4 erros dos planos de incentivos e outras dicas

4 erros dos planos de incentivos e outras dicas ?Trabalho em equipe é a habilidade de trabalhar em direção a uma visão comum. A habilidade para dirigir conquistas individuais em direção a objetivos organizacionais é o combustível que permite pessoas comuns atingirem resultados incomuns.?
Andrew Carnegie

Quebre os muros
Sinais que sua equipe está desenvolvendo panelinhas e que você deve trabalhar para unir o grupo em torno de um objetivo comum:

» Dificuldade de fazer a informação fluir entre seu pessoal. Frequentemente, você se vê na obrigação de servir de ?ponte? de informação.

» Membros da equipe reclamam que nunca ficam sabendo das coisas.

» Em reuniões, os colaboradores se preocupam mais com as reações dos outros que em contribuir com ideias e histórias.

» Pessoas falam mais em grupinhos, ao sair da reunião, que quando ainda estão nela.

Para gerar criatividade
1. Busque novas ideias em ambientes que não sejam o de sua empresa. Peça para seus vendedores descreverem um profissional que admiram em outras instituições, trocarem histórias inspiradoras dessas pessoas, descobrirem o que elas fazem de bom e como aplicar em seu trabalho.

2. Trabalhe em outros setores da sua companhia.

3. Inclua pessoas de fora em algumas reuniões de sua equipe.

4 erros dos planos de incentivos
Paul Herbert, diretor-executivo da consultoria norte-americana Excellence in Motivation, lista quatro erros cometidos na hora de incentivar, acompanhe-os.

1. Praticidade ? Muitos prêmios não só reduzem a satisfação dos participantes como também sua motivação, por exemplo: dar ao vendedor um vale-presente transforma seu incentivo em uma mera transação econômica, pois, ao ir à loja em que irá trocá-lo, ele perceberá que existem produtos bem mais caros, o que diminuirá sua satisfação e motivação. No entanto, ganhar um bem tem valor percebido muito maior.

2. Pesquisa ? Muitos gerentes de vendas perguntam a seus colaboradores o que eles gostariam de ganhar. Nem sempre as respostas são as melhores opções. Entretanto, ninguém dirá que precisa de uma semana numa praia paradisíaca, mas é uma experiência que todos gostariam.

3. Comunicação ? Muitos planos de incentivo falham porque a comunicação, on-line e off-line, não é suficiente nem consegue empolgar os participantes.

4. Retorno sobre investimento ? Em suma, o programa de incentivo que você planejou vale a pena?

Crises
Evite apoiar um empregado durante uma crise ou briga. Ouça primeiro as duas partes, tente chegar a uma solução e nunca se posicione dizendo que uma delas tem razão.

Ego
Alugue um carro esporte de luxo para um vendedor de destaque usar durante o fim de semana. Caso duvide que isso irá incentivá-lo, imagine-o chegando em casa, sob o olhar de todos os vizinhos.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima