6 razõpes pelas quais líderes falham

6 razõpes pelas quais líderes falham 1. Falta ou falhas graves de processo ? Tão ruim como não ter um processo claro e definido em sua cabeça é copiar o que deu certo para outros líderes em outros setores, sem adaptar para sua realidade. Sim, certos fatores como retorno sobre investimento, medidas para medir e diminuir índice de ausência e rotatividade de funcionários e outros são fixos, mas existem dezenas de outras coisas que são inerentes à sua realidade. Por exemplo: você não pode jogar os prazos com os quais trabalham os engenheiros do departamento de pesquisa para a equipe de vendas. Saiba o que você faz, como faz e como medir e controlar essa eficiência.

2. Não observar o que é importante ? Atribui-se ao Barão de Itararé a constatação de que estatísticas são como biquínis: mostram tudo, menos o que importa. No campo empresarial, isso equivale a saber quais insumos entram na sua equipe, qual resultado sai e desconhecer como a equipe faz o trabalho. Atenção: isso não tem nada a ver com microgerenciar, com vigiar cada movimento e respiração de seus funcionários. Tem a ver, sim, com estabelecer certas regras e guias e ter certeza de que todos as cumpram. Defina claramente os limites éticos, de qualidade e responsabilidades individuais, como verificar se eles estão sendo cumpridos ou quando se está muito perto de cruzar a linha e como voltar aos padrões necessários sem que o líder tenha de, necessariamente, se envolver.

3. Falta de iniciativa ? O engraçado desse erro é que é algo que muitas das pessoas que se dizem líderes exigem de sua equipe, mas não o exercitam por si mesmos. Todos conhecemos um ou outro caso de gerentes que se transformam em simples mensageiros: levam as notícias de sua equipe para a diretoria e vice-versa. Ora, se é isso que interessa para a diretoria, eles não precisam de um profissional nesse cargo. Um simples ramal telefônico resolve o problema. Líderes têm a obrigação de demonstrar, em seu dia-a-dia, o tipo de iniciativa que exigem de sua equipe. Ousar, fazer diferente e freqüentemente se perguntar ?e se?.

4. Falta de treinamento ? Novamente, caímos na questão do que se exige para os outros, mas não o fazemos. Certo, queremos que nosso pessoal vá a treinamentos, cursos, seminários, mas relutamos em fazer o mesmo. Quando foi a última vez que você viu um gerente chegar à sua equipe com um livro debaixo do braço e dividir com ela algo que aprendeu, algo que quer implantar? Ninguém em uma empresa pode se dar ao luxo de parar de se desenvolver constantemente. Não importa o cargo que ocupe.

5. Promover e recrutar de maneira errada ? Diga-se o que se disser das pessoas, elas não são ignorantes do ambiente nem da própria condição. Sabem muito bem identificar um líder justo, que recruta, contrata e promove pessoas de acordo com regras claras e justas. Ao mesmo tempo, recusam-se a dar qualquer apoio a quem usa o poder para auxiliar ou prejudicar pessoas que não merecem. Se você deseja continuar com uma equipe unida, que trabalhe na mesma direção que você, seja absolutamente claro e transparente nesses assuntos.

6. Tarefas administrativas demais ? O líder só pode passar determinado período do dia ocupado com o tático, com o operacional. É fundamental que também se preocupe com o estratégico, com parcerias, com o olhar um pouco mais à frente, com o decidir para onde sua equipe e empresa irão, com o desenvolver maneiras para evitar que certos erros e problemas voltem a ocorrer. A desculpa está na ponta da língua: ?Mas comigo é diferente, não posso fazer isso porque…?. Por que o quê? Há alguns motivos claros se você não consegue se desvencilhar das atividades burocráticas ou cotidianas: ou não sabe delegar corretamente, ou não confia na sua equipe, ou está com falta de pessoal ou pessoas nas funções erradas. Comprometa-se agora a deixar um espaço livre na sua agenda para pensar estrategicamente. Considere isso uma tarefa de máxima importância. Isso irá lhe obrigar a encontrar um jeito de realizar suas tarefas mais operacionais, ou seja, a delegar.

COLABORAÇÃO
Liderança VendaMais
Visite o site: www.lideraonline.com.br

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima