Eu aprendi uma coisa muito valiosa com os blogueiros profissionais: Ă possĂvel vender SEM precisar estar vendendo.
Eu aprendi uma coisa muito valiosa com os blogueiros profissionais: É possível vender SEM precisar estar vendendo.
Eles usam uma técnica que faz a “venda” ser algo natural. É como se você assistisse a um filme e gostasse tanto dele que começasse a falar para seus amigos o quanto ele te impactou. Você está fazendo uma venda de algo que você gostou. E seus amigos nem notam.
Então, resolvi aplicar essa técnica em minhas mensagens de e-mail para a minha lista. E foquei meus esforços para promover produtos de parceiros, ganhando, assim, comissões pelas vendas.
Esse modelo de negócios não é nenhuma novidade. A novidade está na forma como eu decidi “vender” esses produtos, que foi utilizando a técnica dos blogueiros. Fiz algumas adaptações e montei um método que me permitiu faturar R$ 30.215,30 nos últimos 5 meses.
Separei estas 6 dicas para mostrar a você algumas das técnicas que usei para alcançar esses resultados.
- Use um Tom Pessoal nas Mensagens. Esqueça a linguagem formal e comercial dos tradicionais e-mails marketing. As pessoas querem se relacionar com outras pessoas, e não com marcas e entidades.
- Não Venda. Conte uma História. Ninguém compra alguma coisa se não se envolver emocionalmente com o produto. O problema é que a maioria dos vendedores tentam te empurrar aquilo que você não quer. Não significa que você não precisa, mas, como você não se envolveu emocionalmente, você não tem motivações para comprar.
E a maneira mais bacana e divertida de envolver emocionalmente seus prospects é contando histórias reais, que contextualizem a mensagem de marketing principal que você deseja passar. Essa técnica é muito poderosa e requer um certo conhecimento.
- Não Convença. Conquiste. Aqui está o segredo do bom vendedor. Você não tem que convencer ninguém a nada. Aliás, ninguém gosta de ser convencido de algo que não acredita. O ingrediente especial está em você conquistá-lo. Não é você que tem que convencer o seu prospect de que o seu produto é bom e maravilhoso. É o seu prospect que precisa CONCLUIR POR CONTA PRÓPRIA que a sua solução é a melhor para ele naquele momento.
- Não Escreva Linhas Compridas. Use 1/3 do tamanho de uma linha normal para escrever suas mensagens. Isso incentiva a leitura e dá mais prazer.
- Não escreva parágrafos longos. Tente escrever parágrafos de no máximo 3 linhas. Isso incentiva a leitura e a torna mais agradável.
- Defina com clareza a ação. Para aumentar a taxa de conversão (de cliques e vendas), você precisa dizer com clareza o que o seu prospect precisa fazer. Se quer que ele clique no link, diga: clique no link aqui embaixo para acessar isso e aquilo.
Se você tem um negócio e uma lista de e-mails de prospects, recomendo que faça um teste e comece a escrever as suas mensagens dentro desse formato. Avalie os resultados (taxa de abertura de e-mails, taxa de cliques, conversões, etc.) e comemore os resultados.