5 passos para que seus vendedores valorizem mais o que vocĂȘ diz e outras coisas ?Quem pĂĄra de tentar ser melhor, pĂĄra de ser bom?
Oliver Cromwell
?à necessårio tentar se superar sempre. Essa ocupação deve durar enquanto a pessoa viver?
Rainha Cristina da Suécia
Credibilidade
Se vocĂȘ quer que os vendedores comprem a idĂ©ia de seu plano de incentivo ou de sua nova maneira de vender, empreste sua prĂłpria credibilidade para essas açÔes. VocĂȘ e todo gerente de vendas possuem essa caracterĂstica. Falta explorĂĄ-la melhor, veja:
» Admita suas fraquezas ? NinguĂ©m Ă© perfeito. Sua equipe de vendas sabe que vocĂȘ Ă© fraco em algumas ĂĄreas. VocĂȘ aumenta sua credibilidade quando admite isso e nĂŁo tenta esconder seus defeitos debaixo de uma mesa de reuniĂ”es. Melhor ainda, use isso a seu favor, por exemplo: diga que, como veio de famĂlia pobre e estudou em uma faculdade do interior, precisa prestar muita atenção no que seus vendedores falam ? eles vĂŁo adorar ser o centro de sua atenção.
» Empreste alguma credibilidade ? NĂŁo Ă© sĂł vocĂȘ por trĂĄs daquela ação de incentivo. Ă toda a empresa, com tantos clientes satisfeitos e tantos anos de experiĂȘncia. Use tudo isso para dar peso ao que fala.
» Seja positivo ? Se vocĂȘ diz para seus vendedores nĂŁo falarem mal da concorrĂȘncia, faça o mesmo. Concentre-se no que vocĂȘ faz e na mensagem positiva que quer passar com aquela ação: mais vendas, mais lucro, maiores comissĂ”es e prĂȘmios. NĂŁo desvie a atenção de sua equipe de vendas para outros assuntos nem abra espaço para ela ficar reclamando ou encontrando desculpas para nĂŁo vender.
» Mostre nĂșmeros e evidĂȘncias ? Os vendedores devem entender que a meta de venda nĂŁo caiu do nada nem Ă© impossĂvel de ser alcançada. Mostre o quanto a mais Ă© preciso se esforçar por dia para atingi-la (apenas dois telefonemas a mais, um aumento de apenas tantos reais nas vendas de um dia, etc.).
» NĂŁo se altere ? Mesmo em momentos de crise, tente permanecer calmo. NinguĂ©m dĂĄ credibilidade a gerentes que nĂŁo controlam suas prĂłprias emoçÔes.
O Ășltimo incentivo
O testamento do fundador da rede de lojas de materiais de construção Lowe?s, dos Estados Unidos, afirmava que, após sua morte, os funcionårios da empresa teriam a prioridade na aquisição das açÔes da companhia que pertenciam a ele. Um exemplo de valorização de seu pessoal que emociona.
Crie uma cultura de coaching em sua empresa
» Tenha regras claras ? Todos os vendedores vĂŁo passar por coaching ou apenas aqueles nos quais vocĂȘ identificou potencial de liderança para futuras promoçÔes? Quem vai aplicĂĄ-lo: profissionais contratados ou lĂderes da prĂłpria empresa? Tenha certeza de responder essas e outras perguntas para que todos vejam que o processo Ă© transparente e comprem melhor a idĂ©ia.
» Comece de cima ? Diretores e gerentes da empresa devem fazer coaching antes do resto da empresa. Primeiro, porque dĂĄ o exemplo. Depois, porque, via de regra, sĂŁo os que mais precisam.
» Prepare-se para alguma resistĂȘncia ? Nenhuma mudança Ă© fĂĄcil. Alguns vendedores vĂŁo resistir Ă idĂ©ia de fazer coaching ou outros treinamentos. VocĂȘ estĂĄ vendendo uma idĂ©ia e, como toda venda, haverĂĄ objeçÔes e negociaçÔes.
» Coaching nĂŁo Ă© castigo ? Evite passar a idĂ©ia de que a pessoa sĂł vai para coaching se algo estiver errado com ela ou com suas vendas. Procure mostrar esse e outros treinamentos como um prĂȘmio, algo positivo.