10 elementos comuns em anĂșncios que vendem

Existe uma grande discussĂŁo na ĂĄrea da propaganda – se os anĂșncios que ganham prĂȘmios funcionam tĂŁo bem na hora de vender quanto nos concursos em que sĂŁo aplaudidĂ­ssimos. Certamente alguns dos anĂșncios premiados podem ter trazido resultados magnĂ­ficos, mas nem sempre esse Ă© o caso.

EntĂŁo, quem melhor para compartilhar seus conhecimentos com os leitores do Venda Mais do que Philip W. Sawyer, vice-presidente da Roper Starch Worldwide? A Roper Starch Ă© uma empresa especializada na mensuração de resultados, leitura e eficĂĄcia de anĂșncios impressos, incluindo a influĂȘncia das chamadas, texto, ilustraçÔes e logotipo no pĂșblico-alvo.

“Ao oferecermos estas dicas, estamos bem cientes de que muitos anĂșncios ignoram completamente as regras”, disse Sawyer em entrevista Ă  revista Marketing Tools. Isso nĂŁo Ă© um grande problema. Jorge Amado quebrou quase todas as regras do bom portuguĂȘs ao escrever Dona Flor e seus dois maridos. Mas ele tinha que conhecer as regras antes de quebrĂĄ-las eficazmente.

1. Mantenha a simplicidade: O princĂ­pio da simplicidade Ă© provavelmente um dos mais maltratados na ĂĄrea da propaganda. Um anĂșncio preciso chamar a atenção rapidamente, transmitir sua mensagem rapidamente e permitir ao leitor sair rapidamente. AnĂșncios que poluem a pĂĄgina com mĂșltiplas ilustraçÔes e muitos tipos de letras, em diversos tamanhos, nĂŁo dĂŁo ao olho humano (e nem ao cĂ©rebro) um ponto principal de foco, e nem um lugar de descanso.

2. NĂŁo venda produtos ou serviços – venda benefĂ­cios: A maioria dos anĂșncios sofre de egocentrismo. Se o anĂșncio nĂŁo responde a pergunta sempre implĂ­cita na cabeça do leitor “O que Ă© que eu ganho com isso” (ou, como eu prefiro chamar, da SĂ­ndrome do KĂ©ko – o kĂ©ko tenho com isso?), ele nunca vai ter bons resultados nem despertar grande interesse. Os melhores anĂșncios tratam sobre os problemas que o produto ou serviço resolve, sugerindo como essa solução vai melhorar a vida do cliente.

3. Sexo vende: AnĂșncios sensuais funcionam tĂŁo bem em mulheres quanto nos homens, tanto que as revistas que contĂ©m o maior nĂșmero de anĂșncios sensuais sĂŁo sempre as femininas.

4. Use celebridades: Muitos leitores nĂŁo acreditam completamente nos testemunhais de celebridades, mas pelo menos as pessoas famosas sĂŁo muito boas em chamar a atenção – o que, aliĂĄs, Ă© a primeira tarefa de qualquer anĂșncio. De acordo com Sawyer, anĂșncios com celebridades sĂŁo 13% mais notados do que a mĂ©dia.

5. Explore todo o potencial da cor: Nossos olhos sĂŁo atraĂ­dos por cores fortes, brilhantes, bonitas. Pesquisas feitas nesta ĂĄrea sugerem que anĂșncios coloridos de uma pĂĄgina sĂŁo 45% mais notados do que anĂșncios preto e branco do mesmo tamanho.

6. Explore todo o potencial da cor: Nossos olhos sĂŁo atraĂ­dos por cores fortes, brilhantes, bonitas. Pesquisas feitas nesta ĂĄrea sugerem que anĂșncios coloridos de uma pĂĄgina sĂŁo 45% mais notados do que anĂșncios preto e branco do mesmo tamanho.

7. Controle o fluxo da leitura: Um bom design controla a maneira pela qual o leitor vĂȘ um anĂșncio, garantindo que um elemento seja provavelmente visto primeiro, depois um outro em segundo lugar, e assim por diante. O elemento mais poderoso num anĂșncio Ă© invariavelmente a ilustração ou foto, entĂŁo nunca a ponha no canto inferior, pois o movimento natural dos olhos serĂĄ ””escorregar”” para fora do anĂșncio.

8. Seja especĂ­fico: As pessoas tĂȘm cada vez menos tolerĂąncia a anĂșncios que nĂŁo trazem uma mensagem clara e distinta. Para piorar, muitas pessoas reagem de forma consideravelmente hostil a anĂșncios que confundem. EntĂŁo vĂĄ direto ao ponto. Na dĂșvida, escreva como se estivesse se dirigindo a alguĂ©m com 12 anos de idade. Se seu pĂșblico tiver uma formação mais sĂłlida, escreva como se estivesse se comunicando um alguĂ©m de 15/16 anos. Nestes casos, Ă© melhor subestimar a capacidade dos seus leitores – assim vocĂȘ garante que 100% das pessoas vai entender a mensagem.

9. Use visuais engraçados: Os anunciantes fazem muito bem quando incluem ””ironias visuais”” nos seus anĂșncios. A American Express produziu um anĂșncio memorĂĄvel no final dos anos 80, colocando lado a lado um jĂłquei e um gigante do basquete. Outro tipo de contraste Ă© feito com as cores. A Vodka Stolichniya descobriu que seus anĂșncios funcionavam 50% melhor quando os seus trabalhos artĂ­sticos eram apresentados contra um fundo preto, e nĂŁo no branco, como vinha sendo feito (mas nunca faça isso com textos, pois o resultado Ă© desastroso. Texto Ă© sempre preto ou outra cor escura contra fundo claro, de preferĂȘncia branco).

10. Use animais e crianças: Isso funciona tĂŁo bem que pode ser perfeitamente utilizado por produtos ou serviços que nĂŁo tĂȘm nada a ver com cĂŁes ou bebĂȘs. O desafio aqui Ă© conseguir incorporar estes ””campeĂ”es da atenção”” na campanha. Todo mundo se lembra do cachorrinho da Cofap, e dos mamĂ­feros da Parmalat. Ambas campanhas tĂȘm taxas altĂ­ssimas de lembrança, mesmo muito tempo depois de terem sido veiculadas.

Faça com que o texto seja o mais convidativo possĂ­vel: Apertar o mĂĄximo possĂ­vel de texto dentro alguns centĂ­metros quadrados do anĂșncio, deixando um monte de espaço em branco pode ser muito bonito esteticamente, mas Ă© totalmente inĂștil do ponto de vista de retorno. Da mesma forma sĂŁo um desperdĂ­cio: letra branca em fundo preto, parĂĄgrafos nĂŁo alinhados pela esquerda e textos sobre fundos com textura (principalmente fotos). Apenas cerca de 20% das pessoas que vĂȘem seu anĂșncio lĂȘem o texto, entĂŁo faça com que ele seja o mais legĂ­vel e agradĂĄvel possĂ­vel.

Com estas 10 dicas esperamos que vocĂȘ tenha melhorado a sua chance de produzir anĂșncios premiados. Mas lembre-se sempre que o melhor prĂȘmio que um anĂșncio pode receber Ă© o de ser veiculado vĂĄrias vezes por causa dos resultados fantĂĄsticos que ele conseguiu.

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