5 segredos de marketing e outras dicas para você

5 segredos de marketing e outras dicas para você “Lembre-se de que a verdadeira arte de vender começa quando o freguês diz não?
H. Jackson Brown

“Vender é a arte de criar e transferir emoções, sempre causando muita satisfação em quem lhe confiou a possibilidade de prestar um serviço”
César Romão


Segredos de marketing para atrair, conquistar e fidelizar clientes Propaganda é a ?alma? do negócio
Investimento em propaganda serve para lançar um novo produto ou serviço, aumentar o conhecimento que o público tem da marca e atrair novos clientes. Mas não é só isso. A propaganda também é utilizada para:

» Lembrar seus clientes por que eles são clientes e que é ótimo fazer negócios com sua empresa. Aumentar o conhecimento que o público-alvo tem da marca e exercitar a memória dos consumidores.

» Construir uma marca forte.

» Motivar seus clientes internos, ou seja, seus funcionários, para deixá-los orgulhosos da empresa e de si mesmos.

Localização, localização, localização
Aproveite o máximo que puder seus gastos com propaganda.

» Impacto visual: a propaganda deve ser atrativa e exigir a atenção do espectador ou consumidor.

» Localização: utilize o espaço na publicação ou comercial na TV ou rádio, jornal e revista que provavelmente seja visto e ouvido pelo maior número de pessoas que se encaixam no seu público-alvo.

» Frequência: se possível, dentro de seu orçamento, aumente o número de vezes que uma propaganda aparece, pois a única forma de garantir que mais pessoas vejam seu anúncio é pagar por uma posição privilegiada em cada publicação em que você compra espaço.

A arte de criar programas de fidelidade
O valor percebido do programa de fidelidade deve superar o custo. Os clientes precisam entender qual é o negócio, os benefícios oferecidos, e a empresa deve focar em três deles:

» Pontos que podem ser trocados por mercadorias de acordo com os níveis preestabelecidos.

» Vincular as compras a descontos apenas para os associados.

» Descontos direto no ponto de compra.

Propaganda boca a boca
A estratégia do marketing boca a boca funciona quando a empresa utiliza os clientes mais fiéis, os mais apegados à marca e pede a eles que façam o marketing da empresa, que sejam, ao mesmo tempo, a mensagem e a mídia. O boca-a-boca transforma seus clientes em evangelistas ou advogados da marca e lhes entrega a missão e os meios de vender o produto. É o marketing que usa os clientes evangelistas para que eles promovam suas marcas.

Endomarketing
Clientes fiéis dependem também de funcionários altamente motivados, bem remunerados e bem informados ? o reconhecimento, a remuneração adequada e o tratamento justo e adequado. A empresa precisa se comunicar com seus clientes internos, seus funcionários, o tempo todo, alertando-os sobre o lançamento de uma nova campanha de marketing, pedindo-lhes opinião e sugestão e se comunicando com seus funcionários de igual para igual.

Rosival Fagundes é especialista em marketing, empreendedorismo e gestão de empresas. Palestrante e consultor do Sebrae, BA. Co-autor do livro Empreendedorismo e Gestão mercadológica.
E-mail: [email protected]


Quando menos é mais
É muito comum ver nos dias de hoje as pessoas correndo, estressadas e preocupadas com a quantidade de coisas que precisam fazer. A maioria sente uma terrível pressão porque não acredita ser possível realizar todos os compromissos ao qual se comprometeu.

E você? Está atolado de coisas para fazer? Vive correndo para realizar tarefas que, muitas vezes, nem sabe por quê? Então, confira algumas dicas de como você pode fazer mais em menos tempo:

1. Estabeleça prioridades ? Comece o dia com um objetivo na mente. Uma dica do autor Seth Godin é se perguntar logo no começo do dia: ?O que eu vou produzir hoje?? ou ?O que eu vou entregar hoje??. Isso dá a você uma direção, um caminho a seguir.

2. Desligue o automático do Outlook ? Eu fiz isso. Antigamente, toda vez que chegava um e-mail, eu parava o que estava fazendo para ler. Muitas vezes, eram e-mails sem importância. Se você desligar o automático do Outlook, poderá baixar seus e-mails somente no horário que quiser, o que pode ajudar a se manter concentrado no que é importante.

