Por Rodrigo Cardoso
No final de julho, a K.L.A. Educação Empresarial realizou o 6º Congresso Nacional de Vendas. Foram oito conferências com alguns dos maiores especialistas em vendas do Brasil. A VendaMais esteve presente no evento e trouxe as melhores dicas de cada um deles para você aplicar na sua empresa e no seu dia-a-dia profissional.
UM SHOW DE VENDAS
Ciro Bottini
· Diferencie-se dos outros vendedores, seja original. O mercado espera por novos modelos.
· Encontre maneiras diferentes e criativas de abordar o cliente.
· Seja honesto e transparente. A credibilidade é o maior patrimônio do vendedor.
· Acredite na sua capacidade de vender. Busque motivação dentro de si e vá à luta.
· Enxergue oportunidades que os outros não vêem. Esse é um atributo necessário para quem quer vender bem.
Ciro Bottini é um dos comunicadores de maior sucesso em vendas na TV brasileira. Trabalha no Shoptime desde 1995, onde sempre foi recordista em resultados.
LIÇÕES DE VIDA, MARKETING E VENDAS
David Portes
· Buscar objetivos, traçar metas e ser perseverante é o segredo do sucesso.
· Como hoje todos os produtos são iguais, é necessário criar um diferencial no atendimento.
· Saiba utilizar o cadastro de clientes para identificar o perfil de cada um deles e fazer adequadamente o pós-venda.
· Conquiste e mantenha clientes com publicidade proporcional ao tamanho do seu negócio.
· Faça seus clientes venderem por você por meio do marketing boca-a-boca.
David Portes é o segundo camelô mais famoso do Brasil. Começou com R$ 12,00 emprestados, montou uma banquinha no centro do Rio de Janeiro. Ampliou o negócio e transformou-se num dos maiores consultores de marketing e vendas do Brasil.
O VENDEDOR PIT BULL
Luis Paulo Luppa
· Sucesso é você estar disposto a sair da sua zona de conforto.
· Em vendas, você precisa ser sempre o primeiro. O importante é bater a meta.
· Cuidado com a ansiedade; é ela quem mata a venda.
· Não interessa o que você vende; o que vale é como você vende.
· O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina, o vendedor nunca desiste.
Luis Paulo Luppa é especialista em treinamento de vendas, graduado em Direito, com pós em Marketing, no Brasil e Varejo, nos Estados Unidos.
CONQUISTA E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
Ômar Souki
· As pessoas buscam envolvimento emocional. A experiência de compra é mais forte que o produto ou o serviço adquirido.
· Construa relações de fidelidade, encante os clientes e torne sua marca vencedora.
· Agregue valor ao que você vende. O cliente paga mais para reduzir custos de tempo, distância, esforço e desgaste emocional.
· Conhecer e compreender o seu cliente com base em suas necessidades, expectativas e desejos é um grande diferencial de mercado.
· Proponha metas desafiadoras e participação nas decisões e resultados para motivar sua equipe.
Ômar Souki é Ph.D. em Comunicação pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Autor de 15 livros, percorre o Brasil e o exterior ministrando palestras para equipes de diversas empresas.
ESTRATÉGIAS DE VENDA
Paulo Angelim
· Um campeão em vendas deve se preparar espiritual, mental, física e profissionalmente.
· Para vender melhor, seja estratégico. Organize-se para definir uma rotina de trabalho.
· Trabalhe a prospecção e descubra onde estão seus novos clientes.
· Durante a abordagem, desperte o interesse das pessoas por você.
· Investigue a alma do cliente para que possa descobrir suas necessidades. Afinal, sem um problema não há uma solução.
Paulo Angelim é arquiteto, pós-graduado em Gestão de Marketing e empresário imobiliário. Consultor e palestrante nacional em marketing, vendas, crescimento pessoal e mercado imobiliário.
ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO
Ricardo Pomeranz
· A propaganda, que já foi chamada de a ?alma do negócio?, vive uma crise mundial. O consumidor, bombardeado pela publicidade excessiva, tornou-se mais restritivo e hoje direciona sua atenção para outros aspectos da venda.
· Vendedor treinado para focar no cliente é bem-sucedido em qualquer tipo de venda.
· Não venda características, mas benefícios baseados nas necessidades do cliente.
· Fale menos, pergunte mais e fique atento a todas as respostas do cliente.
· Não dê descontos, venda valor.
Ricardo Pomeranz é sócio-presidente da Rapp Collins Digital Brasil e vice-presidente de planejamento estratégico do Grupo Rapp Collins.
MOTIVAÇÃO EM VENDAS
Rodrigo Cardoso
· O que diferencia um profissional do outro é a pessoa que cada um é.
· Funcionário feliz representa lucro maior.
· Sua atitude é mais importante que seu currículo.
· Aprenda a blindar as objeções.
· Pratique o acordo condicional: ?Se nós dois juntos encontrarmos uma solução com a qual o senhor concorde, estaria interessado em adquirir o nosso produto ou serviço??.
Rodrigo Cardoso oferece treinamentos nas áreas motivacional e comportamental, além de ministrar palestras nas áreas de liderança, vendas, negociação, empreendedorismo e motivação.
ATENDIMENTO FANTÁSTICO
Sérgio Almeida
· Deixe para trás a era do produto e aproveite a era do cliente.
· Atenda, sirva, satisfaça, extrapole, encante e cative o cliente, que é a grande plataforma de lançamento e manutenção de um vendedor carreira de sucesso.
· Transforme seus clientes em vendedores e aumente sua lucratividade, pois o melhor vendedor é o cliente satisfeito.
· Combata os maiores problemas e pecados no atendimento aos clientes.
· Deixe para trás o vendedor DDD: despreparado, desmotivado e descompromissado.
Sérgio Almeida é conferencista nas áreas de clientes, atendimento e qualidade em serviços. Diretor da Sérgio Almeida Consultoria.
Agradecimentos Especiais: K.L.A. Educação Empresarial
Visite o site: www.kla.com.br
PARA SABER MAIS
Dicas para Vender Bem na Vida
De Ciro Bottini
Editora Zit
David: Uma Lição de Vida e de Marketing
De David Portes
Editora Futura
O Vendedor Pit Bull
De Luis Paulo Luppa
Editora Landscape
As 7 Chaves da Fidelização de Clientes
De Ômar Souki
Editora Harbra
Seja Você o Campeão em Vendas
De Paulo Angelim
Editora Mundo Cristão
Marketing de Resultados
De Abaeté de Azevedo e Ricardo Pomeranz
Editora M. Books
A Resposta do Sucesso Está em suas Mãos
De Rodrigo Cardoso
Editora Madras
Ah! Eu Não Acredito!
De Sérgio Almeida
Editora Casa da Qualidade
Onde encontrar:
www.livrariascuritiba.com.br