10 dicas para turbinar seus resultados

O supervisor de televendas é a alma, o coração, a respiração e a transpiração dessa atividade. Confira algumas dicas para turbinar seus resultados. Antes da utilização intensiva do telefone nas ações comerciais das empresas, vivia-se dentro da seguinte estrutura funcional: uma equipe na rua, batalhando as visitas pessoais e uma pequena área interna de suporte, chamada administração de vendas, que tinha como principal função acompanhar os pedidos dentro da empresa até a entrega ao cliente, prevenindo problemas e atendendo clientes insatisfeitos quanto a alguma promessa não cumprida. Com a descoberta da potencialidade e vantagens do uso do telefone, logo começou a praticar o televendas, que no início era um complemento às vendas externas, permitindo que os clientes comprassem pelo telefone, mas tomando todo o cuidado para não melindrar o vendedor externo.

Hoje a história é outra. Os vendedores externos cuidam de contas estratégicas e o televendas faz a maioria das transações comerciais. Mas uma coisa ainda surpreende: as centrais de televendas mais parecem um convento, sendo que algumas se parecem com uma clausura. Tudo “clean, bem light”, nada lembrando que ali pulsa o coração da empresa, onde são feitas praticamente todas as transações comerciais. O menos avisado, devido o ambiente “zen”, pode até entrar em alfa.

A ?piração? da atividade ? Ops! Também não estamos defendendo uma bagunça total, longe disso! Mas cá entre nós, não há vibração! Os televendedores falam baixinho, o supervisor olha para a tela de seu computador, checando se existem clientes em espera e exercendo suas funções burocráticas. Todos os móveis, cadeiras, paredes em um tom “pastel”, convidando à sonolência.

Se as vendas não estão bem, as justificativas são imensas: o cadastro não é bom, nosso preço está fora da realidade, o treinamento não funcionou, o mercado está parado, parece que todo o mundo está quebrando, e assim vamos vivendo. Mas existe outra realidade, logo ali, bem no fim do túnel.

Sempre afirmei e cada vez mais me convenço de que o supervisor de televendas é a alma, o coração, a respiração, a transpiração, a “piração” dessa atividade e aqui vão algumas dicas para turbinar seus resultados:

1. O supervisor deve chegar mais cedo que todos os televendedores para recepcionar sua equipe e em todo início de turno realizar uma pequena atividade, procurando elevar o espírito de todos, mostrando dados significativos de performance; elogiar algum desempenho excepcional; colocar uma frase motivacional ou grito de guerra (ou oração). Tomar o pulso da equipe (colhendo expectativas de vendas de cada um, por exemplo) verificando desvios e atuando para corrigi-los, de imediato. (ninguém deve começar suas atividades com o moral “pra baixo”)

2. O supervisor deve monitorar os televendedores, destinando parcela significativa do tempo (50%) para essa atividade e dar feedback, ressaltando e elogiando os pontos fortes e para os pontos fracos estabelecendo metas de melhora. Monitorar também é andar pela central, dando toques de incentivo sobre uma venda que acabou de ser realizada ou para animar os “lerdinhos” e exigindo mais garra, dedicação, vibração, transpiração, ?piração?.

3. O supervisor deve efetuar ações de incentivo às vendas: telemarketing é momento. Para alavancar as vendas, pode incendiar uma equipe com algum tipo de premiação instantânea, como o melhor da hora, entre outras.

4. O supervisor deve criar um clima de vendas na central, com gráficos, metas, elogios, frase do dia, o campeão do dia, a revelação do dia, etc. Só não vale exagerar nas comemorações, pois isso atrapalha os demais e pode criar um clima de algazarra que pode ser percebido pelos clientes.

5. O supervisor deve envolver a equipe, criando missões, por exemplo: grupos de três operadores devem apresentar o melhor script para superar três ou quatro objeções.

6. O supervisor deve incentivar seus televendedores a participarem de cursos externos, pagos por eles (os televendedores, óbvio), não necessariamente ligados à atividade, motivando-os a ministrar um “compacto” para os demais colegas. Isso não elimina a responsabilidade da empresa em também aperfeiçoar seus funcionários, que fique bem claro. Fazer circular cópias de e-mail e fax de artigos significativos. Compartilhar é a palavra.

7. O supervisor deve incentivar para o estudo formal: com a flagrante separação entre formação acadêmica e profissão, incentivar os televendedores a ingressarem na faculdade (existem cursos subsidiados, com preços acessíveis). Essa é a melhor hora! Lembre-se: daqui a alguns anos a exigência de escolaridade mínima será modificada.

8. O supervisor deve incentivar ações de aglutinação da equipe: continuar com comemorações, cafés da manhã, festas, churrascos, campeonatos, excursões.

9. O supervisor deve terminar o dia exausto, afinal ele é super não só no cargo, mas principalmente na função.

10. Por tudo isso o supervisor deve ser comissionado pelas vendas, tendo um ganho digno e condizente com seus esforços.

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