30 sugestĂ”es para vocĂȘ realizar um atendimento eficiente

Confira algumas dicas que vĂŁo ajudĂĄ-lo a fazer um atendimento eficiente e, conseqĂŒentemente, a aumentar suas vendas 1. Saber que todos fazem parte do atendimento ? independentemente da ĂĄrea que atue, fique atento Ă s solicitaçÔes dos clientes internos ou externos, evite o nĂŁo Ă© comigo

2. Identificação ? crie uma imagem que o identifique facilmente: apresentação pessoal, crachå e uniforme.

3. Acordar todas as manhĂŁs sorrindo e imaginando que “hoje Ă© um dia que vocĂȘ ainda nĂŁo viveu” e que valerĂĄ a pena vivĂȘ-lo intensamente.

4. Saber gostar de pessoas, cativando-as de forma que sorriam para vocĂȘ com facilidade e sinceridade.

5. Jamais ser agressivo, independentemente da sua classificação social, respeite totalmente os espaços e os direitos de todos.

6. Ser positivo e otimista, procure sempre o lado positivo, utilize-se de elogios, busque ser generoso. Desse modo, as pessoas irĂŁo respondĂȘ-lo com alegria e positivismo.

7. Saber identificar os gestos e as reaçÔes das pessoas de forma a não se tornar desagradåvel ou inconveniente.

8. Ter a capacidade de saber ouvir o que as pessoas falam, procurando interpretar o que disseram e o que deixaram de dizer, exercitando o “ouvir com a inteligĂȘncia, nĂŁo apenas com o ouvido”.

9. Saber interpretar o tom de voz de cada cliente, procurando identificar a real importĂąncia de cada “fala” e os valores do que foi dito.

10. Manter-se disposto, prestando o melhor serviço, buscando agregar o maior lucro aos clientes. 11. Saber que os clientes adquirem soluçÔes para as suas necessidades e “nĂŁo” problemas ao adquirirem os produtos e serviços de sua empresa.

12. Saber falar a linguagem procurando identificar o que é especial, importante e ou essencial em cada solicitação, procurando ajudå-lo a conseguir o que deseja.

13. Entender que um atendimento eficiente Ă© nunca desistir, sem tornar desagradĂĄvel, mas saber que um atendimento Ă© muito mais persistĂȘncia que insistĂȘncia.

14. Saber prospectar futuros atendimentos ? utilize todas as formas de “como se comunicar com os clientes?, por exemplo: telefonemas, e-mail, fac-sĂ­mile, correspondĂȘncias, cartĂ”es de descontos, folhetos, tablĂłides e outros.

15. Ser Ă©tico ? o que nĂŁo queremos para nĂłs, jamais faremos ou permitiremos que seja feito para os outros.

16. Ter a consciĂȘncia de que nas organizaçÔes modernas todos devem servir aos clientes, alĂ©m de se tornarem inesquecĂ­veis na “mente dos clientes”.

17. Saber transformar os problemas em grandes oportunidades, visualizando soluçÔes adequadas e simples em que a maioria das pessoas acha que não daria certo.

18. Acreditar que sempre hå uma solução para tudo e para todos, buscando sempre os entendimentos e os acordos em todas as situaçÔes, por mais difíceis que elas se apresentem.

19. Gostar de ser treinado, participar em todos os treinamentos; administrativos, comerciais e operacionais. Clientes valorizam “o falar a mesma lĂ­ngua” em todos os ambientes da organização.

20. Saber eliminar idéias e atitudes negativas, fazendo com que cérebro esteja sempre positivo, procurando dominar as incertezas, inseguranças e os medos.

21. Saber evitar os conflitos pessoais, entendendo que a discórdia das idéias é uma situação normal, que sempre farå parte das relaçÔes humanas.

22. Saber evitar crĂ­ticas constantes, ter pleno domĂ­nio sobre si, evite a tendĂȘncia ? atĂ© considerada natural ? de criticar pessoas, produtos e ou serviços.

23. Saber utilizar as comunicaçÔes e as informaçÔes ? tenha em mente que nĂŁo basta sĂł saber e conhecer. VocĂȘ sĂł obterĂĄ resultados se transformar os conhecimentos em açÔes.

24. Saber fazer o pĂłs-atendimento ? entender todos os “passos que sĂŁo dados” e contatar os clientes para visualizar e medir sua satisfação, buscando garantir sua fidelidade.

25. Saber trabalhar em equipe e ter a determinação de dar a sua contribuição, buscando o melhor para todos, colaborando em todas as situaçÔes, para que as dificuldades sejam imediatamente superadas.

26. Saber compartilhar ? se vocĂȘ nĂŁo estiver atendendo a um cliente, “ajude alguĂ©m que esteja”.

27. Saber entender que todos dependem de todos. Pense “NĂłs”, nunca “Eu”.

28. Saber que o todo Ă© composto por partes ? para os clientes “as açÔes sempre falaram mais alto que as palavras”.

29. Saber refletir. Faça, no fim de cada dia, uma espécie de balanço, avaliando e identificando quantos foram os erros cometidos, que não deverão ser repetidos no dia seguinte.

30. Saber atender ? trata-se de um ato especial e maravilhoso de servir Ă s pessoas, nĂŁo Ă© um favor que vocĂȘ faz para os clientes, mas um competente relacionamento, que envolve e compromete a organização a se manter no mercado.

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