22 maneiras de aumentar seus resultados Muitas vezes, as empresas ficam bitoladas no mesmo processo de venda e esquecem das várias opções existentes no mercado. Vejo empresas repetindo uma fórmula que não está funcionado, exaustivamente até esgotá-la ou seus recursos. Não digo apenas de canais de vendas, mas de modelos propriamente ditos.
Por esse motivo, iremos fazer um trabalho interativo nessa matéria. Aproveite para fazer anotações na própria revista e descubra se sua empresa está esgotando todas as formas possÃveis de vender seus produtos ou serviços.
Veja aqui quantas opções temos para conseguir vender mais. Vamos fazer juntos um checklist e, quem sabe, pensar em uma nova estratégia para 2008.
1. Vendedor próprio ? Tem vendedores contratados pela sua empresa.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
2. Representante comercial ? Vendedores sob a forma de representantes comerciais.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
3. Empresas de representação ? Empresas são responsáveis pelas vendas da sua empresa e recebem comissão por isso.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
4. Venda pela internet ativa ? Você envia e-mails para estimular o consumo.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
5. Venda pela internet receptiva ? Você tem uma página com uma loja onde as pessoas visitam e compram.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
6. Telemarketing ativo ? A sua equipe liga para vender.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
7. Telemarketing receptivo ? Apenas recebe ligações dos clientes.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
8. Venda por catálogo impresso ? Cria campanhas e imprime catálogos que geram vendas espontâneas.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
9. Venda por catálogo digital ? Grava vÃdeos demonstrando o produto e distribui para gerar pedidos.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
10. Venda via fax ? Envia fax para os clientes.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
11. Venda multinÃvel ? Os seus representantes podem abrir novos revendedores e ganham também por suas vendas.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
12. Venda mononÃvel ? Cria uma grande equipe de vendedores que podem vender, mas não abrir novos revendedores.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
13. Venda direta ? porta-a-porta ? A sua equipe vende direto para o consumidor final.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
14. Venda direta via TV ou rádio ? Usando aquelas campanhas na TV ou rádio que dizem aquele famoso ?ligue já?.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
15. Venda via marketing direto ? Mala-direta com boleto bancário. Envia mala-direta e espera o retorno via ligação ou pagamento do boleto bancário que segue anexo.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
16. Reposição automática de estoque do cliente ? A sua empresa controla o estoque do cliente e repõe automaticamente, mantendo o nÃvel de controle e segurança.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
17. Produtos para venda adicional ? Você coloca novos produtos em sua linha para gerar venda adicional e diluir o custo de vendas.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
18. Extensão de linha ? O seu produto de maior sucesso se desdobra em novos para aproveitar sua imagem.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
19. Visita ao cliente ? A sua equipe realiza visitas periódicas aos clientes pessoalmente.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
20. Vendas em parceria ? Cria espaços dentro de parceiros ou até mesmo clientes para vender seus produtos em ilhas.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
21. Vendas em feiras e eventos ? Participa de feiras ou eventos para divulgar e vender seus produtos.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
22. Vendas via distribuidores ? Vende seu produto para empresas que compram, colocam sua margem e revendem.
( ) sim ( ) não
Observação___________________________________________
É evidente que cada um desses procedimentos tem seus pontos fortes e fracos que devem ser muito bem avaliados e testados. Não existem saÃdas milagrosas, nem pense que a outra solução é melhor que a adotada por sua empresa atualmente. Mas é muito importante colocarmos todas as peças na mesa para tomar a melhor decisão.
E atenção, esses são apenas alguns modelos. A sua empresa pode inventar uma maneira diferenciada de vender. Se você quiser me escrever contando o seu modelo de vendas será um grande prazer ler sua história. Até a próxima!