12 coisas que vocĂȘ pode fazer agora mesmo para agradar os seus clientes

Toda empresa pode fazer algumas coisas simples para melhorar sua imagem junto aos clientes, prospects e funcionĂĄrios. Veja nesse artigo algumas delas. Toda empresa pode fazer algumas coisas simples para melhorar sua imagem junto aos clientes, prospects e funcionĂĄrios. Vejamos algumas delas:

1.Transmita confiança na sua empresa: Toda empresa, independentemente do ramo de atuação, deve investir na sua marca e imagem no mercado. Empresas sĂłlidas e conhecidas acabam ganhando muitos negĂłcios de clientes indecisos, que preferem gastar um pouco mais em troca da tranqĂŒilidade de um nome famoso. Mais importante ainda Ă© conquistar a confiança total dos seus clientes atuais, para que eles continuem comprando e recomendando vocĂȘ. Como diria o consultor Stephen Schiffman, nĂŁo estamos no negĂłcio de atrair otĂĄrios. Enganar prospects e clientes Ă© a melhor maneira de afundar sua empresa.

2.DepressĂŁo pĂłs-parto: Existe um conhecido fenĂŽmeno psicolĂłgico que poderĂ­amos chamar de arrependimento pĂłs-compra. É quando, apĂłs assinar o cheque ou dar o dinheiro, o comprador começa a questionar se realmente tomou a decisĂŁo correta. Esse momento de insegurança pode ser utilizado para benefĂ­cio do vendedor, reforçando sua relação com o cliente. Basta tomar algumas açÔes bastante simples: ligar, parabenizando pela compra; mandar cartas, cartĂ”es ou mesmo um buquĂȘ de flores, dependendo da situação. NĂŁo abandone seu cliente apĂłs a compra. Aproveite a situação e prepare o terreno para vendas futuras.

3.Encontre mais utilidades para o seu produto ou serviço: Ao realizar pesquisas entre seus clientes, milhares de empresas no mundo todo acabaram descobrindo que eles usavam seus produtos ou serviços para finalidades completamente diferentes daquelas planejadas inicialmente.

Como vocĂȘ provavelmente nĂŁo tem uma bola de cristal (e parece que nĂŁo se fabricam mais…), fica difĂ­cil imaginar todos os usos possĂ­veis para o que vocĂȘ vende. Mas, acredite, existem muitos. Por isso, pergunte, pergunte, pergunte. VocĂȘ pode acabar descobrindo novas utilizaçÔes, posicionamentos mercadolĂłgicos e nichos lucrativos totalmente inexplorados para seus produtos e serviços.

4.Torne-se um consultor (porque vocĂȘ Ă© mesmo): De duas uma: ou vocĂȘ Ă© um expert na sua ĂĄrea ou deveria estar trabalhando em outro ramo. Imaginando que vocĂȘ tenha escolhido a primeira opção, seria uma pena (para nĂŁo dizer vergonha) que existissem por aĂ­ pessoas ou empresas que poderiam se beneficiar dos seus conhecimentos, mas que nĂŁo o estĂŁo fazendo. AlĂ©m do prejuĂ­zo Ăłbvio, Ă© um pecado contra a sociedade.

Seus clientes devem confiar tanto em vocĂȘ que vĂŁo procurĂĄ-lo sempre que tiverem dĂșvidas sobre um projeto. A Ășnica maneira de alcançar esta posição Ă© nĂŁo tentar vender alguma coisa sempre que visitar um cliente, mas sim ouvir atentamente e tentar resolver suas dĂșvidas e problemas (mesmo que isso envolva indicar outras soluçÔes que nĂŁo a sua).

5.Mostre entusiasmo: “Oh, cĂ©us… Oh, vida…”. Sempre que vejo alguĂ©m reclamando da situação me lembro do Hardy, um personagem dos desenhos animados que vivia reclamando de tudo. É claro que sempre chovia nele e todas as bigornas acabavam caindo na sua cabeça, criando um cĂ­rculo vicioso difĂ­cil de sair.

É como aquela histĂłria dos dois vendedores que foram mandados para a África vender sapatos. Um deles voltou deprimido – ninguĂ©m lĂĄ usava sapatos, logo, ninguĂ©m iria comprar. O outro vendedor voltou todo entusiasmado – ninguĂ©m lĂĄ usava sapatos, logo, iriam todos comprar!

Ninguém gosta de conviver com pessoas e empresas negativas, que passam pela vida se arrastando, lamuriando seu triste destino. Colhemos o que plantamos, e quem tem razÔes para se lamentar geralmente tem absolutamente toda a culpa pela situação.

6.Faça as coisas acontecerem: O seu cliente precisa preencher um formulĂĄrio? Elimine os dados desnecessĂĄrios e facilite a sua vida. Se possĂ­vel, preencha os documentos para o cliente. Consiga as linhas de financiamento. Entregue em casa. VĂĄ buscar. As pessoas estĂŁo cada vez mais ocupadas, e vĂŁo reagir de maneira altamente positiva sempre que vocĂȘ tornar a sua vida mais fĂĄcil.

