10 razões pelas quais os vendedores dormem bem

10 razões pelas quais vendedores dormem bem

Quando um vendedor busca ajuda, geralmente é por causa de algum problema ou situação que incomoda tanto que não o deixa dormir à noite. A lista de coisas que pode deixar um executivo sem sono é tão grande que não daria para colocá-la aqui.

Se o relatório de “causadores de insônia” é extenso no mundo corporativo, por outro lado, para o especialista e consultor de gestão Jonathan Narducci da Narducci Enterprises, a lista de coisas que ajudam os vendedores a dormir melhor é pequena – são apenas dez coisas, e pronto… sono tranqüilo. Então, vamos ver o que temos de fazer no trabalho para depois podermos dormir bem em casa?

1. Cuide de seus clientes – Parece óbvio, mas cansamos de ver vendedores e empresas com prioridades invertidas. Conhecer profundamente o cliente e saber o que ele precisa são fundamentais para curar a insônia, pois são o princípio de tudo. Dúvidas nas empresas geralmente são causadas pela falta de foco, e isso é fácil de resolver – foque o cliente. Instituições que sabem o que seus clientes querem e precisam antes da concorrência e, mais que isso, conseguem entregar o que eles querem e precisam, dormem muito bem.

2. Não se compare com a concorrência, e sim com os resultados que o cliente procura – Empresas que fidelizam clientes não conseguem resultados copiando a concorrência, mas identificando oportunidades constantes de melhoria e satisfação dos clientes. O resultado disso é a lealdade deles e a atração natural de clientes da concorrência. Ao se preocupar com os benefícios e resultados que um cliente espera ao adquirir seus produtos/serviços, vendedores que dormem bem se tornam experts em resolver problemas antes que se transformem em incêndios. Isso requer não só conhecimento como também proatividade para que os clientes reconheçam e valorizem sua competência.

3. Quando vender para empresas (business to business ou B2B), saiba quem são os concorrentes de seus clientes – Afinal de contas, se seus clientes não conseguem crescer ou ganhar dinheiro, você provavelmente também não conseguirá. Empresas com vendedores bem descansados sabem que seu sucesso depende do sucesso dos clientes.

4. Considere a inovação como uma habilidade fundamental de sobrevivência – Isso significa ter colegas criativos dentro da empresa, parceiros e fornecedores criativos e até mesmo clientes criativos, que saibam valorizar a inovação e as novidades. Além disso, vendedores sem insônia não se limitam a sugerir melhorias de produtos e serviços, assim como modelos de negócio, atendimento, execução interna, logística, etc., ou seja, estão constantemente procurando falhas internas e formas de melhorar tudo que a empresa faz – sempre com foco no cliente.

5. Seja proativo, e não reativo em relação às mudanças – Empresas e vendedores proativos dormem melhor porque estão no controle da situação, criando seu próprio destino. Empresas e vendedores que dormem mal geralmente estão reagindo e apagando incêndios o tempo todo, seja por falta de planejamento, organização ou problemas de execução. Antecipar-se a um problema é a melhor forma de resolvê-lo (e, com isso, garantir a qualidade do seu sono).

6. Tenha as ferramentas, equipamentos e materiais necessários para executar profissionalmente suas tarefas – Além do treinamento adequado para usá-las corretamente.

7. Seja eficaz em manter e motivar talentos – Se há alguém bom na sua equipe, faça o possível e mais um pouco para mantê-lo. Cansamos de ver pessoas indo embora porque em outro lugar ganhariam um pouco mais ou, ainda pior, por falta de reconhecimento ou desafios. Vendedores que dormem bem sabem que podem confiar em alguém. Logo, trate muito bem esse “alguém” e não o deixe ir embora.

8. Cumpra o que prometeu e mantenha sua palavra – Isso significa um bom planejamento, cronogramas honestos e execução impecável. Prometeu, é lei – tem de cumprir. Se não pode, então não prometa! A maioria dos vendedores acaba se “metendo em encrencas” no trabalho, pois não sabe dizer “não” ou “esticam” a verdade, achando que isso é “vender”, quando o que realmente importa é tirar o pedido. Aprenda a dizer “não” e, ao dar sua palavra, poderá dormir tranqüilo sabendo que cumprirá o que prometeu. Lembre-se de que ética e integridade são requisitos essenciais para qualquer relacionamento de longo prazo – e também para dormir tranqüilo.

9. Confie e acredite 100% no que vende – Dá orgulho trabalhar numa empresa que trabalha com produtos e serviços de qualidade, preços competitivos e ótimo atendimento. Vendedores com clientes satisfeitos têm a grande vantagem de colocar a cabeça no travesseiro à noite sabendo que seus produtos/serviços ajudaram pessoas e empresas a conseguirem excelentes resultados.

10. Esta aqui é sua – Faltou alguma coisa na nossa lista? Que dica você incluiria para que seus vendedores durmam melhor?

Boas venda$ e durma tranqüilo,

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