16 atitudes do gerente que faz acontecer

1. A primeira impressão é a que fica ?

Faça da sua apresentação pessoal uma ?marca?. Barba, cabelos, mãos, unhas, perfume, desodorante, hálito e vista-se adequadamente. Embora possa não parecer, a somatória destes detalhes demonstra o seu bom gosto, a sua personalidade e o seu caráter.

2. Educação e boas maneiras ?

Cumprimente todos os dias cada membro da equipe. Faça disso uma rotina, demonstrando satisfação e alegria por estarem juntos em mais um dia de trabalho. Isto fará com que a equipe aprenda a reconhecê-lo como uma pessoa justa e de bom senso.

3. Forma de comunicação e linguagem ?

Muito cuidado com as gírias e modismos no falar. Palavras ou expressões de baixo nível não se enquadram com a função de liderança.

4. Atitudes transparentes ?

Demonstre que está comprometido todo o tempo com a função que desempenha para com a sua equipe, superiores, clientes etc. Deixe claro que você é um profissional ético e que se orgulha de fazer parte da sua empresa.

5. Franqueza e lealdade ?

Seja franco e sincero em suas atitudes, nunca deixe de falar o que for preciso na hora certa. Porém, cuide-se na formo de como, quando e onde falar para não desmotivar ou transformar as pessoas em vítimas de uma ou outra situação.

6. Elimine a palavra ?não? fácil ? Ao ser abordado, jamais diga a palavra ?não?. Procure ouvir, faça avaliações, peça tempo se necessário. Busque a preferência pela palavra ?sim?. Pesquisas comprovam que uma equipe motivada e comprometida se torna mais criativa e com melhores soluções.

7. Otimismo e realismo ?

Motive diariamente a sua equipe, demonstre as metas e objetivos, mas não cometa exageros que normalmente são repletos de boas intenções, mas não condizem com a realidade.

8. Estimule a cooperação ?

A cooperação é tida e reconhecida como uma das maiores ?forças de trabalho?. Apresente experiências vividas por outras equipes em outras organizações.

9. Saiba o que a equipe pensa de você ?

Estimule a emissão de opiniões a seu respeito. Observe como você é avaliado. Crie um canal precioso de informações para corrigir eventuais distorções em sua conduta e imagem profissional.

10. Liberdade e cautela ?

Nunca exagere nas brincadeiras e tão pouco favoreça intimidades com sua equipe. Via de regra, alguns acabam achando que ?podem tudo com você?. Deixe claro onde ficam os limites entre liberdade e libertinagem.

11. Tenha senso de humor ?

Para que você mantenha o humor é necessário entender claramente que isso implica gostar de lidar com pessoas o tempo todo, todos os dias. Procure ser sempre um líder bem-humorado.

12. Reuniões descontraídas e objetivas ?

Muito cuidado com aquelas reuniões intermináveis, dispersivas e cansativas. Seja objetivo, resolva o que deve ser resolvido, mas não cometa o radicalismo.

13. Sentimento de solidariedade ?

Seja solidário com cada membro da equipe. Jamais ignore o lado humano de cada colaborador. Mas não deixe que confundam esse sentimento com paternalismo.

14. Compartilhe decisões ?

Saiba dividir com seus colaboradores a responsabilidade de administrar e liderar a equipe, bem como saber compartilhar das sugestões apresentadas pelos membros da equipe. Porém, deixe claro que a palavra final é sua.

15. Trabalhe somente o necessário ?

Não permita que o trabalho faça de você e de sua equipe ?os eternos escravos?. Saiba que quando as horas-extras se tornam um hábito, via de regra, indicam que muitos processos não andam bem como deviam.

16. Oriente-se no campo de batalha ?

Para gerenciar, você e sua equipe terão que saber jogar e enfrentar todos os tipos de gramados, torcidas, baixas temperaturas e arbitragens, para conquistar o tão almejado ?Título de Campeão?.

Frase: ?É preciso pensar para acertar, calar para resistir e agir para vencer” ? Renato Kebl

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