25 dicas para o próximo ano

Grandes especialistas dão seus conselhos para um 2007 de grandes vendas

A ExpoVendaMais ? o maior evento de vendas já realizado no Brasil ? movimentou o meio empresarial no mês de outubro. Além dos gurus internacionais, grandes especialistas nacionais passaram pelo evento.

A VendaMais ouviu todos eles e traz, com exclusividade, uma lista especial com 25 dicas para você vender mais e melhor em 2007. Comece a colocar em prática agora mesmo e melhore seus resultados no próximo ano. Com a palavra, os especialistas:

1) Um bom roteiro do que se pretende falar é o primeiro passo para evitar erros, esquecimentos, redundância e falta de objetividade. Tão importante quanto falar bem é portar-se adequadamente em público. A regra que impera é a da discrição. (Adriane Werner)

2) Durante a venda, é preciso transmitir envolvimento e veracidade, a fim de conquistar o cliente e gerar emoções positivas sobre o produto e a empresa representada. A voz, a fala e a expressão corporal do vendedor são essenciais para o sucesso nessa comunicação. (Ana Elisa Moreira)

3) É necessário que se conheça o que motiva individualmente as equipes e os líderes com o intuito de contribuir para sua realização pessoal e profissional e incentivar o comprometimento deles com a visão e os objetivos da empresa. (Ana Maria Monteiro)

4) Com o mercado globalizado e a competição cada vez mais acirrada, a palavra de ordem é competência. Só terá sucesso o vendedor que investir em conhecimento, tem atitude, é comprometido, focado e sabe construir relacionamentos com seus clientes. (Antonio Braga)

5) Para se sobressair e vencer, é necessária uma excelente equipe de vendas. Portanto, o lucro começa com a contratação certa, um bom programa de treinamento e uma boa liderança. Um gerente que dedicar 80% do seu tempo a treinar e motivar sua equipe terá sucesso garantido. (César Frazão)

6) Existem características de profissionais de sucesso que são fundamentais ao crescimento no processo de administração e gerenciamento de vendas, bem como atitudes de desequilíbrio que essas pessoas tomam no decorrer de suas atividades e como resolvê-las. (Claudio Diogo)

7) Os vendedores devem posicionar-se como gestores consultivos de negócios, conhecendo os mitos empresariais dos quais devem fugir e as novas competências necessárias para competir. Além disso, precisam entender que motivação não se recebe, mas se desenvolve. (Cláudio Tomanini)

8) O vendedor precisa de um método de trabalho inteligente, com ferramentas práticas de relacionamento e autogerenciamento. Afinal, o vendedor que antes contava com o gerente de vendas hoje deve se gerenciar. (Gustavo Andrade)

9) Um profissional de vendas pode utilizar, de forma simples, as mais avançadas técnicas de contato humano para ganhar seu cliente. As técnicas de neurolingüística, por exemplo, trazem mais autoconfiança, prazer no trabalho, vendas e lucros para o negócio. (João Alberto Costenaro)

10) A negociação é uma etapa fundamental para o processo de vendas, e a maioria dos vendedores não está devidamente preparada para conduzi-la. Nos dias de hoje, os compradores, na hora de negociar, estão mais bem-preparados do que os vendedores. (João Baptista Vilhena)

11) Como todos precisam negociar cada vez melhor e vender cada vez mais, a oportunidade de desenvolver competências para converter problemas em soluções criativas para os clientes é o desafio maior de todo profissional de vendas. (Luis Paulo Luppa)

12) Escrever aumenta em 72% a capacidade de realização. Portanto, escreva o que deve acontecer na semana ou no mês com a técnica orientada para resultados. Especifique quais clientes e produtos a serem vendidos, números a atingir e prazos a cumprir. (Luiz Fernando Garcia)

13) O tempo é o recurso mais valioso nos dias de hoje. A grande diferença entre um profissional de vendas bem-sucedido e um que está fracassando está em como cada um utiliza seu tempo. Isso faz a diferença. (Marcelo de Almeida)

14) Um campeão de vendas inicia seu dia como se fosse único, procura entusiasmo em si, faz um mapa de oportunidades, estuda como usar melhor o seu tempo, foca nas metas, sabe falar com o cliente e espera o momento certo para oferecer produtos e serviços. (Marcelo Ortega)

15) Entendendo melhor os números e as tendências futuras da venda direta no Brasil, um profissional de vendas pode aumentar as suas chances de sucesso nesse segmento de negócio que não pára de crescer e oferecer oportunidades. (Marcelo Pinheiro)

16) É possível vender e negociar melhor vendendo valor, não preço e conseguir fechar qualquer negócio com margens de lucro bastante satisfatórias. (Márcio Miranda)

17) Em geral, o vendedor foca muito em vendas e se esquece do marketing, pensando que marketing é vendas. O marketing não existe para tornar desnecessária a venda, mas para fazer as vendas acontecerem com mais fluência e lucratividade. (Maurício Góis)

18) Os vendedores precisam aprender os princípios básicos das atividades de networking e gestão de redes de negócios. Além disso, devem familiarizar-se com as ferramentas de networking on-line, seus modelos de negócios e suas dicas de uso. (Octavio Pitaluga)

19) Aqueles que melhor desenvolvem a habilidade de estabelecer relacionamentos com seus clientes sempre se destacam. As técnicas são importantes, mas são as competências individuais que fazem a grande diferença entre os vendedores medíocres e os campeões. (Paulo Angelim)

20) Somente as empresas que têm um sistema de aprimoramento de habilidades para vendas e implantam um processo de gestão profissional da equipe podem dizer que têm habilidade comercial para vencer. (Paulo Ferreira)

21) Os recursos que a empresa utiliza para convencer suas equipes de vendas sobre a eficácia de suas estratégias e a excelência de seus produtos e serviços são cada vez mais decisivos para um desempenho superior em vendas. (Pedro Furquim)

22) No mercado hipercompetitivo em que vivemos, o cliente detém um poder extraordinário. Princípios, práticas, estratégias, comportamento e atitudes de vendedores, que até então eram eficazes, já não funcionam mais. (Sérgio Almeida)

23) Um bom vendedor deve aprender a usar suas habilidades com inteligência, para construir relacionamentos, liderar equipes vencedoras e alcançar sua independência financeira, em vez de trabalhar a vida toda para enriquecer os outros. (Sergio Buaiz)

24) Seja diferente, saia do comum, crie e ouse. Esse é um belo desafio. A ponte do sucesso pessoal e profissional você constrói. Jamais desista! Reclame menos, queixe-se menos, fortaleça o sorriso, o elogio, o bom humor e saiba ouvir. Perceba o lado bom dos fatos e da vida. (Sergio Kehl)

25) Clientes, metas e negociação são temas recorrentes no cotidiano do profissional de vendas. Mas além da vida profissional e material, o vendedor tem de cuidar de sua saúde; da vida afetiva que envolve pais, irmãos, filhos, amigos e cônjuge; e da vida cultural, social e espiritual. (Tom Coelho)

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