40 maneiras diferentes de contatar seus clientes neste período de pandemia e isolamento social

Olá Campeão, olá Campeã, tudo bem?

Hoje quero falar com você de dois projetos que temos hoje na VendaMais para ajudar empresas e diretores comerciais a superarem este momento pelo qual estamos passando.

O primeiro projeto é nossa MENTORIA DE GUERRA, quando a empresa quer que Marcelo Caetano e eu (com Marlus Jungton depois coordenando os trabalhos) ajudemos pessoalmente a revisar tudo que ela está fazendo na área comercial, recomendando os ajustes necessários baseados na nossa experiência com empresas de diversas áreas e depois ajudando na coordenação/implantação/execução disso na área comercial.

Na Mentoria de Guerra, Caetano, Marlus e eu ajudamos a revisar e implantar melhorias nas seguintes áreas da sua empresa:

  1. Cenários da crise: mapeamento de clientes, termômetro de vendas
  2. Redução de custos em momentos de crise
  3. Caixa e vendas em momentos de crise
  4. Canais de vendas para momentos de crise
  5. Modelos de atendimento em momentos de crise
  6. Portfolio de Guerra para momentos de crise
  7. Pedido mínimo e pulverização em momentos de crise
  8. Liderança comercial em momentos de crise

Projeto tem duração de 3 meses, com muito foco em PLANEJAÇÃO (decisões rápidas e foco em execução para colher resultados rapidamente) e prioridade total em geração de caixa.

Caso tenha interesse em levar a Mentoria de Guerra para sua empresa, entre em contato comigo: [email protected] ou com o Caetano ([email protected]).

O segundo projeto que tenho chama-se NEXT e é mais pessoal e em grupo, para empresas que não tem condições de investir num projeto específico para sua empresa mas querem trocar experiências e tirar dúvidas direto comigo.

É um grupo fechado, criado especificamente para troca de ideias sobre como lidar de maneira pró-ativa e positiva com a crise pela qual estamos passando. Um grupo de gestores, líderes, sócios-diretores, empresários/as na linha de frente, que queiram compartilhar o que estão fazendo de melhor, ouvir o que os outros líderes estão fazendo também e adaptar para colocar em prática.

Como moro nos EUA, tenho acesso aqui a muita informação sobre o que está acontecendo em diversos mercados, o que permite adaptar rapidamente para o mercado brasileiro, que está ainda um pouco atrás na curva da pandemia (então podemos aprender com o que está acontecendo em outros lugares, entender, adaptar e colocar rapidamente em prática).

Encontros semanais para conversarmos sobre:

  1. Atitude perante a crise
  2. Planejamento, replanejamento e como trabalhar com cenários
  3. Melhores práticas de gestão e liderança em momentos como este
  4. Revisão de rituais de comunicação com a equipe
  5. Revisão de canais de vendas, atendimento e prospecção
  6. Revisão do seu time/pessoas
  7. Revisão da carteira de clientes
  8. Revisão de ferramentas e infraestrutura para otimizar e melhorar eficiência
  9. Revisão de custos
  10. Revisão de indicadores
  11. Números e pesquisas do exterior e do Brasil para entender tendências e nortear decisões.

Estou chamando o projeto de “NEXT”, para empresários/as e executivos/as em cargo de direção que estão decidindo o AQUI AGORA com um olhar no futuro, no que vai acontecer.

Os melhores líderes são os que estão pensando lá na frente, em cenários, em plano A, B, C, em tendências, em ajuste de sintonia fina no presente, com agilidade ao mesmo tempo com olhar à frente, dando rumo e direção à equipe.

São apenas 12 lugares no NEXT, para que eu possa dar atenção individual a todos durante as calls e para que todos possam trocar experiências em relação aos assuntos sendo tratados.

Teremos encontros semanais de duas horas onde todos poderão falar, contar, perguntar, responder, participar. Você pergunta, eu respondo/direciono/dou opções e outros empresários/as e líderes no grupo que estejam passando por isso também compartilham suas experiências.

Custo de R$ 1500/mês.

Mas são apenas 12 lugares no grupo. Se tiver interesse, avise-me: [email protected].

Posto isto, conforme prometido aqui estão então as 40 maneiras de contatar seus clientes nestes momentos de pandemia e isolamento social, compiladas das melhores práticas de gestores/gestoras que já estão fazendo isso + minha experiência pessoal. Obrigado e parabéns especialmente ao Julio Cesar, da Rentaltech, que contribuiu com vários itens da lista.

