4 passos para o sucesso

O passo número um são boas idéias. Seja um colecionador delas. Meu mentor ensinou-me a manter um diário de boas idéias quando eu tinha 25 anos. E tenho feito assim por todos esses anos. Se você encontrar uma boa idéia, capture-a escrevendo-a. Não confie em sua memória. Deixe-me contar para você estes quatro simples passos para o sucesso: O passo número um são boas idéias. Seja um colecionador delas. Meu mentor ensinou-me a manter um diário de boas idéias quando eu tinha 25 anos. E tenho feito assim por todos esses anos. Se você encontrar uma boa idéia, capture-a escrevendo-a. Não confie em sua memória. Então em uma tarde fria ou chuvosa, pegue seu diário e reveja as idéias que mudaram sua vida, salvaram seu casamento, que o tiraram da falência. As idéias que o ajudaram a ter sucesso, as idéias que lhe valeram dinheiro. Elas lhe trarão ótimas lembranças. Colecione boas idéias para os negócios, seus relacionamentos, seu futuro.

O próximo passo para o sucesso são bons planos. Um bom planejamento para o dia, para o futuro, para sua saúde, para seu casamento. Construir algo é como construir uma casa. É preciso haver planejamento. Se você estivesse começando a assentar os tijolos e alguém perguntasse: ?O que você está construindo??, você responderia: ?Não tenho a menor idéia?? Então não comece uma casa antes de terminá-la. ?Como assim??, você pode me perguntar. Tal como uma casa, que precisa de planejamento, seu dia também precisa estar ?terminado? antes de começar. Ou seja, precisa estar delineado. Você pode até deixar algum espaço para o improviso ? ou para o imprevisto, mas é apenas isso: uma salinha da sua casa. Não ela inteira.

E assim deve ser não só com seu dia, mas também com sua semana, seu mês, seu ano. Desenhe, estruture, e então trabalhe em seu plano. Não seria ótimo chegar ao começo de um ano, sentar com sua família para estruturar planos para vocês, sentar em seu trabalho e planejar sua carreira, sentar com seu conselheiro em finanças e mapear seus investimentos… o que comprar, o que vender, quanto investir, lugares para viajar com a família. Eu finalmente aprendi a fazer isso. E é ótimo para minha família saber quando eles aparecem com exclusividade no meu calendário.

Agora o terceiro passo para o sucesso, e ele pode ser realmente desafiador. Aprender a lidar com o passar do tempo. É preciso tempo para construir uma carreira, para fazer mudanças. Se trabalhar com pessoas, dê a elas tempo para aprenderem, crescerem , mudarem, desenvolverem, produzirem. E, o mais importante: dê tempo a si mesmo. Leva tempo para se dominar algum assunto novo. Leva tempo para fazer mudanças e refinar-se na filosofia e na atividade das coisas. É fácil perder a paciência consigo. Eu me lembro quando tentei pela primeira vez amarrar sozinho meus sapatos. Para mim, enquanto estava lá tentando dar o laço, pareceu uma eternidade, que eu nunca iria conseguir terminar aquilo. Os cadarços iam para cima e para baixo, em vez de cruzarem-se. Como consegui endireitar aquilo? Finalmente terminei, e não levou uma eternidade. Mas levou um bom tempo.

A lição aqui é: dê tempo a si mesmo, você pode tornar-se um profissional melhor, dominar a arte de ser pai, a arte da administração do tempo, a arte de conservar e/ou aumentar recursos, trabalhar com as outras pessoas sendo um real parceiro. Dê tempo a você.

E o último passo é: aprenda a resolver problemas. Problemas profissionais, familiares, financeiros, emocionais, pessoais ? desafios para todos nós. Esta é a melhor maneira de se tratar um problema: uma oportunidade para crescer. Mude se tiver que mudar, descarte uma velha maneira de pensar que não serve para o que está acontecendo de novo. A melhor frase que meu mentor me deixou foi: ?Mr. Rohn, se você mudar, tudo mudará para você?. Guardei aquilo em meu coração e, de fato, quanto mais eu mudei, mais as coisas mudaram a meu favor.

Então, torne-se um mestre em boas idéias, em fazer bons planos, em lidar com o tempo e em resolver problemas. Você se verá no caminho do sucesso!

Jim Rohn é escritor, consultor e palestrante internacional de motivação. Visite o site: www.jimrohn.com ?Ser o que somos, nos tornar o que somos capazes de nos tornar, é a única finalidade da vida? Robert L. Stevenson

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima