5 segredos de marketing e outras dicas para vocĂȘ

5 segredos de marketing e outras dicas para vocĂȘ “Lembre-se de que a verdadeira arte de vender começa quando o freguĂȘs diz nĂŁo?
H. Jackson Brown

“Vender Ă© a arte de criar e transferir emoçÔes, sempre causando muita satisfação em quem lhe confiou a possibilidade de prestar um serviço”
CĂ©sar RomĂŁo


Segredos de marketing para atrair, conquistar e fidelizar clientes Propaganda Ă© a ?alma? do negĂłcio
Investimento em propaganda serve para lançar um novo produto ou serviço, aumentar o conhecimento que o pĂșblico tem da marca e atrair novos clientes. Mas nĂŁo Ă© sĂł isso. A propaganda tambĂ©m Ă© utilizada para:

» Lembrar seus clientes por que eles sĂŁo clientes e que Ă© Ăłtimo fazer negĂłcios com sua empresa. Aumentar o conhecimento que o pĂșblico-alvo tem da marca e exercitar a memĂłria dos consumidores.

» Construir uma marca forte.

» Motivar seus clientes internos, ou seja, seus funcionĂĄrios, para deixĂĄ-los orgulhosos da empresa e de si mesmos.

Localização, localização, localização
Aproveite o mĂĄximo que puder seus gastos com propaganda.

» Impacto visual: a propaganda deve ser atrativa e exigir a atenção do espectador ou consumidor.

» Localização: utilize o espaço na publicação ou comercial na TV ou rĂĄdio, jornal e revista que provavelmente seja visto e ouvido pelo maior nĂșmero de pessoas que se encaixam no seu pĂșblico-alvo.

» FrequĂȘncia: se possĂ­vel, dentro de seu orçamento, aumente o nĂșmero de vezes que uma propaganda aparece, pois a Ășnica forma de garantir que mais pessoas vejam seu anĂșncio Ă© pagar por uma posição privilegiada em cada publicação em que vocĂȘ compra espaço.

A arte de criar programas de fidelidade
O valor percebido do programa de fidelidade deve superar o custo. Os clientes precisam entender qual Ă© o negĂłcio, os benefĂ­cios oferecidos, e a empresa deve focar em trĂȘs deles:

» Pontos que podem ser trocados por mercadorias de acordo com os nĂ­veis preestabelecidos.

» Vincular as compras a descontos apenas para os associados.

» Descontos direto no ponto de compra.

Propaganda boca a boca
A estratĂ©gia do marketing boca a boca funciona quando a empresa utiliza os clientes mais fiĂ©is, os mais apegados Ă  marca e pede a eles que façam o marketing da empresa, que sejam, ao mesmo tempo, a mensagem e a mĂ­dia. O boca-a-boca transforma seus clientes em evangelistas ou advogados da marca e lhes entrega a missĂŁo e os meios de vender o produto. É o marketing que usa os clientes evangelistas para que eles promovam suas marcas.

Endomarketing
Clientes fiéis dependem também de funcionårios altamente motivados, bem remunerados e bem informados ? o reconhecimento, a remuneração adequada e o tratamento justo e adequado. A empresa precisa se comunicar com seus clientes internos, seus funcionårios, o tempo todo, alertando-os sobre o lançamento de uma nova campanha de marketing, pedindo-lhes opinião e sugestão e se comunicando com seus funcionårios de igual para igual.

Rosival Fagundes Ă© especialista em marketing, empreendedorismo e gestĂŁo de empresas. Palestrante e consultor do Sebrae, BA. Co-autor do livro Empreendedorismo e GestĂŁo mercadolĂłgica.
E-mail: [email protected]


Quando menos Ă© mais
É muito comum ver nos dias de hoje as pessoas correndo, estressadas e preocupadas com a quantidade de coisas que precisam fazer. A maioria sente uma terrível pressão porque não acredita ser possível realizar todos os compromissos ao qual se comprometeu.

E vocĂȘ? EstĂĄ atolado de coisas para fazer? Vive correndo para realizar tarefas que, muitas vezes, nem sabe por quĂȘ? EntĂŁo, confira algumas dicas de como vocĂȘ pode fazer mais em menos tempo:

1. Estabeleça prioridades ? Comece o dia com um objetivo na mente. Uma dica do autor Seth Godin Ă© se perguntar logo no começo do dia: ?O que eu vou produzir hoje?? ou ?O que eu vou entregar hoje??. Isso dĂĄ a vocĂȘ uma direção, um caminho a seguir.

2. Desligue o automĂĄtico do Outlook ? Eu fiz isso. Antigamente, toda vez que chegava um e-mail, eu parava o que estava fazendo para ler. Muitas vezes, eram e-mails sem importĂąncia. Se vocĂȘ desligar o automĂĄtico do Outlook, poderĂĄ baixar seus e-mails somente no horĂĄrio que quiser, o que pode ajudar a se manter concentrado no que Ă© importante.

