10 soft skills para resolver hard problems em vendas

10 soft skills para resolver hard problems em vendas

Uma das coisas mais tenho defendido em treinamentos e mentorias é que não adianta nada ter o posicionamento, os diferenciais e a estratégia correta, se a ATITUDE estiver errada. Quem começa com a atitude errada consegue estragar o melhor plano.

Não dá nem para fazer bolo, churrasco ou pizza boa com a atitude errada. Imagine então numa situação complexa como é o cenário atual de vendas.

Daí a importância de a equipe desenvolver não só ‘hard skills’ dos passos da venda, mas também soft skills.

O que são soft skills?

O termo soft skills refere-se a características de personalidade ligadas a como a pessoa lida com si mesma, com os outros e com a vida em geral.

Em algumas áreas da psicologia (e inclusive do RH), existem especialistas que usam o termo ‘soft skills’ para descrever o quociente de inteligência emocional da pessoa, pois os dois assuntos estão intimamente interligados.

Soft skills, então, tem mais a ver com quem a pessoa é do que com o que ela sabe.

Num cenário onde a equipe de vendas precisa ser, ela mesma, uma vantagem competitiva, e num ambiente onde diferenciação e proposta única de valor precisam ser trabalhadas para evitar a comoditização, vejo estas 10 soft skills como fundamentais para ter sucesso e prosperar em Vendas:

1. Gestão do tempo e de prioridades: 
organização, planejamento e priorização são cada vez mais importantes (e, de longe, das soft skills com melhor ROI pessoal e profissional).

2. Comunicação: seja whatsapp, e-mail, telefone, SMS, presencialmente, Zoom/Skype/Meet, todo vendedor passa a maior parte do tempo se COMUNICANDO. Reconhecer e trabalhar PERFIS, aqui, é fundamental, além de saber como utilizar melhor o potencial de cada ferramenta ou forma de comunicar.

3. Resiliência: capacidade de se adaptar a diversas situações, voltar ao normal e continuar fazendo o que precisa ser feito para atingir uma meta e cumprir sua missão, resiliência é fundamental num mundo (e em mercados) em mudança constante.

4. Criatividade na solução de problemas: seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo, é a frase de Gabriel o Pensador que define bem o que precisamos. Sair da mesmice, tentar coisas novas, estar aberto/a a experimentar, a aprender, a ampliar horizontes, a abrir a cabeça, a questionar, a SE questionar. É aquela máxima: se você continuar fazendo o que sempre fez, terá os mesmos resultados que sempre teve. O que te trouxe até aqui não é o que vai te levar ao próximo nível. Por mais bem treinada que esteja uma equipe e por melhor que seja a supervisão, sempre vão surgir situações inesperadas no dia a dia. Muitos desses desafios têm um potencial positivo enorme quando tratados corretamente. Criatividade, foco na solução do problema (e não no problema) e iniciativa são atitudes que fazem parte desta soft skill.

5. Teamworktrabalho em equipe não é só para time de futebol. O lobo solitário, o super-herói ou heroína já não consegue mais levar um time inteiro de vendas nas costas. E nem atender corretamente os clientes. Pedir ajuda, trabalhar em sintonia com outras áreas da empresa, fazer visitas e calls acompanhado/a são atitudes que trazem resultados muito melhores. Lembre que Atlas foi CASTIGADO ao carregar sozinho o mundo nas costas.

6. Proatividade: iniciativa e proatividade são fundamentais em um cenário em mudança, pois dão AGILIDADE – tanto em reconhecer uma situação quanto em se organizar para resolver ou aproveitar. Empresas que estão presas a ciclos de decisão lentos e pesados estão em DESVANTAGEM COMPETITIVA.

7. Capricho: pode parecer estranho colocar CAPRICHO na lista, mas sabemos claramente a diferença que faz no dia a dia. Carinho e cuidado com a qualidade de TUDO que tocamos, falamos e fazemos faz uma diferença enorme e, de maneira sutil, mas muito poderosa, é um grande diferencial.

8. Curiosidade: vou colocar aqui junto “Vontade de Aprender”. Não é só kaizen, melhoria contínua. É mais profundo do que isso. É curiosidade mesmo. Curiosidade de abrir para ver o que tem dentro, de entender como funciona, de fazer conexões cerebrais que não existiam, de buscar conhecimento e de sentir prazer nisso. A forma como somos educados vai naturalmente matando a curiosidade. Apesar de o ditado dizer que a curiosidade matou o gato, acho que a falta de curiosidade mata muito mais gente, só que lentamente… a pessoa vai ficando medíocre. Isso é o que acontece com quem não tem curiosidade nem vontade de aprender: vai lentamente ficando medíocre. E sem energia. Pode notar como a pessoa curiosa está sempre energizada. Aprender energiza.

9. Ética de trabalho:
tem um termo rodando nos EUA chamado ‘quiet quitting’, que é a pessoa que está no trabalho, mas só fazendo corpo mole, forçando o limite de não trabalhar para ver quanto tempo consegue enrolar até ser demitida. Uma pessoa que pensa e age desse jeito merece o que vai lhe acontecer (não só no trabalho, mas na vida, pois existe quiet quitting em relacionamentos também). Ética de trabalho é algo cada vez mais difícil de encontrar e, por isso mesmo, cada vez mais valioso (para mim, tem muito a ver também com ambiente, missão, valores e liderança da empresa).

10. Inteligência emocional: essa é a hors concours. Se for investir em algo que realmente faz diferença na sua vida e na de todas as pessoas com as quais você convive, desenvolva sua inteligência emocional. Todo o resto se subordina, na prática, a isso. Inteligência emocional é um fator que multiplica ou divide todas as outras soft skills, ela amplia ou diminui todas as outras, e diz respeito a como você conversa com si mesmo/a e com os outros, como lida com desafios, sucessos, contratempos, estresse.

Resumindo a lista de soft skills para trabalhar:

  1. Gestão de tempo e prioridades
  2. Comunicação
  3. Resiliência
  4. Criatividade na solução de problemas
  5. Teamwork
  6. Proatividade
  7. Capricho
  8. Curiosidade
  9. Ética de trabalho
  10. Inteligência emocional

Não tem como transmitir a percepção correta de valor e a diferenciação a clientes e prospects sem trabalhar atitudes e soft skills da equipe de vendas.

Lembre que soft skills ajudam você a superar hard problems. #parapensar

Abraço, sucesso, boa semana,
Raul Candeloro
Diretor

P.S. Se quiser ajudar para desenvolver soft e hard skills dos seus vendedores e fazer com que sua equipe de vendas seja um diferencial competitivo, entre em contato: [email protected]

P.S. 2, para descontrair: com a atitude correta até os relacionamentos potencialmente difíceis e complicados ficam mais fáceis.

https://twitter.com/buitengebieden/status/1566150300590809089?s=20&t=C8m__xLoCMv1Nof4WjecsQ

P.S. 3, para descontrair: atitude é importante até para se arrepender e tentar algo melhor

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