1. A primeira impressão é a que fica ?
Faça da sua apresentação pessoal uma ?marca?. Barba, cabelos, mãos, unhas, perfume, desodorante, hálito e vista-se adequadamente. Embora possa não parecer, a somatória destes detalhes demonstra o seu bom gosto, a sua personalidade e o seu caráter.
2. Educação e boas maneiras ?
Cumprimente todos os dias cada membro da equipe. Faça disso uma rotina, demonstrando satisfação e alegria por estarem juntos em mais um dia de trabalho. Isto fará com que a equipe aprenda a reconhecê-lo como uma pessoa justa e de bom senso.
3. Forma de comunicação e linguagem ?
Muito cuidado com as gÃrias e modismos no falar. Palavras ou expressões de baixo nÃvel não se enquadram com a função de liderança.
4. Atitudes transparentes ?
Demonstre que está comprometido todo o tempo com a função que desempenha para com a sua equipe, superiores, clientes etc. Deixe claro que você é um profissional ético e que se orgulha de fazer parte da sua empresa.
5. Franqueza e lealdade ?
Seja franco e sincero em suas atitudes, nunca deixe de falar o que for preciso na hora certa. Porém, cuide-se na formo de como, quando e onde falar para não desmotivar ou transformar as pessoas em vÃtimas de uma ou outra situação.
6. Elimine a palavra ?não? fácil ? Ao ser abordado, jamais diga a palavra ?não?. Procure ouvir, faça avaliações, peça tempo se necessário. Busque a preferência pela palavra ?sim?. Pesquisas comprovam que uma equipe motivada e comprometida se torna mais criativa e com melhores soluções.
7. Otimismo e realismo ?
Motive diariamente a sua equipe, demonstre as metas e objetivos, mas não cometa exageros que normalmente são repletos de boas intenções, mas não condizem com a realidade.
8. Estimule a cooperação ?
A cooperação é tida e reconhecida como uma das maiores ?forças de trabalho?. Apresente experiências vividas por outras equipes em outras organizações.
9. Saiba o que a equipe pensa de você ?
Estimule a emissão de opiniões a seu respeito. Observe como você é avaliado. Crie um canal precioso de informações para corrigir eventuais distorções em sua conduta e imagem profissional.
10. Liberdade e cautela ?
Nunca exagere nas brincadeiras e tão pouco favoreça intimidades com sua equipe. Via de regra, alguns acabam achando que ?podem tudo com você?. Deixe claro onde ficam os limites entre liberdade e libertinagem.
11. Tenha senso de humor ?
Para que você mantenha o humor é necessário entender claramente que isso implica gostar de lidar com pessoas o tempo todo, todos os dias. Procure ser sempre um lÃder bem-humorado.
12. Reuniões descontraÃdas e objetivas ?
Muito cuidado com aquelas reuniões intermináveis, dispersivas e cansativas. Seja objetivo, resolva o que deve ser resolvido, mas não cometa o radicalismo.
13. Sentimento de solidariedade ?
Seja solidário com cada membro da equipe. Jamais ignore o lado humano de cada colaborador. Mas não deixe que confundam esse sentimento com paternalismo.
14. Compartilhe decisões ?
Saiba dividir com seus colaboradores a responsabilidade de administrar e liderar a equipe, bem como saber compartilhar das sugestões apresentadas pelos membros da equipe. Porém, deixe claro que a palavra final é sua.
15. Trabalhe somente o necessário ?
Não permita que o trabalho faça de você e de sua equipe ?os eternos escravos?. Saiba que quando as horas-extras se tornam um hábito, via de regra, indicam que muitos processos não andam bem como deviam.
16. Oriente-se no campo de batalha ?
Para gerenciar, você e sua equipe terão que saber jogar e enfrentar todos os tipos de gramados, torcidas, baixas temperaturas e arbitragens, para conquistar o tão almejado ?TÃtulo de Campeão?.
Frase: ?É preciso pensar para acertar, calar para resistir e agir para vencer” ? Renato Kebl