Era uma reunião com vendedores. O ano estava terminando e as vendas a cada mês eram piores. A empresa tinha produtos que eram vendidos através de visitas dos vendedores a clientes. Peguei o gráfico de vendas, mês a mês, e comecei a perguntar aos vendedores o que havia acontecido para que as vendas não acontecessem. Eis as respostas que eles me davam:
Janeiro: |
“Férias. Não se encontra o cliente. Ele está viajando com a família…”; |
Fevereiro: |
“Carnaval. Todo mundo só pensa em escola de samba, carnaval, desfile, fantasia e não tem disposição para gastar em nada mais que não seja com o carnaval…”; |
Março: |
“Material escolar. Todo mundo com altas despesas de material escolar para os filhos…”; |
Abril: |
“Páscoa. Todo mundo só tem dinheiro para comprar ovos de páscoa que hoje são oferecidos a pais, professores, amigos, etc… uma despesa enorme.”; |
Maio: |
“Dias das mães e mês das noivas. Como nosso produto não serve para os dias das mães, não temos como vender. Além disso, como em maio há muitos casamentos, todo o dinheiro das pessoas vai para presentes de casamento…”; |
Junho: |
“Festa junina. O povo só pensa em forró, quentão, batata-doce, etc…”; |
Julho: |
“Férias novamente. O cliente viajou com a família…”; |
Agosto: | “Mês azarado! Ninguém faz negócio em agosto no Brasil. Getúlio se matou, Jânio renunciou, é mês de cachorro louco…”; |
Setembro: |
“Semana da Pátria! As famílias gastam com uniformes escolares para os desfiles, bandeirinhas, etc…”; |
Outubro: |
“É um bom mês. Mas outubro é mês de ´meio´. Fica entre setembro e novembro e ninguém vende em outubro, não sei a razão…”; |
Novembro: |
“É um ótimo mês, mas como começa com feriado a gente perde o ´pique´ e as vendas não ocorrem. E em novembro o cliente está pensando nas compras de Natal…”; |
Dezembro: |
“Natal. E o nosso produto não serve como presente de Natal…”. |
Perguntei sobre a possibilidade do cliente comprar utilizando o seu 13º salário e os vendedores me responderam: “-Todo mundo usa o 13º para viajar nas férias de janeiro…”.
Como você vê, é fácil encontrar razões para não vender!
Pense nisso. Boa semana. Sucesso!