3 pilares do carisma executivo e outras dicas

Dicas de Luciano Martins, Eugênio Sales Queiroz e André Brik ?Eu prefiro agir certo e não receber agradecimentos que agir errado e não receber nenhuma punição? Marcus Cato

?O problema em aprender com a experiência é que você nunca se forma? Doug Larson

Mesa ? papel = produtividade

Quem, eventualmente, trabalha em um home office, deve tomar muito cuidado para que papéis acumulados não atrapalhem o fluxo do trabalho e não ultrapassem os limites do escritório, contaminando a ?home? com as coisas do ?office?. Seguem algumas perguntas que você deve fazer antes de jogar algo fora:

1. Eu realmente preciso disso? (caso a resposta seja não: jogue no lixo).

2. Por que eu preciso disso? Seja honesto e não se engane: se a resposta não for um argumento racional, mande para o lixo.

3. Quando eu vou precisar disso? Se você não souber precisar uma data específica, provavelmente este dia nunca chegará: lixo!

4. Onde isso pode ser colocado? Ajuda a determinar onde o item (que passou pelos filtros anteriores) pode ser guardado.

5. Onde isso pode ser facilmente encontrado? Não adianta guardar algo, se você não sabe onde ele está na hora que precisar.

André Brik é designer e publicitário.
Visite os sites: www.gohome.com.br
                             www.brik.com.br


3 pilares do carisma executivo

Gutemberg B. de Macêdo explica no livro Carreira: que rumo seguir?, da editora Gente, que o carisma tem três pilares a serem desenvolvidos pelos profissionais que desejam se destacar:

Integridade ? Não basta aparentar, é preciso ser efetivamente íntegro em todos os seus pensamentos, gestos e ações.

Autoconfiança ? Muitas vezes, diante das dificuldades, a autoconfiança fica abalada, mas é preciso voltar, rapidamente, a confiar em você.

Transparência ? Seja sempre direto e objetivo, comprometendo-se com a verdade e colocando-a em prática em todas as suas ações.

Da Redação.


Desenvolva a criatividade

Provavelmente, a sua capacidade de criar já é suficiente para levá-lo mais longe do que você imagina. É possível que lhe falte mais autoconfiança e persistência do que genialidade, posto que, muitas vezes, é justamente na simplicidade que se ela manifesta a genialidade. Assim, sugiro três pontos importantes:

»Você tem potencial ? Podemos dizer que potencial é a capacidade ainda não utilizada. Ou seja, é tudo que você pode fazer, mas ainda não fez. Idéias impressionantes estão aí, dentro de você, esperando a hora de sair, de vir à luz e encantar o mundo. Talvez seja uma obra de arte ou um modelo de gestão ou uma competência profissional de grande eficácia. Eu não sei o que é, mas está aí, quem sabe meio adormecida, mas não morta. Então, não sufoque o potencial que está querendo se expandir. Disponha-se a ser tudo que você pode ser e brilhe o mais forte que puder.

»Coisas simples fazem a diferença ? Nem tudo que é bom é complicado ou de difícil entendimento. Se fosse, poucos poderiam usufruir. Colocar uma haste na lateral de um copo para não queimar a mão devido ao calor da bebida é uma idéia bastante simples. No entanto, traz conforto e segurança às pessoas. Portanto, não fique esperando uma idéia incrível, pode ser que a sua genialidade esteja justamente na aplicabilidade que tem.

»Acredite na possibilidade ? É impressionante como certas pessoas têm a tendência de acreditar na impossibilidade! Estão o tempo todo dizendo que não vai dar certo, que não vai funcionar. Você já viu alguém que tem essa postura se destacando e realizando seus sonhos? Nunca! São pessoas paralisadas pelo próprio pessimismo. Incapazes de ir à frente pelo medo e acomodadas. Na verdade, essa é apenas uma opção de vida.

Luciano Martins atua como consultor e ministra cursos sobre gestão de pessoas, vendas, empreendedorismo, técnicas para falar em público entre outros.
E-mail: [email protected]


Regras para reuniões de trabalho

O livro Comunicação Empresarial, da autora Maria Christina de Andrade Vieira, da editora Senac, sugere algumas regras para se comportar durante as reuniões de trabalho. Confira algumas dicas:

»Não fique se mexendo ou com tiques.

»Evite desenhar, pois as pessoas ficam atentas ao o que os outros fazem.

»Não masque chicletes.

»Não peça algo que não foi oferecido, por exemplo: servem café e você pede chá ou suco.)

»Não seja lento e, se oferecerem bebidas ou lanches, defina rapidamente o pedido.

»Evite se distrair e mantenha a mente aberta, ainda que a reunião esteja aborrecida.

»Não atenda ao celular.

Da Redação


Atenda com maestria

Se já sabemos que o cliente dos tempos atuais está muito bem preparado e exigente, então, faz-se necessário atendê-lo com excelência e com grande desenvoltura. E excelência em atendimento é:

1. Receber muito bem o cliente com frases do tipo: “Bom dia, seja bem-vindo à empresa…”

2. Saber levantar, através de perguntas, as necessidades do cliente.

3. Ter bom senso e bastante atenção ao que o cliente lhe disser.

4. Deixar o cliente sempre muito à vontade, para que não se sinta pressionado.

5. Ter bom humor.

6. Saber vencer as objeções dos clientes com preparo e eficiência.

Eugênio Sales Queiroz é consultor e conferencista nas áreas de excelência profissional, vendas, atendimento, liderança e motivação.
Visite o site: www.eugeniosales.com.br


CRIATIVIDADE EM VENDAS

A história de criatividade, deste mês, foi enviada à VendaMais por Maria da Gloria Alvim Lima, de Barra Mansa, RJ.

?Quando iniciei o treinamento de uma equipe, para a venda de produtos exclusivos a salão de beleza, percebi uma grande dificuldade: os salões não manifestavam razões para mudar as marcas com as quais já trabalhavam. Então, decidi ir a campo e ver qual seria a arma para vencer essa objeção. Comecei a analisar o potencial de cada cliente, fiz algumas vendas, e, daí, surgiu a idéia de montar kits de manutenção capilar, composto por xampu, condicionador, além de uma nécessaire. Passamos a deixar esses kits em consignação nos salões, para que eles mesmos fizessem o preço final de venda, obtendo o lucro que quisessem ao revender o produto. Resultado: conseguimos provar que o produto era de primeira qualidade. Assim, passamos a fazer duas vendas para os salões, do tratamento ? que só o salão pode aplicar no cliente, e do kit de manutenção, fazendo os salões lucrarem com os produtos em dois momentos.

Como surgiu a idéia? Conhecendo o produto e percebendo que deixando-o em consignação, além de algumas amostras grátis, entraríamos nesse mercado que é tão concorrido. Com isso, conseguimos clientes que já adotaram nosso produto.?

Além do negócio, a idéia rendeu um ano de VendaMais grátis a você, Maria da Glória. Agora é a sua vez. Envie-nos seu exemplo de criatividade em vendas para o e-mail: [email protected] ou pelo fax (41) 3338-3321, com a palavra “Criatividade” no campo de assunto. Quem tiver a idéia publicada, além dos 15 minutos de fama, receberá um ano de VendaMais grátis. Vale criatividade na hora de prospectar, de conseguir indicações, de responder objeções, de fechar e em todas as etapas da venda.

Consultores que desejarem ter suas dicas publicadas na seção Manual do Vendedor, devem enviá-las para o e-mail: [email protected]. Os textos serão analisados e publicados em edições posteriores da revista VendaMais.

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