40 maneiras diferentes de contatar seus clientes neste período de pandemia e isolamento social

  1. Mande uma dica que pode ajudar a pessoa ou empresa a melhorar ou superar algum desafio. Peça para que mandem de volta uma dica própria e depois compartilhe tudo que receber.
  2. Recomende um artigo ou vídeo que você achou interessante, diferente ou incrível. Peça que compartilhem de volta e depois compartilhe tudo que receber.
  3. Assista um documentário sobre um assunto diferente dos que você sempre assiste. Expanda seus horizontes! Compartilhe com clientes. Peça que indiquem algo de volta e depois compartilhe tudo que receber.
  4. Escreva um bilhete ou carta agradecendo alguém que lhe deu apoio em momentos difíceis.
  5. Assista uma boa aula online. (VMFlix!!!). Depois compartilhe e pergunte o que os clientes têm assistido que tem gostado.
  6. Ligue para um cliente com quem você não fala faz tempo.
  7. Compre algo de uma empresa a uma ou duas quadras da sua casa. Conte como foi a experiência.
  8. Aprenda a dizer ‘obrigado’ em diversas línguas (e depois compartilhe isso com clientes).
  9. Mande uma piada engraçada para sua lista de contatos, algo leve e bem-humorado. Peça que compartilhem de volta com outra piada e depois compartilhe tudo que receber.
  10. Compartilhe uma música no Youtube do seu/sua músico/a favorito/a e explique por que escolheu essa música. Peça que compartilhem de volta e depois compartilhe tudo que receber.
  11. Arrume algo na sua casa que faz tempo que precisa ser consertado e depois compartilhe, em forma de analogia, como isso se aplica a outras áreas da nossa vida. (Olha que profundo! ? ). Estimule seus clientes a fazerem o mesmo e compartilharem.
  12. Acorde antes do sol nascer, tire uma foto, ouça os passarinhos cantando, organize seu dia e já comece com energia positiva. Peça para que seus clientes mandem fotos também.
  13. Tire uma foto bonita de uma das suas janelas e mande para seus clientes dizendo que estava pensando neles. Peça para que seus clientes mandem fotos também.
  14. Compre cartões postais de artistas da sua cidade e mande para os clientes com mensagens motivacionais.
  15. Visite os sites de clientes, veja o que estão fazendo de diferente e deixe comentários positivos, de apoio.
  16. Mande uma mensagem em código para seus clientes e veja se eles conseguem decifrar (tenha pronto um manual de ajuda – alguns vão precisar!).
  17. Apresente dois clientes que você acha que tem potencial de fazer negócios e/ou trocar ideias sobre como melhorar seus negócios.
  18. Aprenda a fazer um drink novo e compartilhe a receita. Peça para seus clientes compartilharem suas receitas preferidas com você também.
  19. Invente uma palavra nova, que você acha que deveria existir mas ainda não existe. Compartilhe com clientes e peça que eles inventem as palavras deles/delas.
  20. Atualize sua assinatura de e-mail com frases motivacionais, filosóficas ou promovendo uma causa interessante.
  21. Aprenda a fazer algum tipo de origami e compartilhe isso em vídeo com os clientes. Desafie seus clientes a fazerem (e mandarem fotos) de um origami melhor do que o seu.
  22. Compartilhe seu seriado favorito atual e porque gosta dele. Aproveite e compartilhe também seu seriado favorito quando era criança (os meus eram Speed Racer, Batman e Star Trek!).
  23. Compartilhe um vídeo de stand up comedy que você acha hilário. Peça para os clientes compartilharem os deles.
  24. Ajude um movimento ou causa e compartilhe – mais pessoas podem ajudar. Peça para seus clientes compartilharem boas ações de cidadania/ajuda e compartilhe também.
  25. Comente um livro que está lendo e gostando. Peça indicações de outros livros. Depois compartilhe as indicações.
  26. Tire uma foto da sua caneca/xícara de café ou chá preferida e mande pela manhã, desejando um bom dia. Peça que mandem uma foto da caneca/xícara deles de volta.
  27. Comente duas ou três coisas que tem feito para recarregar as energias todos os dias que funcionam para você. Peça que os/as clientes compartilhem de volta com as táticas de recarregar energia deles/delas.
  28. Conte uma decisão que tomou recentemente para simplificar algo na sua vida. Peça que clientes compartilhem como estão simplificando também.
  29. Envie um vídeo com brincadeira que seus clientes possam fazer com os filhos deles, afinal o maior desafio do home office está em entreter os filhos.
  30. Grave um vídeo dizendo ao seu cliente que o momento é difícil, mas que você está ao lado dele é isso não quer dizer que é só relativo ao seu produto/serviço mas para tudo.
  31. Sugira ao seu cliente experiências diferentes, um almoço que aguça os 5 sentidos, uma brincadeira que lembre sua infância, uma música que marcou sua vida.
  32. Se tiver o endereço do cliente escreva uma carta à mão, ele/ela tem tempo agora pra ler.
  33. Grave um vídeo do seu time enviando uma mensagem positiva ao seu cliente, pessoas são emotivas, com certeza funciona.
  34. Com tantas lives assista o que for possível, monte uma lista de insights e compartilhe com seus clientes.
  35. Envie a lista de Lives de artistas que vão ocorrer, troque sugestões das que o cliente gosta, assista e depois comente com ele os pontos altos das apresentações.
  36. Faça enquetes com seus clientes para descobrir tendências, opiniões e conhecê-los melhor. Pesquisas de satisfação e novas sugestões/ideias também funcionam bem.
  37. Para quem trabalha localmente, envie uma planilha com comerciantes locais fazendo delivery, estimulando compras de pequenas empresas da região. Peça que atualizem a lista se quiserem incluir alguém.
  38. Conte uma história pessoal sua de superação e como essa lição lhe ajudou a superar este momento. Peça que compartilhem a história deles com você.
  39. Mande uma mensagem falando que nunca conversaram por Zoom ou Skype e fale “Vamos marcar nossa 1ª reunião virtual?”.
  40. Faça uma lista de frases/pensamentos sobre alguma atitude que você considera importante (por exemplo: perseverança, iniciativa, criatividade, resiliência) e compartilhe com os clientes.

