Existe uma grande discussĂŁo na ĂĄrea da propaganda – se os anĂșncios que ganham prĂȘmios funcionam tĂŁo bem na hora de vender quanto nos concursos em que sĂŁo aplaudidĂssimos. Certamente alguns dos anĂșncios premiados podem ter trazido resultados magnĂficos, mas nem sempre esse Ă© o caso.
EntĂŁo, quem melhor para compartilhar seus conhecimentos com os leitores do Venda Mais do que Philip W. Sawyer, vice-presidente da Roper Starch Worldwide? A Roper Starch Ă© uma empresa especializada na mensuração de resultados, leitura e eficĂĄcia de anĂșncios impressos, incluindo a influĂȘncia das chamadas, texto, ilustraçÔes e logotipo no pĂșblico-alvo.
“Ao oferecermos estas dicas, estamos bem cientes de que muitos anĂșncios ignoram completamente as regras”, disse Sawyer em entrevista Ă revista Marketing Tools. Isso nĂŁo Ă© um grande problema. Jorge Amado quebrou quase todas as regras do bom portuguĂȘs ao escrever Dona Flor e seus dois maridos. Mas ele tinha que conhecer as regras antes de quebrĂĄ-las eficazmente.
1. Mantenha a simplicidade: O princĂpio da simplicidade Ă© provavelmente um dos mais maltratados na ĂĄrea da propaganda. Um anĂșncio preciso chamar a atenção rapidamente, transmitir sua mensagem rapidamente e permitir ao leitor sair rapidamente. AnĂșncios que poluem a pĂĄgina com mĂșltiplas ilustraçÔes e muitos tipos de letras, em diversos tamanhos, nĂŁo dĂŁo ao olho humano (e nem ao cĂ©rebro) um ponto principal de foco, e nem um lugar de descanso.
2. NĂŁo venda produtos ou serviços – venda benefĂcios: A maioria dos anĂșncios sofre de egocentrismo. Se o anĂșncio nĂŁo responde a pergunta sempre implĂcita na cabeça do leitor “O que Ă© que eu ganho com isso” (ou, como eu prefiro chamar, da SĂndrome do KĂ©ko – o kĂ©ko tenho com isso?), ele nunca vai ter bons resultados nem despertar grande interesse. Os melhores anĂșncios tratam sobre os problemas que o produto ou serviço resolve, sugerindo como essa solução vai melhorar a vida do cliente.
3. Sexo vende: AnĂșncios sensuais funcionam tĂŁo bem em mulheres quanto nos homens, tanto que as revistas que contĂ©m o maior nĂșmero de anĂșncios sensuais sĂŁo sempre as femininas.
4. Use celebridades: Muitos leitores nĂŁo acreditam completamente nos testemunhais de celebridades, mas pelo menos as pessoas famosas sĂŁo muito boas em chamar a atenção – o que, aliĂĄs, Ă© a primeira tarefa de qualquer anĂșncio. De acordo com Sawyer, anĂșncios com celebridades sĂŁo 13% mais notados do que a mĂ©dia.
5. Explore todo o potencial da cor: Nossos olhos sĂŁo atraĂdos por cores fortes, brilhantes, bonitas. Pesquisas feitas nesta ĂĄrea sugerem que anĂșncios coloridos de uma pĂĄgina sĂŁo 45% mais notados do que anĂșncios preto e branco do mesmo tamanho.
6. Explore todo o potencial da cor: Nossos olhos sĂŁo atraĂdos por cores fortes, brilhantes, bonitas. Pesquisas feitas nesta ĂĄrea sugerem que anĂșncios coloridos de uma pĂĄgina sĂŁo 45% mais notados do que anĂșncios preto e branco do mesmo tamanho.
7. Controle o fluxo da leitura: Um bom design controla a maneira pela qual o leitor vĂȘ um anĂșncio, garantindo que um elemento seja provavelmente visto primeiro, depois um outro em segundo lugar, e assim por diante. O elemento mais poderoso num anĂșncio Ă© invariavelmente a ilustração ou foto, entĂŁo nunca a ponha no canto inferior, pois o movimento natural dos olhos serĂĄ ””escorregar”” para fora do anĂșncio.
8. Seja especĂfico: As pessoas tĂȘm cada vez menos tolerĂąncia a anĂșncios que nĂŁo trazem uma mensagem clara e distinta. Para piorar, muitas pessoas reagem de forma consideravelmente hostil a anĂșncios que confundem. EntĂŁo vĂĄ direto ao ponto. Na dĂșvida, escreva como se estivesse se dirigindo a alguĂ©m com 12 anos de idade. Se seu pĂșblico tiver uma formação mais sĂłlida, escreva como se estivesse se comunicando um alguĂ©m de 15/16 anos. Nestes casos, Ă© melhor subestimar a capacidade dos seus leitores – assim vocĂȘ garante que 100% das pessoas vai entender a mensagem.
9. Use visuais engraçados: Os anunciantes fazem muito bem quando incluem ””ironias visuais”” nos seus anĂșncios. A American Express produziu um anĂșncio memorĂĄvel no final dos anos 80, colocando lado a lado um jĂłquei e um gigante do basquete. Outro tipo de contraste Ă© feito com as cores. A Vodka Stolichniya descobriu que seus anĂșncios funcionavam 50% melhor quando os seus trabalhos artĂsticos eram apresentados contra um fundo preto, e nĂŁo no branco, como vinha sendo feito (mas nunca faça isso com textos, pois o resultado Ă© desastroso. Texto Ă© sempre preto ou outra cor escura contra fundo claro, de preferĂȘncia branco).
10. Use animais e crianças: Isso funciona tĂŁo bem que pode ser perfeitamente utilizado por produtos ou serviços que nĂŁo tĂȘm nada a ver com cĂŁes ou bebĂȘs. O desafio aqui Ă© conseguir incorporar estes ””campeĂ”es da atenção”” na campanha. Todo mundo se lembra do cachorrinho da Cofap, e dos mamĂferos da Parmalat. Ambas campanhas tĂȘm taxas altĂssimas de lembrança, mesmo muito tempo depois de terem sido veiculadas.
Faça com que o texto seja o mais convidativo possĂvel: Apertar o mĂĄximo possĂvel de texto dentro alguns centĂmetros quadrados do anĂșncio, deixando um monte de espaço em branco pode ser muito bonito esteticamente, mas Ă© totalmente inĂștil do ponto de vista de retorno. Da mesma forma sĂŁo um desperdĂcio: letra branca em fundo preto, parĂĄgrafos nĂŁo alinhados pela esquerda e textos sobre fundos com textura (principalmente fotos). Apenas cerca de 20% das pessoas que vĂȘem seu anĂșncio lĂȘem o texto, entĂŁo faça com que ele seja o mais legĂvel e agradĂĄvel possĂvel.
Com estas 10 dicas esperamos que vocĂȘ tenha melhorado a sua chance de produzir anĂșncios premiados. Mas lembre-se sempre que o melhor prĂȘmio que um anĂșncio pode receber Ă© o de ser veiculado vĂĄrias vezes por causa dos resultados fantĂĄsticos que ele conseguiu.