14 vezes supervendedor

Média de R$ 200.00,00 vendidos por mês, 19 anos como representante comercial das Lojas Lívia e 14 conquistas consecutivas de “vendedor do ano”. Edmelson de Oliveira é, com certeza, um supervendedor. Mas também é mais do que isso. Entenda por que e aprenda com ele a ser um super profissional de vendas

Da Redação

Já passaram 19 anos desde que Edmelson de Oliveira iniciou sua carreira nas Lojas Lívia. Em 1995, aos 24 anos, o jovem não podia imaginar que depois de fazer bicos como vendedor de plantas ornamentais e porcelanas, iniciaria uma história de tanto sucesso em uma empresa que vendia cosméticos na região de São José do Rio Preto (SP) e que estava expandindo seus negócios para outras áreas do Estado de São Paulo…

            “Os dois primeiros anos não foram fáceis. O que recebia era para pagar as despesas, e pouco sobrava ao final do mês”, revela. “Minha principal dificuldade foi conhecer os produtos que deveria vender e abrir o mercado na região de São Joaquim da Barra (SP), onde a Lojas Lívia ainda não atuava”.

            Mas Edmelson não teve medo do desafio e o encarou de frente com dedicação, planejamento e muito estudo. Com o tempo, dominou o mix de produtos da empresa e passou a crescer como vendedor. O resultado? Uma sequência de 14 prêmios de “vendedor do ano” das Lojas Lívia, uma média mensal de R$ 200.000,00 em vendas atualmente e o reconhecimento dos colegas e superiores do seu trabalho.

            Seu supervisor, Luiz Fernando Gueler, que trabalha com ele há 13 anos, traduz o trabalho de Edmelson em uma palavra: comprometimento. “É pontual, preparado, versátil, amigo, ligado no mercado e no cliente. Seu profissionalismo e seu planejamento o fazem ser como é”.

Luiz afirma ainda ter aprendido com Edmelson que, com humildade e dedicação, o cliente sempre se manterá fiel. Ele acredita que outros vendedores têm muito a aprender com este super profissional, principalmente pela vontade em alcançar os resultados, sendo diferente, buscando a inovação e sem perder tempo reclamando. 

5 estratégias que levaram a esse sucesso

Com o sucesso registrado em números, a pergunta seguinte é inevitável: quais são as estratégias para alcançar esses resultados?

            Humilde, nosso supervendedor elenca as cinco ações que considera primordiais para o seu sucesso:

  1. Planejamento – “Antes de iniciar o processo da venda penso em cada detalhe – dos produtos que vou oferecer ao cliente até o relacionamento. Organizo uma tabela de preços com as promoções da semana e confiro a listagem de produtos. Vejo as oportunidades que existem e seleciono a base de clientes para a qual vou ofertá-las”, explica.
  2. Conhecimento do perfil dos clientes – Nenhum cliente é igual a outro. Edmelson sabe disso. Por isso, antes de sair oferecendo todos seus produtos a todos seus clientes, ele analisa o perfil de cada um, faz uma leitura das necessidades particulares e, só então, apresenta uma proposta. Mas ele não fica apenas nisso. “Além de oferecer as novidades, dou sugestões de como fazer exposições dos produtos, realizar promoções e precificar, entre outras”, revela, comprovando que sabe que agregar valor à venda é o que realmente faz a diferença.
  3. Bom relacionamento – Outro detalhe que Edmelson também sabe é que clientes fiéis são preciosos. Por isso, além de buscar sempre aumentar sua carteira, ele mantém contato periódico com quem já compra com ele. “Realizo visitas semanais e quinzenais, e busco estar sempre em contato via telefone ou por e-mail, não apenas para vender, mas para fortalecer o relacionamento com cada cliente”, afirma.
  4. Inspiração na concorrência – A maneira como Edmelson vê a concorrência também é uma das estratégias que garantiram a ele o sucesso profissional. Em vez de lutar contra seus concorrentes, ele procura se inspirar e aprender com eles, levando para o seu dia a dia as melhores práticas de quem não está ao seu lado, mas tem os mesmos objetivos. Lição de humildade e sabedoria que, com certeza, pode ser útil a muitos outros profissionais.
  5. Autogestão – Como representante comercial, muitas vezes Edmelson precisa ser seu próprio líder, e dá pra dizer, é um superlíder! “Analiso como tenho desempenhado meu trabalho, procuro ver o lado positivo e o negativo de cada ação e, com isso, defino por conta própria minhas metas e onde quero chegar”. Por que esperar que alguém o cobre se você pode fazer isso por conta própria?

Um grande erro, uma grande lição

Mas não é só de glórias que vive o nosso supervendedor. Se ele pudesse voltar no tempo e dar um conselho para ele mesmo no início de sua carreira, esse conselho seria: persista! “Me aconselharia a ter persistido mais em alguns clientes que tentei e não consegui conquistar. Pela minha falta de experiência, na terceira ou quarta visita sem vendas, eu já desistia de passar naquele determinado cliente novamente”, conta, mostrando saber que, às vezes, tudo o que é preciso para alcançar bons resultados é deixar o tempo correr.

Mas já que ele não pode voltar no tempo, pelo menos você pode aprender, no presente, com a história e a experiência de Edmelson. E, assim, trabalhar para também ser um supervendedor, superlíder e super profissional de vendas.

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