Nos encontros do NEXT sempre discutimos questões mais estratégicas mas também aparecem ideias práticas como essas 40 formas de contatar clientes da lista acima, que saiu justamente de uma rodada de conversas com empresários/as lidando de maneira pró-ativa e positiva com a crise.

Além disso, no NEXT daremos ênfase especial às questões da metodologia V6 (mais atual do que nunca!), como:

  • Fidelização de clientes
  • Gestão de oportunidades na carteira de clientes
  • Reativação de clientes inativos
  • Prospecção de novos clientes
  • Inovações e novos lançamentos

São apenas 12 lugares no NEXT, para que eu possa dar atenção individual a todos durante as calls e para que todos possam trocar experiências em relação aos assuntos sendo tratados.

Teremos encontros semanais de 1 hora e meia a 2 horas onde todos poderão falar, contar, perguntar, responder, participar. Você pergunta, eu respondo/direciono/dou opções e outros empresários/as e líderes no grupo que estejam passando por isso também compartilham suas experiências.

Custo de R$ 1500/mês.

Mas são apenas 12 lugares no grupo. Se tiver interesse, avise-me: [email protected].

Mentoria direto com o Raul Candeloro 2 hs por semana. Não é a primeira crise que passo, não vai ser a última, estou aqui há 26 anos, sempre sério e descontraído mas sem oba-oba nem modismos.

Algumas empresas vão morrer, outras vão sobreviver, outras vão prosperar.

Vamos montar um time para termos certeza de estarmos no grupo certo?

Recapitulando:

  • Quero uma mentoria só para mim e para minha empresa, focada em revisão dos pilares do seu modelo comercial, planejação e com prioridade em geração de caixa: Mentoria de Guerra.
  • Quero participar do grupo fechado, com encontros quinzenais, com foco em troca de melhores experiências, interação direta comigo, sobre o que está acontecendo e tendências nos EUA, na Europa e outros lugares do mundo: NEXT.

Se tiver interesse em alguma dessas duas opções, mande-me um e-mail: [email protected]

Enquanto isso, pegue a lista de 40 maneiras criativas de contatar seus clientes, mande cópias para sua equipe e comecem a colocar em prática – você vai ficar encantado/a com os resultados e as respostas dos clientes.

Abraço, obrigado,

Raul Candeloro
Diretor

P.S. A Karen, nossa Diretora de Treinamentos, desenvolveu também metodologia para palestras, treinamentos e até convenções de vendas online. Já era algo que trabalhávamos antes, por questões geográficas, de logística e de custos, mas agora em tempos de distanciamento físico/quarentena/home office, ficou ainda mais forte. Temos feito com vários clientes e têm sido um sucesso! Caso queira saber mais sobre isso, pode falar comigo ou direto com a Karen: [email protected]

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