4 formas de aumentar o valor médio de compra

Aumente sua lucratividade e o valor médio de compra de seus clientes Quem já foi a qualquer McDonald?s sabe mais ou menos o que acontece lá. Essa previsibilidade é justamente um dos pontos fortes da empresa, e não é apenas nos produtos, preços ou layout da loja que isso ocorre. Existe uma padronização em uma série de coisas, por exemplo: o tempo que a batata frita ficará no óleo ou até mesmo a freqüência com que os banheiros serão limpos.

Como tudo foi estudado minuciosamente pelo McDonald?s, tenha certeza de que o que ele faz funciona.

Falando especificamente sobre vendas, existe uma rotina quando você fala com uma das atendentes dessa lanchonete. É um script para aumentar o valor médio das compras que merece ser estudado.

Você acha que o fato de aquela atendente ter oferecido a todos seus clientes, de maneira automática, um produto a mais e de maior tamanho faz a diferença no fim do dia, em termos de faturamento? Obviamente que sim. E se juntar todas os caixas fazendo isso, todos os dias, garanto que a diferença de faturamento no fim do mês será brutal.

Agora, imagine que uma das atendentes chegue ao seu gerente e diga: ?Não vou mais oferecer batata frita, porque me sinto empurrando produto para os clientes e tenho vergonha. Além disso, muitos deles não aceitam minha oferta, o que me desmotiva, pois fico muito triste quando não aceitam meu produto, então não vou mais oferecer?.

O que acha que aconteceria? Demissão, certo? No mínimo, uma bela chamada e mais algumas horas de treinamento. Afinal, é o tipo de coisa que não é para se pensar ou questionar, e sim fazer e ponto final.

A venda casada, que deveria ser a coisa mais comum do mundo, raramente é aproveitada pela maioria dos profissionais de vendas. Os vendedores simplesmente desistem no meio do caminho, pois acham que fazer uma venda já é o suficiente. O que não é verdade. Quem desperdiça essas oportunidades joga dinheiro fora e não pode ser verdadeiramente chamado de profissional.

Existem basicamente quatro formas de aumentar o valor médio de uma compra. Vamos ver quais são.

1. Venda adicional ? O cliente pede A e, depois de garantir a venda de A, o vendedor oferece B (e C, D, etc.). Venda casada é aquela feita logo após a compra inicial ter sido realizada. No caso do McDonald?s, seriam as ofertas de novos produtos, acompanhando o pedido, por exemplo: peço um sanduíche e me oferecem refrigerante. Em uma loja de roupas, compro um terno e, uma vez fechada a compra, o vendedor pergunta se quero uma gravata, cinto, meia, camisa, sapato, etc.

Compro um carro básico e o vendedor me oferece seguro, extensão da garantia, vidro elétrico, tocador de CD, etc. A mesma lógica se aplica a qualquer tipo de serviço. O cliente compra A, ofereço imediatamente B.

2. Upsell ? O cliente pede A, ofereço A+. Upsell, como o nome em inglês já diz, é vender ?para cima?. Por exemplo: eu peço um carro com motor 1.0 e o vendedor me oferece 1.6. Peço um quarto simples e o balconista do hotel pergunta se não quero uma suíte. Assino banda larga de um mega e a vendedora me oferece dois megas. Peço uma passagem na classe econômica e o vendedor me oferece um upgrade para executiva, e assim por diante.

3. Cross sell ou venda cruzada ? O cliente comprou A, entro em contato mais tarde para oferecer B. A venda cruzada é exatamente a mesma coisa que a venda adicional, mas com uma diferença: enquanto a venda é feita imediatamente, ali mesmo, na hora, a cruzada é feita mais tarde ? às vezes, semanas ou meses depois da compra inicial.

4. Diminuir drasticamente os descontos ? Essa é fácil de responder. Vamos dizer que eu chegue para um grupo de vendedores e diga: ?Gente, nessa linha podemos trabalhar com até 10% de desconto, o.k.??.

Agora pergunto: qual é a média de desconto dada pelos vendedores? 10%!

Veja que não teve 1,2%, 1,5%, 2,4%, ou seja, os vendedores não negociaram nada ? simplesmente deram o desconto permitido pela gerência. Para piorar, muitos ainda têm a cara-de-pau de pedir ainda mais desconto para o gerente. Já deram o máximo e ainda querem mais!

Se somar a quantidade de dinheiro perdida e desperdiçada em erros básicos de negociação relacionados ao preço, você levará um susto. Basta somar tudo que é dado de desconto, todos os meses e por todos os vendedores. O número é assustador. Felizmente, isso pode ser melhorado. Basta se conscientizar e começar a prestar atenção toda vez que der um desconto para fechar uma venda.

Numa empresa em que estamos trabalhando, por exemplo, um grupo de vendedores colocou como meta diminuir 1% a média de descontos dados no mês. Calculamos que se todos fizessem isso, teríamos mais de 100 mil reais de faturamento extra por mês.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima