5 pensamentos que motivam

5 pensamentos que motivam ?A vontade de ganhar é importante, mas a vontade de se preparar é vital? ? Joe Paterno

?Um homem sábio criará mais oportunidades do que acha? ? Francis Bacon

Atendimento personalizado, cliente fidelizado!

Quando atendemos o cliente focando em suas necessidades, aumentamos a possibilidade de fechar novas vendas. Confira sete dicas para encantar e surpreender os clientes:

1. Procure conhecer o perfil de cada cliente.
2. Tenha o objetivo de se adaptar ao perfil do cliente.
3. Olhe nos olhos do cliente, mesmo que, em alguns momentos, ele desvie o olhar.
4. Apresente o produto ou serviço com entusiasmo para o cliente.
5. Quando o cliente tiver dúvidas, pare e escute, sem interromper.
6. Ligue para o cliente após a realização da venda e veja o seu índice de satisfação.
7. Solucione o problema do cliente com muita alegria e profissionalismo.

André José da Silva é consultor e diretor comercial da AJS Consultoria, além de ministrar cursos e palestras nas áreas de Vendas, Atendimento e Liderança.
Visite o site: www.ajsconsultoria.com.br

C.A.R.I.S.M.A.

Vendedores carismáticos se destacam e conquistam seus clientes. Utilize as letras da palavra CARISMA em forma de acróstico para desenvolver o seu:

Cultive o bom humor ? Pessoas gostam de alegria. Procure manter um sorriso verdadeiro, veja sempre o lado bom das coisas e seja positivo. Não seja uma pessoa ?azeda?.

Aja com naturalidade ? Nada pode ser forçado. Seja você mesmo, espontâneo e autêntico.

Relacione-se com as pessoas ? Comunique-se, seja amigável e acessível. Procure sempre ajudar os outros e saiba agradecer e reconhecer o esforço alheio. Mostre interesse pelas pessoas, preste atenção nos pequenos detalhes (nomes, aniversário, datas especiais, etc.).

Inspire confiança e entusiasmo ? Para ser admirado, é preciso ser ético e mostrar autoconfiança. Atue com entusiasmo e será entusiasta.

Simplicidade com elegância ? Todos nós procuramos pelo que é simples e funcional. Tudo o que é complexo e sem equilíbrio acaba nos afastando. As canções dos Beatles, por exemplo, eram elegantemente simples, fáceis de acompanhar e, por isso, conseguiam ser carismáticas.

Mantenha-se em condições de jogo ? Cuide da sua aparência. Se você anda sempre com uma má postura física, com roupas malcuidadas, barba por fazer e cabelos desarrumados, seu cliente achará que você é desarrumado, seu produto é desarrumado e sua empresa é desarrumada.

Ame e será amado ? Seja apaixonado pelo seu trabalho. Envolva-se com causas que você realmente acredita. Carisma tem a ver com credibilidade. Se você não gosta do que faz, dificilmente alguém lhe dará algum crédito.

Fabiano Brum é conferencista nas áreas de Marketing, Motivação, Atendimento e Vendas. Visite o site: www.fabianobrum.com.br

Tenha coragem
No livro Coragem para Seguir em Frente (Editora Gaia), o autor Lama Michel Rinpoche explica que só é possível descobrir nosso verdadeiro potencial quando estamos diante de situações difíceis. ?Ter coragem é estar diante de uma situação realmente difícil e acreditar em nosso poder para superá-la, mesmo sabendo que vamos ter impedimentos, problemas e, até mesmo, muito sofrimento. A coragem surge quando podemos pensar: ?Eu acredito que o meu potencial para realizar esta meta é maior do que todos os desafios que terei de enfrentar?.?
Da Redação

Seja o seu melhor
Descobrir o que há de melhor em cada um de nós depende muito da postura que adotamos diante da vida. Será que você tem sido o sujeito que prefere ver o “cisco no olho”, em vez de enxergar a paisagem? Você é do tipo que prefere enaltecer seus defeitos e negar a existência das suas qualidades, em vez de ver nos defeitos a oportunidade de se desenvolver e utilizá-las para tomar atitudes positivas?

Se você é o tipo de pessoa que só reclama e tem sempre uma história trágica para contar, se questione, reveja suas atitudes e a sua maneira de ver o mundo. Assim, você mudará sua vida e descobrirá que ser próspero é só uma questão de acreditar que você merece e é capaz.
Nivaldo Assis é coordenador de treinamento de vendas da Cadbury Adams Brasil. E-mail: [email protected]

8 dicas para atender clientes que têm pressa
O cliente apressado, que não tem tempo para esperar ou não gosta mesmo de ocupar seu tempo em um processo detalhado de venda, dá margem a algumas observações:

1. Atenda o cliente no ritmo dele.
2. O comprador que está apressado praticamente já está decidido pelos itens que vai adquirir.
3. Se o cliente demonstra pressa e desejo de ?queimar etapas?, não há porque tentar demonstrar o que ele já sabe ou não deseja saber.
4. É indispensável, pelo menos, a informação obrigatória em função de alguma lei específica.
5. Cuidado para não preterir outros clientes quando atender ao apressado.
6. Quando ele exige na hora, se for viável, não há porque complicar a venda; é fazer por onde entregar.
7. Nunca permita que alguém deixe de comprar por conta da lentidão no atendimento.
8. Procure sempre discernir e manter a qualidade do atendimento.

Walter Medeiros é consultor de empresas, jornalista, escritor e poeta. Formado em Direito e autor do livro Onde Está o Atendimento?
E-mail: [email protected]

5 pensamentos que motivam
O livro Gigantes da Motivação (Editora Landscape) reúne os melhores textos de 25 especialistas brasileiros da área. No livro, além dos artigos, há diversas dicas de pensamentos que motivam.
Confira algumas:
1. Pessoas motivadas fazem sempre mais do que os outros julgam ser necessário.
2. Você vive aquilo em que acredita e encontra exatamente o que procura.
3. Os otimistas conseguem melhores resultados profissionais e pessoais.
4. Tenha foco e estabeleça um planejamento para chegar ao que você deseja.
5. Suas atitudes fazem a diferença.
Da Redação

Criatividade em vendas
A história deste mês vem de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, e é contada por Roberto Carraro.

?Trabalho em uma escola de Informática e, nos meses de novembro e dezembro, por ser final de ano, a procura por cursos é bem menor. Mas com um pouco de criatividade e uma simples idéia conseguimos fechar várias vendas. Na faculdade, percebi que muitos colegas possuíam dificuldades em montar apresentações com o programa PowerPoint. Então, tive a idéia de lançar um curso rápido desse software, para que as pessoas aprendessem a usar melhor seus recursos na apresentação de trabalhos e também nas empresas, quando precisam organizar reuniões e palestras. Consegui uma relação de contatos dos acadêmicos e com um simples e-mail, enviado com as informações do curso, em dois dias vendemos várias inscrições. O sucesso foi tão grande que tivemos de abrir mais duas turmas para o curso. Foi uma idéia simples e com um baixo custo de divulgação, além disso, os alunos já nos indicaram outros amigos para novos cursos.?

Além da criatividade, vendas e novos clientes, a idéia rendeu um ano de VendaMais grátis. Agora é a sua vez. Envie-nos seu exemplo de Criatividade em Vendas: [email protected] ou fax (41) 3338-3321, com a palavra “Criatividade” no campo de assunto. Quem tiver a idéia publicada, além dos 15 minutos de fama, recebe um ano da revista VendaMais grátis. Vale criatividade na hora de prospectar, de conseguir indicações, de responder objeções, de fechar e em todas as etapas da venda.

Consultores que desejarem ter suas dicas publicadas na seção Manual do Vendedor devem enviá-las para o e-mail: [email protected]. Os textos serão analisados e publicados em edições posteriores da revista VendaMais.

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