5 dicas para renovar a motivação:

Dicas rápidas para você vender mais

  1. Trabalhe com metas diárias. Não adianta ficar pensando na meta geral, isso vai gerar um desgaste mental muito grande. Determine na sua cabeça que a meta do dia é como se fosse o seu último prato de comida e você está há três dias sem comer, entendeu? Porque o foco e a intensidade será maior na captação de novos negócios. Entre em contato com clientes inativos, ligue para novos prospects, faça contato com os seus 10 principais clientes por semana apenas para saber como eles estão, participe de eventos de networking, etc. Veja que todas essas ações vão se ajustando para que você chegue ao objetivo do dia. DICA-CHAVE: não pare enquanto não fechar a meta.
  2. Renove o autoconhecimento diário. Sabe quando baixa a frequência energética? Quando as objeções começam a acontecer e os clientes passam a rejeitar as ofertas? Tenha sempre algo motivacional na sua pasta, computador, carteira, espelho de casa, do carro e em todos os lugares em que seja possível para levantar seu astral. Você pode ler o capítulo de um livro em 10 minutos e todo o pensamento negativo se transformará em esperança. Se o seu semblante estiver harmonizado e sua voz for firme, a virada pode acontecer no mesmo dia, só depende de você cuidar da pessoa mais importante do mundo.
  3. Troque os pensamentos. Você sabe quando começa a vender? Quando abre os olhos e surgem os cinco primeiros pensamentos, já fez esse exercício? Se fluírem coisas agradáveis e a imaginação trabalhar de uma forma favorável, o seu dia será muito promissor. Agora, o contrário é verdadeiro, o negativo também é muito forte, esses pensamentos destruidores se instalam e, se você permitir, será difícil tirá-los da mente. Toda a vez que algo negativo aparecer na sua mente, troque por outro positivo, é uma forma de dar um choque e de quebrar o pensamento doentio.  PARA PENSAR: os pensamentos irão determinar 70% das suas vendas no dia.
  4. Gerencie o tempo. Quanto tempo do dia você está prospectando? De 1 a 10, qual a nota que você dá para esse quesito? Cerca de 50% dos vendedores prospectam muito pouco, ficam esperando que os clientes entrem em contato para comprar. Você considera que isso vai contribuir nas vendas? Nada é mais desmotivador que fazer poucos contatos por dia. O vendedor se torna melhor quando está praticando a sua profissão constantemente, quanto mais ele estiver negociando, melhores serão os argumentos para convencer os clientes. Não existe segredo ou fórmula mágica, o caminho mais curto é trabalho árduo misturado com motivação e habilidade para se relacionar com o máximo de clientes por dia. MOMENTO REFLEXIVO:  a vitrine está à disposição, será que você é o manequim preferido do seu cliente?
  5. Determine os motivos do dia. Você tem anotado por escrito os seus cinco principais motivos de vida? Parece ser tão simples, mas 80% dos vendedores não usam essa ferramenta poderosa de motivação diária. Quando você visualiza esses motivos, a sua tela mental fica alimentada de forças extras para não deixar que o seu entusiasmo fique prejudicado. Leia em volta três vezes por dia; quando sentir que a frequência motivacional está caindo, leia novamente. Ser isso for feito, a sua casa interna será alicerçada com tijolos fortes e confiáveis.

André Silva é palestrante de Motivação e Vendas.

E-mail: [email protected] e site: www.palestranteandresilva.com.br

“A maior parte das pessoas é tão feliz quanto resolve ser.”

Abraham Lincoln

O pior vendedor do mundo

Um dos ótimos e famosos livros em vendas é O maior vendedor do mundo, de Og Mandino. Mas quais seriam as características opostas que formam o pior vendedor do mundo? Se você conhece alguém que as tenha, evite conviver com essa pessoa, pois esse negócio contamina:

  • Aquele que vende para dentro da empresa, explicando a seu chefe por que ele não vendeu.
  • Aquele que reclama de pelo menos um cliente por dia, reclama da empresa, reclama sempre de algo.
  • Aquele que para de aprender, de estudar, de se renovar e acha que sabe tudo.
  • Aquele que torna sua empresa refém de falsos negócios, de clientes que não existem.
  • Aquele que nunca reconhece seus erros e evita autocrítica.

Caso você tenha se identificado com algum dos pontos mencionados, deve procurar mudar sua atitude e seu comportamento rapidamente, e isso é mesmo um desafio, pois quando a mudança é consigo mesmo, sempre existe resistência, desconforto, retórica. Reflita, avalie como mudar, e seja um sucesso em vendas.

Extraído e adaptado do livro Sucesso em Vendas, de Marcelo Ortega (Editora Saraiva).

Na ponta da língua

Um dos seis conhecimentos em vendas é relacionado à empresa. Entretanto, é raro vermos um profissional de vendas que realmente dê importância a isso. Até que um dia visita um cliente que sabe muito mais sobre a empresa em que ele trabalha, seja por tempo de atuação no mercado ou simplesmente por ter visitado o “Quem somos” de seu site. Veja agora uma sugestão de questionamentos que podem guiá-lo para estar preparado para situações como essa:

  • Qual o nome completo da sua empresa?
  • Qual a origem do nome ou por que sua empresa tem esse nome?
  • Quais são os produtos e serviços que sua organização comercializa?
  • Quais os principais diferenciais da sua corporação?
  • Há quantos anos a empresa existe?
  • Qual a região de atuação?
  • Quais são os 5 maiores ou melhores clientes?
  • A empresa é detentora de um prêmio ou certificação importante? Qual?
  • Exporta seus produtos ou serviços para outros países? Quais?

Extraído e adaptado do livro A divertida arte de vender – 22 técnicas vencedoras de vendas, de Erik Penna (Scortecci Editora).    

Atrair a atenção

É fundamental em uma venda, principalmente por telefone, atrair a atenção de quem está do outro lado da linha, para que possamos vender. Não conseguiremos vender se o cliente não estiver prestando atenção no que estamos falando.

Uma das maneiras de atrair a atenção do interlocutor é mencionar em seu discurso inicial palavras fortes que mexem com todo ser humano. Por exemplo, todas as pessoas querem ter saúde, prosperidade, dinheiro, sucesso, vitória, amor, amigos, alegria e viajar. Todos também desejam evitar a dor, a morte, a pobreza, a solidão, a fome, etc.

No filme O primeiro milhão, em que aparecem várias cenas mostrando um jovem vendedor que busca o sucesso vendendo ações na Bolsa de Valores por telefone, existe uma em que o vendedor percebe que o médico, do outro lado da linha, está fazendo várias coisas ao mesmo tempo, e não está lhe dando a devida atenção. Então ele diz: “O senhor não pode me atender agora, tudo bem! Continuarei a ser seu amigo, só que estará perdendo a chance, única, de ganhar seu primeiro milhão”. E, como em um passe da mágica, o médico deixa as outras coisas de lado e passa a ouvir o jovem vendedor.

Extraído e adaptado do livro Como vender por telefone, de César Frazão (Editora Harbra).

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