3 .Pare de enrolar ? O hábito de parecer ocupado ainda é muito comum, porque as pessoas ainda são pagas pelo tempo em que estão dentro das empresas. O fato é que você não ganha mais pelo tempo, e sim pelos resultados que traz para a empresa. Pare de parecer ocupado e torne-se produtivo. Estabeleça de 3 a 4 coisas importantes que precisa fazer e faça! Muitas vezes, fazer menos acaba gerando mais resultados.

Fernando Oliveira é palestrante nas áreas de motivação, criatividade, vendas, liderança e alta performance. Com formação em master practitioner e trainer em programação neurolinguística. Visite o site: www.fernandooliveira.com.br


Enfrente a crise com garra!
Mantenha a tranquilidade ? Mesmo ouvindo boatos e comentários de corredor sobre cortes e demissões, é melhor que mantenha a calma e a boa imagem.

Colabore ? Se a empresa não fizer demissões, mas tiver de apertar custos e despesas, entenda que a sobrevivência é o maior objetivo e ajude como puder para que sua empresa possa atravessar a tormenta da maneira menos difícil.

Prepare-se ? Na medida em que apenas com economia não se possa resolver o problema, talvez a sua empresa também tenha de recorrer à diminuição de custos pela redução de quadros. Infelizmente, é nessa situação que as pessoas perdem seus empregos e tem de ir para o mercado escasso buscar novas oportunidades. Então, esteja preparado para isso também!

Laerte Cordeiro é diretor-geral, consultor e coach titular da Laerte Cordeiro Consultores em recursos humanos. Autor de livros sobre recursos humanos escreve para revistas e sites especializados na internet.
Visite o site: www.laertecordeiro.com.br


Tendência mundial do varejo
Na 98 Convenção da Federação Nacional de Varejo dos EUA ? NRF, realizada em Nova York, no período de 11 a 14 de janeiro de 2009, considerado o maior evento de varejo do mundo, o tema central abordado foi a centralização das ações no cliente.

Hoje, as principais tendências e oportunidades para as empresas varejistas, em função do novo comportamento do consumidor são:

» Definição do público-alvo: O varejista, mais do que nunca, precisa conhecer o perfil do seu cliente, para poder estabelecer estratégias específicas para sua conquista e retenção. Não é mais possível vender de tudo para todos;

» Uso de multicanais: A empresa, mesmo o pequeno varejista, precisa atuar em diversos canais para poder atender o seu Público. Mesmo que não seja um site de venda é importante, pois o cliente visita o site, escolhe o produto e vai comprar na loja física;

» Melhoria da gestão: Num momento de crise fica mais evidenciada a necessidade do lojista atuar na melhoria da gestão da sua empresa, que significa aumentar ou pelos menos manter as vendas e reduzir os custos, através da melhoria dos seus processos;

» Capacitação de pessoal: Principalmente no nível gerencial é muito importante o treinamento de pessoal, para que possa melhor conhecer os clientes da marca, para atender as suas necessidades e superar as suas expectativas.

Juedir Teixeira é administrador de empresas e especialista em marketing. Visite o site: www.juedirconsultor.com.br


Persista para vencer

» Nossas realizações vêm de coisas simples e de feitos complexos. Os resultados dependem do tamanho das famílias conectadas com o que você faz.

» Sua organização profissional é um ferramental que deve reunir quantidade e qualidade de meios e formas, para que o como seja carregado de possibilidades que se pretende atingir, antecipando a garantia de resultados.

» Quando nada está acontecendo, mude a fórmula, pois ninguém que o rejeita irá mudar de opinião enquanto o seu ?jeitão? não for reinventado diante de modelos que o aproximem das necessidades daqueles que você pretende abordar.

» Se o seu negócio não reunir o que você queria que fosse com o meio adotado para viver, mude de rota, pois o equilíbrio estará sempre faltante, caso não haja garantia de que a continuidade acrescente estímulo ao que você faz.

» O princípio de tudo está em criar uma condição que permita ao tempo ser administrado com autoconhecimento e prazer, justificando “o viver bem porque merecemos”.

Sergio Dal Sasso é gestor de negócios, atua com projetos de consultoria, treinamentos e palestras empresariais.
Visite o site: www.sergiodalsasso.com.br


Consultores que desejarem ter suas dicas publicadas na seção Manual do Vendedor, devem enviá-las para o e-mail: [email protected]. Os textos serão analisados e publicados em edições posteriores da revista VendaMais.

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