12 tipos de vendedores e vendedoras com os quais clientes gostam de fazer negócios

Todos sabemos que fazer negócios e fechar vendas é muito mais fácil quando o cliente gosta do vendedor ou da vendedora que está lhe atendendo.

A comunicação flui melhor, a energia é mais positiva, até as negociações duras ocorrem de maneira mais tranquila. Todo ser humano prefere este tipo de interação.

Mas como fazer para melhorar isso e quais são as características que os clientes mais valorizam?

No começo de abril iniciaremos as aulas do Alta Performance em Vendas (APV), o curso online que mais formou vendedores em todo o Brasil. No APV desenvolvo os oito passos da venda, que são fundamentais para que vendedores e vendedoras aprimorem seus conhecimentos, habilidades e atitudes, e ensino-os a aplicar cada uma dessas etapas de forma prática, objetiva e rápida no seu dia a dia… justamente para que seja mais fácil fecharem as oportunidades que encontram todos os dias.

Aqui está então a lista de 12 tipos de vendedores e vendedoras com os quais clientes gostam de fazer negócios. Veja o que acha e se incluiria algo na lista (quando publiquei para meus seguidores nas mídias sociais já surgiram algumas sugestões novas…)

Os clientes gostam de fazer negócio com vendedores e vendedoras…

  1. Com os quais gostam de se encontrar e conversar.
  2. Que têm palavra e cumprem o que prometem que vão fazer.
  3. Que procuram as melhores opções, oportunidades e soluções para o cliente.
  4. Que claramente são especialistas e dominam muito bem a sua área de expertise.
  5. Que ajudam o cliente a ter mais foco e esclarecer/definir melhor o que ele/ela quer (muitas vezes o cliente acha que sabe o que quer/precisa, mas todo vendedor sabe que nem sempre isso é verdade).
  6. Que são éticos e honestos e prezam relacionamentos de longo prazo (de verdade, não só no discurso).
  7. Que cuidam da aparência (parece superficial, mas é verdade!).
  8. Equilibrados emocionalmente, tranquilos, seguros e firmes, mas sem postura arrogante.
  9. Que ouvem muito e prestam atenção ao que o cliente está dizendo – verbalmente e não verbalmente.
  10. Que estão felizes, contentes, satisfeitos pela oportunidade de poder ajudar e servir.
  11. Que são bem-sucedidos profissionalmente, com clientes bem-sucedidos e casos de sucesso para compartilhar.
  12. Que ajudam o cliente a economizar tempo, dinheiro e energia e a atingir suas metas e objetivos.
  13. Incluiria mais algum item?

Sugestões que já me pediram para incluir na lista:

Os clientes gostam de fazer negócio com vendedores e vendedoras…

  • Que gostam de saber se o cliente está satisfeito (ou seja, que fazem pós-venda).
  • Que acompanham os produtos que os clientes deixaram de comprar ou que ainda não compraram e perguntam os motivos, para encontrar soluções.
  • Que têm curiosidade de pesquisar sobre o mercado/a região em que o cliente atua e encontrar concorrentes.

E você – incluiria mais alguma coisa?

Lembre que tudo isso pode ser desenvolvido, e uma das melhores soluções disponíveis para isso é o APV, meu curso online de Alta Performance em Vendas. As aulas iniciam em abril e você pode garantir sua vaga aqui: www.institutovendamais.com.br

Caso queira fazer a inscrição de uma turma de vendedores (ou organizar uma turma fechada, in company, só para sua empresa), mande-me um e-mail que eu lhe redireciono para o departamento responsável por isso na VendaMais, ok?

Técnica + atitude = clientes que gostam mais de você = melhores resultados.

Abraço, boa$ venda$, obrigado,
Raul Candeloro

P.S. I: Muitas empresas treinam toda a equipe usando o Alta Performance em Vendas. Isso é ótimo, pois todos compartilham e reforçam em grupo o que viram, melhorando aprendizagem e assimilação, provocando mudança e melhoria de hábitos e evolução de processos e modelos de venda. Caso tenha interesse em treinar toda sua equipe de vendas comigo, mande-me um e-mail que eu peço para um de nossos consultores conversar com você sobre as melhores opções. [email protected]

PS II: Em outubro tem ExpoVendaMais! Não se esqueça de bloquear na agenda: nos dias 15 e 16/10 temos um encontro marcado para falar sobre Estratégia e Gestão Comercial em São Paulo, ok? Mais informações: www.expovendamais.com.br. São apenas 400 lugares – para líderes e gestores… se quiser garantir e confirmar sua presença, melhor fazer isso agora (e já pega o valor de lançamento da inscrição).

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