10 ensinamentos para crescer pessoal e profissionalmente

1. Renuncie à ansiedade. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo para demonstrar competência e eficiência. Não corra riscos desnecessários somente para marcar posição.

2. Evite conflitos. A disputa por oportunidades tem o poder de jogar as pessoas no pântano da discórdia. A administração de interesses divergentes é missão de todos. A conquista por meio do conflito é perigosa.

3. Cuidado com a vitória. Comemore e vibre com o sucesso, mas fique atento porque, às vezes, o resultado positivo oculta deficiências. Não deixe que o êxito transforme seu comportamento. Afinal, você não vai ganhar sempre.

4. Aprenda com a derrota. Os tropeços e adversidades são a hora certa de avaliar o cenário e preparar bases sólidas para retomar o caminho. Não é fácil perder. Mas reaja. Afinal, você não vai perder sempre.

5. Cultive a paciência. O que à primeira vista parece ser mais atraente pode não ser o melhor. Mantenha o comando da situação e não coloque tudo a perder com atitudes impensadas.

6. Busque a união. Partilhe e compartilhe tudo que estiver ao seu alcance. Envolva a equipe e faça com que sintam-se parte de um todo. O comandante que protege seu exército pode contar com ele na hora da crise.

7. Estimule a sinceridade. O líder aumenta seu poder de influência quando seus colaboradores percebem sua clareza de propósitos. Não se implanta a sinceridade por decreto.

8. Ouça sempre. Evite se ?encastelar? atrás de um cargo. Não feche os ouvidos para opiniões e sugestões, nem freie a verve criativa dos companheiros.

9. Libere a emoção. Lealdade, sucesso e alegria devem ser saudados diariamente. Não desperdice esses tesouros, na vitória ou na derrota.

10. Tenha atitude. Posturas éticas e coerentes fazem a diferença. Mantenha-se fiel a seus princípios: seja assertivo e sereno. Nada é eterno na vida, principalmente no mundo corporativo.

Júlio Sérgio de Souza Cardoso é presidente da Ernst & Young Auditores Independentes na América do Sul. Visite o site: www.ey.com.br ?Não existem ladrões da vontade? Epíteto

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima