30 sugestões para você realizar um atendimento eficiente

Confira algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer um atendimento eficiente e, conseqüentemente, a aumentar suas vendas 1. Saber que todos fazem parte do atendimento ? independentemente da área que atue, fique atento às solicitações dos clientes internos ou externos, evite o não é comigo

2. Identificação ? crie uma imagem que o identifique facilmente: apresentação pessoal, crachá e uniforme.

3. Acordar todas as manhãs sorrindo e imaginando que “hoje é um dia que você ainda não viveu” e que valerá a pena vivê-lo intensamente.

4. Saber gostar de pessoas, cativando-as de forma que sorriam para você com facilidade e sinceridade.

5. Jamais ser agressivo, independentemente da sua classificação social, respeite totalmente os espaços e os direitos de todos.

6. Ser positivo e otimista, procure sempre o lado positivo, utilize-se de elogios, busque ser generoso. Desse modo, as pessoas irão respondê-lo com alegria e positivismo.

7. Saber identificar os gestos e as reações das pessoas de forma a não se tornar desagradável ou inconveniente.

8. Ter a capacidade de saber ouvir o que as pessoas falam, procurando interpretar o que disseram e o que deixaram de dizer, exercitando o “ouvir com a inteligência, não apenas com o ouvido”.

9. Saber interpretar o tom de voz de cada cliente, procurando identificar a real importância de cada “fala” e os valores do que foi dito.

10. Manter-se disposto, prestando o melhor serviço, buscando agregar o maior lucro aos clientes. 11. Saber que os clientes adquirem soluções para as suas necessidades e “não” problemas ao adquirirem os produtos e serviços de sua empresa.

12. Saber falar a linguagem procurando identificar o que é especial, importante e ou essencial em cada solicitação, procurando ajudá-lo a conseguir o que deseja.

13. Entender que um atendimento eficiente é nunca desistir, sem tornar desagradável, mas saber que um atendimento é muito mais persistência que insistência.

14. Saber prospectar futuros atendimentos ? utilize todas as formas de “como se comunicar com os clientes?, por exemplo: telefonemas, e-mail, fac-símile, correspondências, cartões de descontos, folhetos, tablóides e outros.

15. Ser ético ? o que não queremos para nós, jamais faremos ou permitiremos que seja feito para os outros.

16. Ter a consciência de que nas organizações modernas todos devem servir aos clientes, além de se tornarem inesquecíveis na “mente dos clientes”.

17. Saber transformar os problemas em grandes oportunidades, visualizando soluções adequadas e simples em que a maioria das pessoas acha que não daria certo.

18. Acreditar que sempre há uma solução para tudo e para todos, buscando sempre os entendimentos e os acordos em todas as situações, por mais difíceis que elas se apresentem.

19. Gostar de ser treinado, participar em todos os treinamentos; administrativos, comerciais e operacionais. Clientes valorizam “o falar a mesma língua” em todos os ambientes da organização.

20. Saber eliminar idéias e atitudes negativas, fazendo com que cérebro esteja sempre positivo, procurando dominar as incertezas, inseguranças e os medos.

21. Saber evitar os conflitos pessoais, entendendo que a discórdia das idéias é uma situação normal, que sempre fará parte das relações humanas.

22. Saber evitar críticas constantes, ter pleno domínio sobre si, evite a tendência ? até considerada natural ? de criticar pessoas, produtos e ou serviços.

23. Saber utilizar as comunicações e as informações ? tenha em mente que não basta só saber e conhecer. Você só obterá resultados se transformar os conhecimentos em ações.

24. Saber fazer o pós-atendimento ? entender todos os “passos que são dados” e contatar os clientes para visualizar e medir sua satisfação, buscando garantir sua fidelidade.

25. Saber trabalhar em equipe e ter a determinação de dar a sua contribuição, buscando o melhor para todos, colaborando em todas as situações, para que as dificuldades sejam imediatamente superadas.

26. Saber compartilhar ? se você não estiver atendendo a um cliente, “ajude alguém que esteja”.

27. Saber entender que todos dependem de todos. Pense “Nós”, nunca “Eu”.

28. Saber que o todo é composto por partes ? para os clientes “as ações sempre falaram mais alto que as palavras”.

29. Saber refletir. Faça, no fim de cada dia, uma espécie de balanço, avaliando e identificando quantos foram os erros cometidos, que não deverão ser repetidos no dia seguinte.

30. Saber atender ? trata-se de um ato especial e maravilhoso de servir às pessoas, não é um favor que você faz para os clientes, mas um competente relacionamento, que envolve e compromete a organização a se manter no mercado.

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