5 maneiras de valorizar o consumidor

A concorrência de mercado dificulta, cada vez mais, a existência daqueles que não entendem ou que não querem cuidar dos clientes com atendimento especial. A concorrência de mercado dificulta, cada vez mais, a existência daqueles que não entendem ou que não querem cuidar dos clientes com atendimento especial. Ser simpático e conhecer os produtos e serviços que oferece não é suficiente para atrair as pessoas, levá-las a comprar, e em uma eventual necessidade, retornar. Portanto, é preciso levar em conta algumas maneiras de se relacionar com o consumidor:

1. Ao se levantar, deseje ser o melhor profissional de vendas que alguém já imaginou. Alimente-se dessa idéia e ela se tornará parte de você. Esse hábito permite que se obtenha um bom desempenho, mesmo nos dias em que o baixo-astral estiver presente. Para os inevitáveis momentos difíceis, conte com sua boa imagem, construída com prática, ao longo do tempo.

2. Em seu trabalho, mantenha a rotina de verificar o que está disponível para oferecer ao cliente: preços, promoções, prazos e formas de pagamento. Essas informações precisam estar na ponta da língua quando forem solicitadas. Cause uma boa impressão demonstrando ter domínio sobre o que faz, isso traz maior tranqüilidade para atender e você não corre o risco de ser pego de surpresa por coisas básicas.

3. Antes de afirmar qualquer coisa ao consumidor, tenha certeza. Caso haja dúvida, peça um momento para conferir e ofereça a ele uma boa acomodação enquanto aguarda. Evite frustrar o cliente com um ?não? desnecessário. É mais trabalhoso recuperar o ânimo perdido do que mantê-lo suspenso por alguns momentos.

4. Quando não encontrar o que o consumidor procura, demonstre interesse em ajudá-lo. Evite manter-se alheio só porque talvez ele não compre nada, esse comportamento pode causar descaso. Não obstante, pergunte se ele gostaria de conhecer algo semelhante ou se aceita alguma sugestão a respeito do que procura.

5. Enquanto atender, mantenha a atenção no cliente. Aja normalmente com a concentração focada nele. Demonstre que o compreende respondendo a alguns de seus comentários. Caso não entenda algo, pergunte. Nunca banque o espertinho, fingindo que está atento, porque você será descoberto a qualquer momento.

Você ganha muito com essas maneiras de valorizar o consumidor, pois além de ser um bom profissional, pode ser também um ser humano notável. Alguém que é lembrado pelas qualidades essenciais, necessárias ao atendimento nas vendas.

Para conhecer mais cinco maneiras de valorizar o consumidor, acesse o portal VendaMais e clique na seção VM Plus.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima