4 dicas quentíssimas para incendiar as vendas neste fim de ano!

?Posso ajudar?? É com essa frase que muitos vendedores abordam os clientes que entram em nas lojas para comprar. ?Posso ajudar?? É com essa frase que muitos vendedores abordam os clientes que entram em nas lojas para comprar.

Chegamos ao final de mais um ano, e junto dele vem o momento de maior aquecimento no comércio, com as compras de Natal. É hora de aproveitar todas as oportunidades e não desperdiçar vendas, principalmente por falha no atendimento.

1. Evite dizer ?posso ajudar??

O problema é que quando os vendedores, atendentes e balconistas nos perguntam: ?Posso ajudar??, quase automaticamente respondemos: ?Não obrigado, estou só dando uma olhadinha?. Isso acontece porque os primeiros segundos de uma abordagem são fundamentais, podendo abrir ou fechar as portas para as vendas. É como diz o ditado popular: ?O que começa errado, acaba errado?.

Mas o que falar, então? A vivência nos provou que a melhor maneira de abordar um cliente quando ele entra em seu estabelecimento para comprar é cumprimentar, dizendo com um sorriso sincero no rosto: ?Muito bom dia, seja bem-vindo!? ou ?Muito bom dia, fique à vontade!?

Sorria com a alma e não apenas com o rosto, você precisa transpirar simpatia e fazer com que o cliente sinta que realmente gostam dele, não apenas desejam seu cartão de crédito.

2. Não fique igual a uma sombra

Poucas coisas nos irritam tanto como quando entramos em uma loja para olhar algum produto e o vendedor fica grudado em nós. Portanto, respeite o espaço e a liberdade, deixe o cliente sentir-se à vontade.

3. Fique atento

Não confunda deixar o cliente à vontade com tratá-lo com descaso. Preste atenção na linguagem corporal dele e, ao menor sinal de dúvida ou interesse, apareça como um raio ao lado dele dizendo: ?Pois não!?. E não se esqueça do sorriso sincero.

4. Troque o verbo ?comprar? por ?usar?

O especialista Stefen Schiffman afirma que se torna mais fácil vender quando falamos ao cliente a palavra? usar? em vez de ?comprar?, pois ?comprar? faz o cliente lembrar de quanto custa o produto ou serviço e a palavra ?usar? leva-o a pensar no benefício, no uso. E é mais fácil vender colocando o benefício em primeiro lugar.

Meu caro amigo vendedor e leitor da VendaMais, em vendas não existe mágica, tudo é uma relação de causa e efeito. Reflita sobre seus gestos e atitudes, aumentando suas vendas.

Muito obrigado por mais este ano juntos na VendaMais, boas vendas e sucesso!

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