3 .Pare de enrolar ? O hĂĄbito de parecer ocupado ainda Ă© muito comum, porque as pessoas ainda sĂŁo pagas pelo tempo em que estĂŁo dentro das empresas. O fato Ă© que vocĂȘ nĂŁo ganha mais pelo tempo, e sim pelos resultados que traz para a empresa. Pare de parecer ocupado e torne-se produtivo. Estabeleça de 3 a 4 coisas importantes que precisa fazer e faça! Muitas vezes, fazer menos acaba gerando mais resultados.

Fernando Oliveira é palestrante nas åreas de motivação, criatividade, vendas, liderança e alta performance. Com formação em master practitioner e trainer em programação neurolinguística. Visite o site: www.fernandooliveira.com.br


Enfrente a crise com garra!
Mantenha a tranquilidade ? Mesmo ouvindo boatos e comentårios de corredor sobre cortes e demissÔes, é melhor que mantenha a calma e a boa imagem.

Colabore ? Se a empresa nĂŁo fizer demissĂ”es, mas tiver de apertar custos e despesas, entenda que a sobrevivĂȘncia Ă© o maior objetivo e ajude como puder para que sua empresa possa atravessar a tormenta da maneira menos difĂ­cil.

Prepare-se ? Na medida em que apenas com economia não se possa resolver o problema, talvez a sua empresa também tenha de recorrer à diminuição de custos pela redução de quadros. Infelizmente, é nessa situação que as pessoas perdem seus empregos e tem de ir para o mercado escasso buscar novas oportunidades. Então, esteja preparado para isso também!

Laerte Cordeiro Ă© diretor-geral, consultor e coach titular da Laerte Cordeiro Consultores em recursos humanos. Autor de livros sobre recursos humanos escreve para revistas e sites especializados na internet.
Visite o site: www.laertecordeiro.com.br


TendĂȘncia mundial do varejo
Na 98 Convenção da Federação Nacional de Varejo dos EUA ? NRF, realizada em Nova York, no período de 11 a 14 de janeiro de 2009, considerado o maior evento de varejo do mundo, o tema central abordado foi a centralização das açÔes no cliente.

Hoje, as principais tendĂȘncias e oportunidades para as empresas varejistas, em função do novo comportamento do consumidor sĂŁo:

» Definição do pĂșblico-alvo: O varejista, mais do que nunca, precisa conhecer o perfil do seu cliente, para poder estabelecer estratĂ©gias especĂ­ficas para sua conquista e retenção. NĂŁo Ă© mais possĂ­vel vender de tudo para todos;

» Uso de multicanais: A empresa, mesmo o pequeno varejista, precisa atuar em diversos canais para poder atender o seu PĂșblico. Mesmo que nĂŁo seja um site de venda Ă© importante, pois o cliente visita o site, escolhe o produto e vai comprar na loja fĂ­sica;

» Melhoria da gestĂŁo: Num momento de crise fica mais evidenciada a necessidade do lojista atuar na melhoria da gestĂŁo da sua empresa, que significa aumentar ou pelos menos manter as vendas e reduzir os custos, atravĂ©s da melhoria dos seus processos;

» Capacitação de pessoal: Principalmente no nĂ­vel gerencial Ă© muito importante o treinamento de pessoal, para que possa melhor conhecer os clientes da marca, para atender as suas necessidades e superar as suas expectativas.

Juedir Teixeira Ă© administrador de empresas e especialista em marketing. Visite o site: www.juedirconsultor.com.br


Persista para vencer

» Nossas realizaçÔes vĂȘm de coisas simples e de feitos complexos. Os resultados dependem do tamanho das famĂ­lias conectadas com o que vocĂȘ faz.

» Sua organização profissional Ă© um ferramental que deve reunir quantidade e qualidade de meios e formas, para que o como seja carregado de possibilidades que se pretende atingir, antecipando a garantia de resultados.

» Quando nada estĂĄ acontecendo, mude a fĂłrmula, pois ninguĂ©m que o rejeita irĂĄ mudar de opiniĂŁo enquanto o seu ?jeitĂŁo? nĂŁo for reinventado diante de modelos que o aproximem das necessidades daqueles que vocĂȘ pretende abordar.

» Se o seu negĂłcio nĂŁo reunir o que vocĂȘ queria que fosse com o meio adotado para viver, mude de rota, pois o equilĂ­brio estarĂĄ sempre faltante, caso nĂŁo haja garantia de que a continuidade acrescente estĂ­mulo ao que vocĂȘ faz.

» O princĂ­pio de tudo estĂĄ em criar uma condição que permita ao tempo ser administrado com autoconhecimento e prazer, justificando “o viver bem porque merecemos”.

Sergio Dal Sasso Ă© gestor de negĂłcios, atua com projetos de consultoria, treinamentos e palestras empresariais.
Visite o site: www.sergiodalsasso.com.br


Consultores que desejarem ter suas dicas publicadas na seção Manual do Vendedor, devem enviĂĄ-las para o e-mail: [email protected]. Os textos serĂŁo analisados e publicados em ediçÔes posteriores da revista VendaMais.

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