3 tendências que vão revolucionar as empresas em 2018

3 tendências da tecnologia para o varejo em 2018

Experiências digitais nas lojas físicas, realidade virtual e aumentada nas organizações e assistentes de voz no local de trabalho estão entre as tendências da Avanade para 2018

Por Consultoria Avanade

Em 2017, a Avanade indicou com precisão que a realidade aumentada (AR) se tornaria uma nova realidade nas empresas. Outro prognóstico foi que a inovação seria liderada pelo Design Thinking e aprimoraria a experiência humana. Também previu que a ética digital prevaleceria mesmo com o aumento explosivo dos dispositivos digitais que rastreiam dados de consumidores e colaboradores.

Para 2018, a Avanade acredita que 3 inovações irão gerar oportunidades para as empresas e proporcionar um caminho de possibilidades para a transformação digital:

Tendência 1: experiências digitais nas lojas físicas e online serão comuns. Realidade Aumentada e Virtual (AR / VR) serão grandes parceiras dos varejistas

Não é novidade que a experiência do varejo está mudando. Ao mesmo tempo em que os pontos de vendas evoluem, os consumidores fazem visitas às lojas em busca de experiências digitais. Pesquisa realizada pelo IDC prevê que até o ano 2020, 40% das principais marcas oferecerão experiências digitais aos clientes. No Brasil, 67% dos varejistas investem para se preparar para as transformações digitais, segundo uma pesquisa da Cisco.

No próximo ano, os varejistas devem adotar e experimentar novas tecnologias digitais para complementar as experiências em lojas físicas. Entre as possibilidades estão o uso de AR / VR para experimentar roupas, além de assistentes virtuais que oferecem atendimento ao cliente por meio de chatbots, motivando a interação com as mercadorias em lojas e supermercados.

“Mais da metade dos varejistas pesquisados planeja usar AR / VR e robótica em suas lojas nos próximos dois anos. É importante entender o impacto dessas tecnologias na força de trabalho. As ferramentas digitais que ajudam a treinar e fornecer experiências personalizadas aos funcionários são tão importantes quanto as que engajam e fidelizam o cliente”, afirma Rodrigo Caserta, Country Manager da Avanade Brasil.

Tendência 2: automação e tecnologia irão reinventar a experiência dos funcionários, dando às organizações a oportunidade de renovar a forma como trabalham

A área de recursos humanos geralmente é responsável pelo engajamento dos colaboradores e pela satisfação no ambiente de trabalho. À medida que surgem inovações, nasce o futuro do trabalho. Em 2018, a liderança de tecnologia será convocada, como consultoria, para ajudar a impulsionar o engajamento, a produtividade e o valor relacionado à adoção de ferramentas digitais aos funcionários.

O Centro de Pesquisa de Sistemas de Informação (CISR) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)* mostra que as grandes empresas no quartil superior da experiência dos funcionários são duas vezes mais inovadoras e 25% mais rentáveis do que as do quartil inferior. Estas informações confirmam que, prevalecendo a transformação digital com foco na experiência do cliente, serão necessárias algumas alterações a fim de igualar as experiências dos funcionários. Além disso, existe uma alta demanda para as empresas colocarem a capacitação dos trabalhadores digitais no centro de suas estratégias de crescimento.

“As organizações precisam criar uma estratégia de adoção digital com ferramentas personalizadas de produtividade e comunicação para apoiar e aumentar a forma como o colaborador trabalha”, analisa Caserta. “Isso pode levar a uma maneira mais produtiva e social de se trabalhar. E a uma experiência mais atraente para o usuário, aumentando a capacidade de atrair e reter os melhores talentos. Tudo isso como forma de melhorar o engajamento e a eficiência dos funcionários”.

Na prática

Foi o caso do Hospital Israelita Albert Einstein, que integrou a URA (unidade de resposta audível) ao banco de dados de clientes (CRM), automatizando a identificação das informações e tornando os dados rapidamente disponíveis aos atendentes. Com a integração do CTI, processo pelo qual um equipamento telefônico troca informações com o computador, dados pessoais ou mesmo o telefone cadastrado do cliente, passaram a ser reconhecidos diretamente na URA. Isso tornou o atendimento mais ágil, facilitando os processos internos do hospital e dando qualidade ao contato com o público. E reduziu em até 10% o tempo médio de atendimento, além de aumentar a produtividade da equipe.

Tendência 3: assistentes virtuais e de voz vão para o local de trabalho, abrindo oportunidades interessantes para as organizações

2018 será o ano da voz. Analistas do Gartner preveem que, até 2021, os primeiros que adotarem ou redesenharem seus sites para oferecer suporte de busca visual e de voz podem aumentar a receita do comércio digital em 30%. A princípio, essa tecnologia de consumo impactará as organizações aumentando a produtividade e ajudando no gerenciamento do tempo. Entre outras coisas, os assistentes pessoais e gerentes terão mais facilidade de encontrar reservas de viagens enquanto estão trabalhando em outras tarefas. Enquanto isso, os desenvolvedores de sistemas poderão procurar por meio da voz códigos abertos para projetos.

“Os assistentes virtuais oferecem diversas possibilidades para empresas e organizações aumentarem a eficiência e a produtividade”, complementa Caserta. O Country Manager da Avanade Brasil destaca assistentes de voz virtuais, como Cortana, Alexa, Siri e Google Home, como as principais plataformas no momento. “Mas com a expansão do assistente virtual para o local de trabalho, esta lista provavelmente crescerá, adicionando novos participantes. E, provavelmente, novos negócios também surgirão”, finaliza.

A Avanade é uma consultoria de soluções inovadoras de digital e nuvem, soluções de negócios e experiências que levam design aos seus clientes, entregues por meio do poder das pessoas e do ecossistema Microsoft. A Avanade possui 30 mil pessoas digitalmente conectadas em 24 países, trazendo aos clientes resultados por meio de uma cultura colaborativa, que honra a diversidade e reflete as comunidades onde atua. Com participação majoritária da Accenture, a Avanade foi fundada em 2000 pela Accenture LLP e pela Microsoft Corporation.

* Fonte: MIT CISR Research Briefing, vol. XVII, nº 6, junho de 2017

Para saber mais

Acesse: www.avanade.com

Leia também:

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima