10 erros em convenções e feiras em outras cidades

1. Mala pesada ? Verifique a previsão do tempo local, antes de fazer a mala. Leve só roupas adequadas àquela temperatura. Se a previsão errar, você não será o único a ser pego de surpresa. Ter uma bagagem pequena e leve é de grande valia. Nem tanto na ida, mas principalmente na volta, quando você estará cansado e cheio de papéis, livros, brindes, catálogos e similares para carregar.

2. Horário apertado ? Nada de pegar o primeiro avião da manhã, pensando que vai chegar no evento em cima da hora. Aviões atrasam, aeroportos fecham, trânsito engarrafa e você acaba perdendo a manhã inteira de um evento. Dê tempo para esses imprevistos.

3. Locomoção complicada ? Veja se o pessoal do evento tem ônibus de translado para quem vem de fora. Em caso negativo e se a distância do aeroporto/rodoviária para o local do evento for de média a curta, um táxi resolve seu problema. Caso seja uma distância muito grande, verifique outras opções. Algumas cidades oferecem ônibus executivos, que fazem a linha aeroporto/centro ou têm estações de metrô convenientemente localizadas. Você também pode alugar um carro. Dependendo da duração do evento, é a opção mais prática e econômica, mas não é recomendável se você nunca esteve no local.

4. Problemas de localização ? Chegue cedo no local do evento. Além de evitar as filas para registro, você usa o tempo extra para se familiarizar com o ambiente: onde ficam as cabines de internet, os banheiros, a chapelaria, a saída mais conveniente para você. Assim, em vez de gastar cinco minutos tentando localizar um banheiro em um intervalo, você pode usar esse tempo para fazer um contato importante.

5. Descobrir onde o calo aperta ? Use sapatos confortáveis. Se você for participar de um evento de longa duração e escolher seguir apenas uma regra, siga essa. Se comprar um par só para ir ao evento, use-o antes, nem que seja em casa, andando de lá para cá.

6. Não utilizar o conteúdo das palestras ? Anote tudo e, assim que tiver tempo, aproveite que o conteúdo está fresco em sua cabeça e comece a bolar maneiras de usá-lo em sua empresa e no seu cotidiano.

7. Não se preparar ? Tenha à mão um analgésico para dor de cabeça, balas, talvez uma barrinha de cereais e muitos cartões seus. Não ocupam muito espaço em seu bolso e podem ser um alívio durante o dia. E, já que você está mexendo em seu bolso, coloque seu celular no vibrar/silencioso.

8. Esquecer o principal ? No intervalo, de repente você se vê discutindo futebol com aquele cara legal que veio do Nordeste e… e o que você pode vender/comprar dele? Em que suas empresas podem colaborar? E as outras pessoas à sua volta, não são clientes ou parceiros em potencial? Fazer amizades é ótimo, mas lembre-se de que você está ali, também, para fazer contatos comerciais.

9. Lotar a mala de quinquilharias ? Dissemos que você deve viajar com espaço na mala, mas não que você precise enchê-la por completo na volta. Olhe o que você ganhou no evento e decida se precisa daquilo. Pacotes de bala, porta-retratos e similares não fazem tanta falta a você, são ótimos presentes para o pessoal do hotel e podem garantir um atendimento ainda melhor quando você voltar.

10. Não dormir ? De nada adianta sair correndo para pegar o avião/ônibus que permite que você chegue à empresa às quatro da tarde. Você estará muito cansado e com muitas novidades para contar para fazer algo de útil no trabalho. Prefira descansar, organizar seus pensamentos, anotar tudo o que quer ensinar/passar para o resto da equipe e atacar o dia seguinte com força total.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima