5 dicas para alcançar seus objetivos

5 dicas para alcançar seus objetivos ?A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las?
Aristóteles

?A iniciativa está para o sucesso assim como um fósforo aceso está para a vela?
Orlando A. Battista

Transmita más notícias sem danificar o relacionamento com os clientes
1. Nunca dê ao cliente uma notícia desagradável de forma brusca ou em tom de brincadeira, a fim de evitar uma reação negativa ou de irritação.

2. Evite mensagens do tipo “tenho duas notícias para lhe dar: uma boa e outra ruim. Qual você quer ouvir primeiro?”.

3. Dizer ao cliente “infelizmente, trouxe-lhe uma má notícia: nossos produtos aumentaram de preços” é uma péssima ação em vendas e a reação dele, com certeza, não será das melhores.

4. Ao levar uma mensagem ruim, escolha o momento oportuno, evitando falar quando o cliente não estiver de bom humor. Transmita a informação com profissionalismo e em um tom de voz agradável.

5. Se a reação do cliente for negativa ou de irritação, deixe que ele fale, mas sem interrompê-lo. Em seguida, coloque-se no lugar dele com palavras do tipo “entendo”, “compreendo”, fazendo suas argumentações convincentes e com equilíbrio.

Antonio Braga é palestrante e instrutor de Vendas e Qualidade no Atendimento da Sagra Consultoria em Vendas.
E-mail: [email protected]

Atenda com excelência
Para crescer, é preciso manter um alto nível de desempenho e se acostumar a ter uma postura de excelência diária. Transforme o seu trabalho em uma grande diversão. A sua performance é melhor quando você se diverte com o que faz. Use o bom humor e sempre pense em criar novos desafios. Veja três maneiras para melhorar seu desempenho:

&raquo Ouça mais ? Pessoas excelentes nem sempre são falantes, mas são boas ouvintes. Preste atenção nos detalhes e valorize o seu interlocutor.

&raquo Determine padrões ? Defina níveis de excelência individualmente e em conjunto com a equipe. Excelência significa fazer algo melhor do que antes, de uma forma que o seu cliente perceba.

&raquo Trabalhe de forma inteligente ? Sempre pergunte em que você pode melhorar e agregue valor ao que está sendo feito. Faça uso da tecnologia e aproveite o conhecimento disponível.
Paulo Araújo é palestrante e escritor.
Visite o site: www.pauloaraujo.com.br

O que fazer antes de ir a campo para vender
&raquo Se o objetivo for prospecção, use ferramentas qualitativas de informação, por exemplo: informativos técnicos, revistas especializadas e dicas de colegas. Confira o potencial do cliente através da internet ou mesmo por telefone.

&raquo No caso de visitas agendadas, confirme antecipadamente a sua visita com o cliente por telefone ou por e-mail ? isso mostrará o seu comprometimento. No caso de ele não poder recebê-lo, você poderá otimizar seu precioso tempo com outro cliente.

&raquo Invista seu tempo em clientes que valem a pena em termos de resultados. Dedique mais tempo de sua agenda a eles. Tendemos a visitar clientes com quem temos grande empatia e, muitas vezes, eles não são os que mais colaboram com nossas metas.

Dill Casella é palestrante em Vendas e Desenvolvimento de Mercado.
Visite o site: www.dill.com.br

5 dicas para alcançar seus objetivos
1. Coloque no papel seus objetivos e deixe-o sempre em um lugar visível.
2. Estipule uma data-limite para consegui-los, pois isso irá motivá-lo mais
3. Conheça e se prepare para as possíveis barreiras que possam aparecer pelo caminho.
4. Leia e busque sempre exemplos de pessoas vitoriosas.
5. Não desista.
Paulo Zancheta é consultor em Varejo e ministra palestras e treinamento de vendas.
Visite o site: www.paulozancheta.com.br

7 formas de desenvolver sua autoconfiança
1. Assuma riscos ? Faça coisas que exijam um pouco de coragem e ousadia. Pouco a pouco, assuma maiores riscos. Lembre-se de que pequenas atitudes de ousadia levam a mudanças de postura e autoconfiança.

2. Experimente ? Procure fazer coisas diferentes, busque novos conhecimentos, idéias e caminhos. Ao se esforçar para vivenciar coisas novas, você se torna mais aberto, flexível e confiante.

3. Mentalize ? Quanto mais se visualizar agindo com novos padrões de comportamentos mais fácil você mudará suas atitudes e pensamentos.

4. Opine ? Manifeste a sua opinião e defenda os pontos de vista que você acredita que estão certos. Não dê tanta importância ao que os outros pensam sobre você. Se eles provarem que você está errado, aceite, agradeça e aproveite para mudar suas idéias.

5. Respeite-se ? Não permita que humilhem você. Fale sério e mantenha-se firme na decisão de não permitir que o desvalorizem.

6. Acredite ? Sempre que estiver diante de um obstáculo ou frente à possibilidade de conseguir um novo cliente ou negócio, diga: “Eu posso e consigo fazer isso”. Elimine os pensamentos de dúvida e medo de sua mente.

7. Arrisque-se ? Saia de sua zona de conforto. Aventure-se a conhecer e falar com novas pessoas ou com aqueles que têm idéias diferentes das suas.

Bruno Krug é consultor e palestrante.
Visite o site: www.excellenceconsultoria.com.br

Termine o que começou
Finalizar o que começou é fundamental para fechar negócios, conquistar clientes e vender mais. Veja três dicas para não esquecer de finalizar suas tarefas:

&raquo Bloco de notas ? Anote sempre todas as tarefas que você precisa concluir no dia e vá riscando as que já foram terminadas. A memória costuma nos trair em nosso dia-a-dia, mas um papel, por mais simples que seja, fará lembrar as pendências.

&raquo Um assunto de cada vez ? É comum querermos abraçar o mundo e fazer várias coisas ao mesmo tempo, porém é importante terminar todos os assuntos iniciados e, sempre que possível, recusar começar mais tarefas do que as que você consegue cumprir. Caso não consiga, deixe claro que não poderá fazê-la agora, para não gerar expectativas que venham a se tornar frustrações.

&raquo Revise suas anotações ? Periodicamente, verifique suas anotações, agenda e orçamentos, para ver se ainda falta algo a ser concluído ou se algum assunto ficou para trás. Caso haja, a pendência deve ser o primeiro item da nova lista de tarefas e, se por acaso ficar muito difícil de cumprir, peça a ajuda de algum colega.

Alex de Miranda
Visite o site: www.alexdemiranda.com.br

Criatividade em Vendas
Neste mês, a história de criatividade é de Gerson Luis Bellini, de Peruíbe, SP.

?Eu trabalhava como vendedor de cestas básicas de verduras, legumes e frutas. Batia palmas para ser atendido pelas donas de casa, mas para vender tinha de convencê-las a irem até o portão, o que não era fácil. Elas sempre diziam estar ocupadas, e eu não conseguia expor os meus produtos. Em um dia de muito sol, sentei em uma mureta, desanimado, com fome e fiquei ali durante uns dez minutos. Quando olhei para o outro lado da rua, vi um homem de camisa azul e com uma prancheta sendo atendido com a maior facilidade por todas as donas-de-casa. Ele era funcionário da empresa que media o consumo de água. Naquele dia não trabalhei mais, fui para casa e procurei uma camisa azul, pedi dinheiro emprestado para o meu sogro e comprei uma prancheta. No dia seguinte, bati palmas na primeira casa, a mulher me atendeu e disse que havia pensado ser o moço que media a água, e respondi prontamente: ?É melhor que isso!?. Vendi a primeira de muitas cestas. Por isso, hoje, digo que sem criatividade não existem vendas?.

Além de muitas vendas, a idéia rendeu um ano de VendaMais grátis. Agora é a sua vez. Envie-nos seu exemplo de Criatividade em Vendas para o e-mail: [email protected] ou fax (41) 3338-3321, com a palavra “Criatividade” no campo de assunto. Quem tiver a idéia publicada, além dos 15 minutos de fama, recebe um ano de VendaMais grátis. Vale criatividade na hora de prospectar, de conseguir indicações, de responder objeções, de fechar e em todas as etapas da venda.

Consultores que desejarem ter suas dicas publicadas na seção Manual do Vendedor devem enviá-las para o e-mail: [email protected]. Os textos serão analisados e publicados em edições posteriores da revista VendaMais.

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