através de ligações, site e telemarketing. Não esqueça: ter informações sobre o seu cliente pode ser um grande diferencial.

4. Organize todo o seu material de trabalho antes de visitar o cliente. Acrescente o folder da sua empresa, cartão de visita, material de apresentação, script da reunião e brindes.

5. Ao chegar na empresa do cliente, cumprimente todos com alegria e entusiasmo moderados. 6. Mantenha o olhar no cliente, mas de uma forma cordial.

7. Balance a cabeça mostrando que está compreendendo o que o cliente está falando. 8. Leve perguntas abertas para identificar as necessidades do cliente.

9. Anote os pontos mais importantes da reunião.

10. Após a finalização da reunião, agradeça a oportunidade.

André José da Silva é consultor e diretor-comercial da AJS Consultoria, além de ministrar cursos e palestras nas áreas de vendas, atendimento e liderança.

Visite o site: www.ajsconsultoria.com.br

Etiqueta nos negócios
O momento de se apresentar a outras pessoas é fundamental para que tenham uma boa impressão sobre você. De acordo com Maria Elisabeth Farina Guirao, autora do livro A Etiqueta que Faz a Diferença nas Empresas (Editora Novatec), ao chegar em um local que não se é conhecido, deve-se ter a iniciativa de se apresentar: ?Ao estender a mão, diga: ?Como vai? Sou fulano, da empresa tal?. Essa situação é bastante comum, pois, embora caiba ao anfitrião apresentar o recém-chegado, nem sempre isso acontece?. Portanto, não passe em branco. Apresente-se para conhecer pessoas e aumentar suas possibilidades de vender. Da Redação

Aprenda com a concorrência
O que quer dizer concorrente? Com corrente, isso mesmo, uma corrente forte, elos juntos. A maioria dos vendedores vê os outros profissionais da mesma área como inimigos. No entanto, deveriam olhá-los como parceiros de mercado e aprender com eles, não apenas copiá-los, até porque iriam, no máximo, empatar. Mas é preciso mudar o conceito. Seguem algumas dicas para que essa relação seja boa e traga resultados positivos:
&raquo
Procure fazer cursos em que outros vendedores participem e, na hora do cafezinho, aproveite para vender e aprender.

&raquo Nos hotéis em que se hospeda, normalmente, encontrará outros vendedores. Aproveite para trocar idéias.

&raquo Ouça seus clientes. Alguns comentam as ações de outras empresas e seus vendedores.

&raquo Em algumas visitas, encontrará outros colegas esperando para ser atendidos, converse.

Mello Jr. é administrador de empresas, procurador, consultor e instrutor da GM Projetos & Assessoria.
Visite o site: www.gmtreinamentos.com.br

10 dicas para aumentar suas chances de vender
A americana Elinor Stutz é uma renomada consultora de vendas e autora do livro Vendedoras Boazinhas Enriquecem (Editora Gente). No livro, ela aproveita sua experiência como uma bem-sucedida consultora de vendas para sugerir conselhos e dicas. Confira:
1. O dia seguinte precisa ser um enorme prazer.
2. Divida sua paixão com os clientes e possíveis clientes.
3. Deixe que outras pessoas ajudem você.
4. Ajude as pessoas que estão alguns passos atrás.
5. Espalhe alegria participando de atividades beneficentes.
6. Seja reconhecido como ?o especialista? por meio de publicidade, palestras e seminários.
7. Pergunte-se: ?Se eu fosse o patrão, pagaria o meu salário??.
8. Trabalhe todos os dias com toda sua energia e busque novas oportunidades de vendas! 9. Se precisar, tire um tempo de folga
10. Compense o tempo de folga antes de tirá-lo.
Da Redação

Conhecendo o comprador

Para vender mais e melhor, é importante conhecer muito bem o comprador. Seus gostos e defeitos, horários e manias. Ao saber como ele age, abre-se uma porta para o contato e para a apresentação. Alguns compradores só enxergam o menor preço, outros negociam para uma continuidade e não gostam de trocar de fornecedores. Pode-se descobrir o perfil de um comprador, na própria ante-sala de compras, na conversa com outros vendedores e com os funcionários que formam opinião (recepção, limpeza, logística, secretária, etc.). Assim, facilmente surgirão novas possibilidades, e só dependerá do vendedor se posicionar corretamente para vender.
Oscar Schild

Criatividade em vendas

A história de criatividade deste mês é contada por Clair Maria Marroni das Neves, da cidade de Camaquã, RS.

?Trabalho na Gaúcha Materiais de Construção como gerente-administrativa. Eu e outros profissionais criamos um ?Grupo de Negócios? em que todos dão idéias. A partir disso, desenvolvemos o ?Feirão Negócio Fechado?, com produtos a preço de fábrica. Escolhemos uma data e trabalhamos durante a semana que antecede o evento colocando anúncios em jornais, rádios locais, carros de som, panfletagem e divulgação em nossos veículos. Temos conseguido bons resultados, pois nossa equipe é muito coesa. O que começou como uma idéia, já está na segunda edição. Estamos sempre buscando alternativas e tenho convicção de que o sucesso desse trabalho, e de tantos outros que desenvolvemos, tem muito a ver com a paixão que temos pelo que fazemos e porque buscamos os melhores resultados.? Além de muitas vendas, a idéia rendeu um ano de VendaMais grátis.

Agora é a sua vez. Envie-nos seu exemplo de criatividade em vendas para o e-mail:
[email protected] ou pelo fax (41) 3338-3321, com a palavra “Criatividade” no campo do ?assunto?. Quem tiver a idéia publicada, além dos 15 minutos de fama, receberá gratuitamente um ano de VendaMais. Vale criatividade na hora de prospectar, conseguir indicações, responder objeções e fechar todas as etapas da venda.

Consultores que desejarem ter suas dicas publicadas na seção Manual do Vendedor, devem enviá-las para o e-mail: [email protected] Os textos serão analisados e publicados em edições posteriores da revista VendaMais.

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