4 maneiras de dizer “não”

Se você sentir que não é a pessoa mais qualificada para determinada tarefa, diga, mas apresente uma solução

Vez ou outra, projetos e tarefas acabam em sua mesa e você tem medo de recusá-los. Aqui estão algumas maneiras de dizer “não” de um jeito que o seu interlocutor irá entender:

  1. Diga a verdade, pura e simples. Diga que você não pode assumir mais nenhuma responsabilidade nesse momento, mas que ficará feliz em ajudar a pessoa em tanto tempo (estime um número de dias ou semanas).
  2. Se você sentir que não é a pessoa mais qualificada para aquilo, diga, mas apresente uma solução. Pode ter alguém na empresa que você acha que pode desempenhá-la melhor que você.
  3. Diga que você não se sente à vontade se dedicando menos àquela tarefa do que você sabe que poderia ou que o assunto merece.
  4. “No momento, meu foco é…”. Aliás, mesmo que ninguém peça algo extra, você precisa saber qual é o seu foco. Essa é a linha mestra de um gerente, caso contrário, algo está errado em sua carreira.

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