De acordo com a Confederação Nacional do ComĂ©rcio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mesmo que de forma tĂmida, o cenĂĄrio Ă© bastante positivo para o varejo em 2021. Em especial, para o varejo restrito, onde a expectativa de aumento estĂĄ na casa dos 3,9%.
Avanços tecnolĂłgicos, metodologias para aproximar as marcas com seus clientes, converter vendas, e integrar o varejo fĂsico com o online, sĂŁo algumas formas interessantes que podem ajudar o varejo nesse processo. Abaixo, confira 5 provĂĄveis tendĂȘncias para o varejo em 2021 e o que especialistas do segmento dizem a respeito:
1. Cliente no centro do negĂłcio
2021 serĂĄ o ano da experiĂȘncia do cliente. Mais do que nunca, as marcas terĂŁo que colocĂĄ-los no centro do negĂłcio como principal pilar para conseguir crescer. De acordo com Gisele Paula, CEO e fundadora do Instituto Cliente Feliz, que tem como objetivo aplicar soluçÔes e metodologias para melhorar a experiĂȘncia de empresas com seus clientes, Customer Experience (CX) serĂĄ essencial para o varejo em 2021, porĂ©m ainda muitas companhias ainda nĂŁo conseguem atraĂ-los da forma correta.
âO grande desafio da atualidade estĂĄ relacionado ao encantamento das marcas com seus clientes. Infelizmente hoje muitas delas se preocupam somente com os produtos ou descontos que vĂŁo oferecer, mas esquecem que se a entrega nĂŁo for bem-feita, dentro do prazo previsto, com uma comunicação constante, transparente e com preços justos, hĂĄ grandes chances desse consumidor nĂŁo voltar a comprar. E a insatisfação bloqueia a recomendação pelo serviço ou produtoâ, explica Gisele.
2. ConversĂŁo de venda aliada Ă tecnologias
Para Marcos Trinca, Head de XR da More Than Real, startup brasileira focada no desenvolvimento de experiĂȘncias de realidade aumentada e visĂŁo computacional, o uso de tecnologias como a de realidade aumentada, por exemplo, pode ser a peça-chave tanto para o varejo fĂsico quanto o online. O objetivo Ă© criar açÔes e converter vendas por meio de engajamento e Customer Experience.
“A realidade aumentada Ă© muito versĂĄtil e Ă© essencial para estimular as vendas, aproximar e engajar o pĂșblico com as marcas. Ela permite que os consumidores visualizem seus produtos de forma superrealista, quase que fĂsica, o que contribui para uma maior certeza e clareza do que se estĂĄ adquirindoâ.
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3. Integração do varejo fĂsico e digital
Os consumidores esperam uma experiĂȘncia fluida, sem atrito, com muitos dispositivos conectados. AlĂ©m disso, buscam a conveniĂȘncia e um ambiente em que as compras sejam totalmente personalizadas. Dessa maneira, as marcas precisarĂŁo investir em experiĂȘncias de compra imersivas e interativas para conquistar o engajamento desses clientes ĂĄvidos por inovaçÔes tecnolĂłgicas e comodidade.
âEsta tendĂȘncia se traduzirĂĄ em ambientes de varejo omnicanais, com e-commerce, chatbots, smartphones, equipamentos domĂ©sticos conectados e lojas fĂsicas interativas e altamente envolventes. Afinal, cliente enxerga marca e nĂŁo canal”, afirma Danilo Nascimento, CRO da Propz, startup que utiliza inteligĂȘncia artificial e big data para monitorar o comportamento do consumidor em tempo real e de forma automatizada.
4. Live Commerce
As vendas por meio desta estratégia eliminam a fricção entre o entretenimento e a compra, tornando o processo mais fluido e råpido. A estratégia também reduz o atrito, jå que as compras podem ser finalizadas pela mesma plataforma com apenas um clique.
âAs marcas tĂȘm buscado novas maneiras de gerar maior conexĂŁo e engajamento com o pĂșblico. Isso porque, assim se agrega valor Ă experiĂȘncia e torna a jornada de compra Ășnica. O Live Commerce abraça todas essas caracterĂsticas e vem como uma tendĂȘncia forte para 2021″, afirma Mateus Magno, CRO da Sambatech e da Samba Digital, empresa focada em transformação digital, inovação e com soluçÔes para live commerce.
5. Vendas no mundo digital cada vez mais evidentes
Integrar uma marca a todos os meios digitais se tornou uma prĂĄtica indispensĂĄvel para comerciantes que operam lojas fĂsicas, alĂ©m de atrair e fidelizar clientes. Por conta disso, existem hoje diversas ferramentas que deixam os processos de venda mais assertivos.
âAs redes sociais e as lojas online foram as principais estratĂ©gias utilizadas pelas marcas para manter as lojas ativas e um bom relacionamento com o seu pĂșblico. Diante desse cenĂĄrio, pudemos perceber que a digitalização dos negĂłcios se consolidou com uma nova tendĂȘncia no setor varejistaâ, afirma Jefferson AraĂșjo, CEO da Showkase, empresa que oferece aos empresĂĄrios uma plataforma completa que simplifica o processo de digitalização dos negĂłcios.