7.Diga sempre a verdade (Ă© mais fĂĄcil de lembrar!) : A mentira tem pernas curtas e todo mentiroso acaba sempre descoberto. Seja sempre sincero com clientes e prospects, principalmente quanto a condiçÔes de pagamento, prazos de entrega e padrĂ”es de qualidade. A melhor coisa que vocĂȘ pode fazer Ă© encontrar uma maneira de diminuir os seus custos e repassar isso para o cliente – e nĂŁo ficar com a gordura extra. É claro que vocĂȘ deveria fazer um carnaval sobre o assunto, para que o assunto nĂŁo passe desapercebido, principalmente quando se fala de business to business.

8.Seja visto como um pesquisador e um expert: Utilizando a sua base de clientes, vocĂȘ pode realizar pesquisas trimestrais sobre o comportamento das pessoas sobre um determinado assunto relacionado Ă  sua ĂĄrea de atuação. Depois de compilar e analisar os dados, escreva um press release curto (ou, melhor ainda, contrate uma assessoria de imprensa) e espalhe a novidade entre os meios de comunicação, principalmente revistas especializadas na sua ĂĄrea.

Com o passar do tempo, vocĂȘ vai virar um ponto de referĂȘncia: pessoas e jornalistas vĂŁo se lembrar de vocĂȘ na hora que surgir alguma dĂșvida relacionada ao que vocĂȘ faz. É claro que essa posição de expert acaba se traduzindo em mais negĂłcios.

9.DĂȘ palestras: Esta Ă© mais uma maneira de se posicionar com consultor e expert. VocĂȘ pode dar palestras abertas para o pĂșblico em geral, para associaçÔes de classe, para grupos de clientes, para funcionĂĄrios de clientes, para participantes de feiras… As opçÔes sĂŁo virtualmente infinitas, e quanto mais tĂ©cnico o assunto, mais motivos vocĂȘ deveria ter para promover essas palestras. SĂł nĂŁo se esqueça de um detalhe: sua palestra deve estar Ă  altura da qualidade de seus produtos ou serviços. NĂŁo Ă© preciso levar fogos de artifĂ­cio, mas um mĂ­nimo de profissionalismo deve ser exigido, jĂĄ que estamos falando da imagem da sua empresa. Por isso, pense duas vezes antes de decidir quem Ă© a pessoa (ou grupo) que vai passar a dar palestras para o mercado.

10.Faça propaganda de maneira regular: Diversos estudos realizados por institutos de pesquisa na Europa e nos EUA demonstram claramente que empresas que anunciam de maneira regular, mesmo em períodos de depressão econÎmica, vendem mais do que empresas que não anunciam ou que cortam drasticamente suas verbas de propaganda quando a coisa fica preta.

É claro que o ideal Ă© chegar a um ponto onde nĂŁo Ă© preciso mais investir em propaganda, deixando as vendas a cargo das indicaçÔes, da boa reputação e da propaganda boca a boca. Mas atĂ© chegar lĂĄ (se Ă© que isso existe realmente), meu amigo, Ă© completamente indispensĂĄvel um bom planejamento de Marketing, com açÔes regulares que melhorem tanto suas vendas quanto sua imagem perante o mercado.

11.Imprima seu telefone em tudo que vocĂȘ produz: E tambĂ©m seu fax, seu e-mail, sua caixa postal ou endereço. A comunicação direta com clientes Ă© fundamental para monitorar o mercado e tomar açÔes decisivas que podem modificar de maneira positiva seu futuro. Grandes empresas, principalmente as que trabalham com o varejo, tĂȘm a tendĂȘncia de se esconder atrĂĄs de distribuidores, representantes, supermercados, assistĂȘncias tĂ©cnicas, etc. É um erro, porque muitos de seus parceiros podem nĂŁo estar se comportando como deveriam, e a Ășnica maneira de descobrir (antes que seja tarde demais) Ă© facilitando o contato com a sua empresa. AlĂ©m disso, como jĂĄ vimos, falar constantemente com clientes acaba criando novas oportunidades de negĂłcios: desde novas maneiras de usar o seu produto ou serviço atĂ© sugestĂ”es e modificaçÔes necessĂĄrias. Resumindo: nĂŁo existe melhor pesquisa de mercado do que um nĂșmero 0800 ou 0300 impresso em todo seu material.

12.Satisfação garantida ou o seu dinheiro de volta: Sem perguntas e sem reclamaçÔes. E ponto final. Embora algumas empresas fiquem histéricas com a idéia, achando que vão ser inundadas por milhares de reclamaçÔes injustas de clientes desonestos, isso raramente acontece.

Na verdade, o que acontece realmente é que empresas que NÃO fazem isso acabam perdendo milhares de clientes insatisfeitos, que acabam saindo por aí falando mal da empresa.

Como os custos de perder clientes sĂŁo absurdamente altos, Ă© uma bobagem economizar centavos e nĂŁo atender aos pedidos da imensa maioria honesta de pessoas que reclama. Lembre-se: nĂŁo estamos no negĂłcios de vender para otĂĄrios. Se acontecesse com vocĂȘ, vocĂȘ provavelmente gostaria de receber o seu dinheiro de volta.

NĂŁo Ă© bondade nem ingenuidade: Ă© respeito, profissionalismo e, como conseqĂŒĂȘncia, clientes satisfeitos e lucro.

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