6 dicas para dar um show no atendimento

Conhecimentos gerais para o vendedor Organizado por Luciana Beatriz

?O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo, fará coisas admiráveis?

José de Alencar

 

6 dicas para dar um show no atendimento

 

  1. 1.    Crie um ambiente favorável para receber o cliente e deixá-lo à vontade, evitando pressões desnecessárias ? Construa, na percepção do cliente, a possibilidade de ele se sentir dono de sua empresa e produtos. Essa é uma grande oportunidade para você mostrar que não está preocupado com seu ?bolso?, mas sim com seu bem-estar.

 

  1. 2.    Receba o cliente com um sorriso sincero, pois esse é o seu maior cartão de visita ? Quando você recebe o cliente com um sorriso espontâneo, as portas para o relacionamento se abrem.

 

  1. 3.    Prepare uma surpresa para o fim do atendimento. Pode ser um brinde, um cartão de agradecimento ou, até mesmo, um obrigado caloroso e agradável ? Fuja do igual, saia da média, olhe para frente e invista no relacionamento. Fala-se muito da primeira impressão no atendimento, mas, na realidade, a última é a que fica. Então, aproveite para encantar o cliente usando sua criatividade.

 

  1. 4.    Evite falar sobre seus produtos/serviços antes de conhecer as necessidades do cliente. Primeiro, identifique o que ele está buscando e, depois, ofereça soluções personalizadas ? Prepare algumas perguntas abertas para saber exatamente o que o cliente está buscando sem fazer um interrogatório, mas mostrando profissionalismo, conhecimento e, principalmente, procurando conhecer suas necessidades e anseios.

 

  1. 5.    Passe confiança na voz, gestos e conhecimento de seu produto, porque é isso que vai diferenciar você da concorrência ? A serenidade na hora de conduzir as respostas para os clientes transmitem sensibilidade com suas necessidades. Pesquisas mostram que 93% da venda está na comunicação não verbal, ou seja, 55% na postura, 38% na qualidade da voz e 7% nas palavras.

 

  1. 6.    Retorne todas as ligações e e-mails, no máximo, em 24 horas, pois isso demonstra agilidade e profissionalismo ? O cliente está ansioso, com pouco tempo, é exigente e percebe facilmente as diferenças entre um atendimento e outro. Portanto, use a seu favor os benefícios intangíveis, como: flexibilidade, atenção, solução, praticidade e confiança.

 

André Silva é palestrante de motivação e vendas.

Visite o site: www.palestranteandresilva.com.br

 

3 lições aprendidas no convívio com os clientes

  1. 1.    Os clientes e o mercado ? Segmento algum de mercado é de fácil conquista. Eles são cruéis, desleais e jamais reconhecem os sucessos do passado. Por isso é que se diz que o passado não garante o mercado de agora.

 

  1. 2.    A importância dos clientes ? Conheço empresas e produtos que acham que são importantes para os clientes. O que não percebem é que nunca serão tão importantes para os clientes e que deveriam descobrir o quanto os clientes são importantes para eles.

 

  1. 3.    O sucesso e os clientes ? A receita para o sucesso nos negócios é simples: trate todos os seus clientes como convidados especiais e seus colaboradores como amigos do dia a dia.

 

Gemir Cassan é consultor de gestão.

Visite o site: www.gemircassan.com.br

 

Crie riqueza

Como aprender a criar riqueza seguindo os desejos do coração e transformar em realidade seu destino de uma maneira emocionante e divertida? O consultor Tod Barnhart pensou nisso e organizou uma fórmula em cinco passos chamada de Os 5 Ds da prosperidade, confira:

 

  1. 1.    Descobrir ? Descubra quem você é realmente, o que o motiva, quais são suas necessidades e valores, onde gostaria de passar a maior parte de seu tempo e, principalmente, qual é a coisa mais importante para você.

 

  1. 2.    Devanear (sonhar) ? O segredo da riqueza é nunca ter medo de se arriscar. Transforme seus sonhos em necessidades. Solte a imaginação e sonhe ? esse é o primeiro passo para realizar tudo o que anseia.

 

  1. 3.    Decidir ? Nada tem mais poder que uma decisão bem tomada. Quanto mais difíceis as decisões, maior é o impacto em nossas vidas.

 

  1. 4.    Dar execução ? Coloque em prática planos e ações específicos que o levem na direção de seus sonhos. O porquê vem em primeiro lugar e, o como, depois. 

 

  1. 5.    Dirigir ? Elabore seu próprio código pessoal de conduta e o considere como um instrumento de autoavaliação.

 

Tod Barnhart é autor do livro Os cinco rituais da riqueza.

 

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima