Toda empresa pode fazer algumas coisas simples para melhorar sua imagem junto aos clientes. Muitas são tão fáceis que passam despercebidas. Toda empresa pode fazer algumas coisas simples para melhorar sua imagem junto aos clientes. Muitas são tão fáceis que passam despercebidas. A seguir, estão 15 ações que podem influenciar positivamente a decisão dos seus clientes e prospects:
1. Transmita confiança na sua empresa ?
Toda empresa deve investir na sua marca e imagem no mercado. Empresas sólidas acabam ganhando negócios de clientes indecisos, que preferem gastar um pouco mais, em troca de um nome famoso. Mais importante é conquistar a confiança dos seus clientes atuais, para que continuem comprando e recomendando você.
2. Mantenha clientes permanentemente informados ?
Se o seu telefone ou endereço mudou, você aumentou ou diminuiu preços, conte para seus clientes. Não se feche nem provoque surpresas. A informação franca e aberta é a melhor maneira de estabelecer uma boa reputação, trazendo os clientes para o dia-a-dia da sua empresa e estreitando relacionamentos.
3. Depressão pós-compra ?
É quando, depois de pagar, o cliente começa a questionar se tomou a decisão certa. Esse momento de insegurança pode ser utilizado em benefício do vendedor. Você pode ligar e parabenizá-lo pela compra, mandar cartas, entre outros. Não abandone seu cliente após a compra. Reforce o fato dele ter tomado a decisão certa e aproveite para preparar o terreno para vendas futuras.
4. Torne-se um consultor ?
Ou você é um expert na sua área ou deveria estar trabalhando em outro ramo. Seus clientes devem confiar tanto em você a ponto procurá-lo(a) sempre que tiverem dúvidas. A única maneira de alcançar essa posição é não tentar vender algo sempre que visitá-lo, mas sim ouvir atentamente e tentar resolver suas dúvidas e problemas.
5. Mostre entusiasmo ?
Você conhece a história dos dois vendedores que foram para a África vender sapatos? Um deles voltou deprimido ? ninguém lá usava sapatos, logo, ninguém compraria. O outro voltou entusiasmado ? ninguém lá usava sapatos, logo, todos comprariam! Ninguém gosta de pessoas e empresas negativas, que passam pela vida se lamuriando de seu destino. Em vendas, colhemos o que plantamos, e quem se lamenta, geralmente, tem toda a culpa pela situação.
6. Faça as coisas acontecerem ?
Seu cliente precisa preencher um formulário? Elimine os dados desnecessários. Preencha os documentos para ele. Entregue, vá buscar. As pessoas estão cada vez mais ocupadas, e vão reagir de maneira positiva sempre que você tornar a vida delas mais fácil.
7. Diga sempre a verdade ?
A mentira tem pernas curtas e o mentiroso acaba sempre descoberto. Seja sincero com clientes e prospects, principalmente quanto a condições de pagamento, prazos de entrega e padrões de qualidade.
8. Faça propaganda de maneira regular ?
Estudos feitos por institutos de pesquisa na Europa e EUA demonstram que empresas que anunciam regularmente, mesmo em períodos de depressão econômica, vendem mais do que as que não anunciam ou que cortam suas verbas nesses períodos. O ideal é chegar a um ponto em que não seja preciso investir em propaganda, deixando as vendas a cargo do boca-a-boca. Até chegar lá, é indispensável um bom planejamento de marketing, com ações regulares que melhorem tanto suas vendas quanto sua imagem no mercado.
9. Satisfação garantida ou o seu dinheiro de volta ?
Sem perguntas e sem reclamações. Embora algumas empresas achem que serão inundadas por reclamações injustas de clientes desonestos, isso raramente acontece. Quem não faz isso acaba deixando muitos clientes insatisfeitos, que saem por aí falando mal da empresa. Como os custos de perder clientes são altos, é bobagem não atender aos pedidos dos que reclamam. Não é bondade nem ingenuidade: é respeito e profissionalismo.
10. Responda em 24 horas ?
O nome do jogo, hoje, é agilidade e rapidez. Mostre que você é uma pessoa ativa e responda a todas as cartas, solicitações e telefonemas em 24 horas, e exija o mesmo de todos na sua empresa. Nada é pior do que ter um cliente correndo atrás de um vendedor, tentando comprar. Responder rapidamente é o mínimo de consideração e cortesia que podemos dar a um cliente, e acaba sendo a diferença entre fechar ou não um negócio.
11. Delegue ?
Ninguém consegue fazer tudo da melhor maneira. Delegar envolve uma série de fatores, como escolher corretamente seus assistentes e vencer a insegurança. Aprenda a separar tarefas que podem ser feitas por outras pessoas. Você é pago para pensar em maneiras de melhorar a empresa, vender mais e ganhar mais. A única forma de fazer isso é se desvencilhando de tarefas menores.
12. Invista em treinamento ?
A média de investimento em treinamento por funcionário no Brasil é insignificante. Isso acontece porque muita gente encara esses treinamentos como um custo. Se for esse o seu caso, é fácil solucioná-lo: comece a investir em treinamento de uma maneira correta e monitore melhor os resultados dos funcionários que participarem (atitude, turnover, absenteísmo, resultados diretos, lealdade, motivação, etc.). Depois me conte se isso realmente é um custo, ou um investimento.
13. Recompense a lealdade ?
De funcionários e, principalmente, de clientes. Aumente prazos, dê descontos, organize eventos fechados. As empresas tendem a se acomodar e tratar os clientes que continuam comprando como se fosse a coisa mais natural do mundo. A maioria dos esforços se concentra em ganhar contas novas, quando a manutenção de clientes é muito mais lucrativa.
14. Trate bem quem reclama ?
Pessoas que se dão ao trabalho de reclamar são uma fonte incrível de informações para a sua empresa. Imagine o quanto você estaria faturando se perdesse menos clientes. O número, geralmente, é muito alto. Ponha-o bem grande na parede, para que ninguém se esqueça do valor que tem um cliente, principalmente os que reclamam.
15. Clientes internos também são importantes ?
Henry Ford ficou famoso ao dobrar os salários de seus funcionários para que eles pudessem comprar seus próprios carros. Se os seus funcionários pudessem escolher, eles usariam seus próprios produtos e serviços ou os da concorrência? O amor à camisa não pode ser imposto: é conquistado um pouco a cada dia.
Se você achar que para realizar cada ação será necessário envolver mais pessoas, investimento de tempo e dinheiro, definição de prazos, etc., recomendamos a utilização da ferramenta 5W2H (já vista na VendaMais de junho deste ano). Com ela, você definirá o que, por que, onde, quanto, como, por quem e quanto custa fazer cada ação. Um ótimo mês e bom trabalho!