10 razões pelas quais seus funcionários não vestem a camisa

?Meus funcionários precisam vestir a camisa?. Esta é uma frase escutada em vários cantos de diversas empresas há algum tempo. O que muitos superiores precisam refletir, é que certas vezes não damos a ?camisa? para os colaboradores e mesmo assim exigimos que eles a vistam. A ?camisa? na verdade simboliza as informações, o conhecimento sobre tudo que cerca a companhia. Todos os seus colaboradores deveriam saber o que você sabe, pois gostamos e amamos apenas o que de fato conhecemos. E quanto mais se conhece um determinado assunto, mais nos aprofundamos nele, e o amor será conseqüência. Preferimos falar de assuntos que dominamos e quanto mais sabemos, mais queremos aprender.

Normalmente achamos que nossa equipe já domina quase tudo, portanto, desafio você a fazer um teste simples, porém fundamental, para quem quer maior interação e comprometimento dos que compõem o quadro executivo do menor ao maior escalão. Segue abaixo uma sugestão que aplico nos treinamentos que ministro em empresas. Tenho certeza que você se surpreenderá com o feedback.

1- Qual o nome completo da sua empresa?

2- Qual a origem do nome da nossa empresa?

3- Quais são os produtos e serviços que nossa organização comercializa?

4- Quais os principais diferenciais da nossa corporação?

5- Há quantos anos a empresa existe?

6- Qual a região de atuação?

7- Quais são nossos cinco maiores ou melhores clientes?

8- Somos detentores de algum prêmio importante? Qual?

9- Exportamos nossos produtos ou serviços? Quais países?

10- Na sua opinião, quais funções ou atividades um diretor de empresa deve desempenhar?

Normalmente, por mais que os chefes achem que todos irão tirar nota dez, a média tem estado em torno de 50%, ou seja, cinco acertos apenas. Já pensou se alguém resolver usar apenas metade da roupa?

Não é só o presidente, diretor, gerente ou vendedor que deve ter acesso a esses valiosos dados, mas sim todos os funcionários da empresa. Cientes dessas respostas, todos poderão se tornar parte integrante da organização, ou seja, passarão a ser peixes ?dentro? d””água e poderão, então, vestir a camisa. Com isso, sua companhia ganhará mais divulgadores e vendedores ? não apenas os que atuam na área comercial.

Erik Penna é professor do Senac, coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Taubaté, palestrante, diretor comercial da Condimentos Karina e sócio da Equilibria Treinamentos. Site: www.equilibria.com.br. E-mail: [email protected] ?Um bom líder encoraja seus seguidores a lhe dizer o que ele precisa saber, e não o que ele deseja ouvir? John C. Maxwell.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima