5 dicas para estimular o – Marketing Boca-a-boca

1. Ofereça experiências coletivas – Muitas empresas sorteiam televisores, geladeiras, carros, casas. A última moda é sortear aviões e helicópteros, sem entrar no mérito da utilidade desses veículos para o ganhador. Porém, objetos são logo incorporados ao dia-a-dia e esquece-se de quem os ofereceu. Ao invés disso, ofereça experiências para seu cliente e conhecidos. Por exemplo, você pode sortear ingressos para shows ou eventos esportivos. Mas ao invés de sortear 20 ingressos entre seus fregueses, ofereça 4 pacotes de cinco ingressos cada. Assim, o vencedor terá que levar amigos e conhecidos, para quem irá mencionar sua marca da melhor maneira possível.

2. Use o inesperado – Um cartão de aniversário ou em qualquer outra data comemorativa. Uma flor ou um bombom enviado quando o cliente menos espera. Um telefonema perguntando se ele está satisfeito com a compra. Todas essas ações custam muito pouco e atingem em cheio o lado emocional de quem recebe. Todos gostamos de nos sentir queridos e prestigiados.

3. Envolva o cliente – O supermercado norte-americano Stew Leonard””s inclui clientes em suas reuniões mensais. Mesmo que não se aproveite uma sugestão deles (o que é praticamente impossível), eles se sentem importantes e “adotam” a empresa, considerando-a “sua”.

4. Clube de consumidores – O princípio é o mesmo da ação acima, mas esses clubes devem oferecer algo de útil. Existem inúmeros casos em que as pessoas recebem um cartãozinho da empresa e… muito pouco acontece depois disso. Seu clube de cliente deve fazer o cliente pensar que realmente ele está levando alguma vantagem ao ser cliente da sua companhia. O mesmo vale para campanhas de members-get-members: ninguém vai se esforçar para transformar um amigo em um consumidor seu a não ser que ele ganhe algo que tenha um grande valor percebido.

5. Serviço para não clientes – Você não precisa ser assinante do Estado de S. Paulo para usar uma seção de utilidade pública no portal Estadão.com. Através daquela página qualquer um encontra endereços e horários de shows e restaurantes, mapas da capital paulista, entre outros. Ah, mas os não assinantes ficam com uma opinião simpática a respeito do jornal e, mais importante, vêem os descontos que os assinantes recebem nos eventos. Faça algo nesse sentido, ofereça algo gratuito à comunidade em geral, aproveitando para mostras as vantagens de se tornar um cliente fiel.

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