Quais as 6 tendĂȘncias para o Varejo no Brasil em 2020?

uniĂŁo do digital com o fĂ­sico mĂŁo entrega pacote pela tela do computador

Quais as principais transformaçÔes do varejo para 2020? O que os consumidores podem esperar de novos benefĂ­cios e inovação? Estudo realizado pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, revela as principais tendĂȘncias do segmento de varejo nacional para 2020. Confira abaixo:

  • Embalagens de produto interativas

As embalagens se tornam um ponto de experiĂȘncia entre a marca e o consumidor. AlĂ©m de informar, elas possuem uma relevĂąncia maior como mĂ­dia: sendo um valioso canal de contato e comunicação.

Algumas marcas jå embarcaram neste caminho com QRCode para destravar stories do Instagram por exemplo, ou tour virtual ao escanear um código, trazendo para as mãos do consumidor o que, na comunicação tradicional, seria apenas inspiracional (o mote jogo/campeonato).

Gerar contexto Ă© sair da jornada “de compra” e ingressar por um momento no dia “do comprador”, dividindo uma histĂłria com seu consumidor.

  • Rastreamento de Origem

Controle de origem-destino de mercadorias sempre fez parte dos processos administrativos das corporaçÔes. A novidade estĂĄ em levar ao consumidor uma visualização deste controle, permitindo maior transparĂȘncia nas procedĂȘncias e prazos dos produtos que consome, especialmente no segmento alimentĂ­cio.

Numa Ă©poca de informação e desinformação a respeito de orgĂąnicos, transgĂȘnicos, aditivos e conservantes, toda fonte confiĂĄvel ajuda a estabilizar Ăąnimos e definir expectativas

  • Social Commerce

Whatsapp planeja incorporar portfĂłlio de produtos em sua versĂŁo business e cresce o nĂșmero de vendas pelo Instagram. A conta Ă© simples: a venda acontece onde o comprador estĂĄ, e com os vendedores correndo para estarem sempre Ă  disposição, nada mais normal que a venda acontecer onde o comprador habita.

Frente ao tempo de tela em um e-commerce, site, rede social ou aplicativo de mensagem, a tendĂȘncia Ă© que o comĂ©rcio entre cada vez mais neste Ășltimo. Junta-se a isso a reestruturação dos espaços de Shopping para espaços de convivĂȘncia – duas mudanças que convergem para um sĂł significado.

O contexto do consumidor vale cada vez mais. Como protagonista de sua própria história, seus tempos de avaliação e aquisição tem levado mais o indivíduo em consideração. Compra de oportunidade ainda conta, mas é cada vez mais pessoal.

  • Digitally Native Vertical Brand (DNVB)

Marcas que nascem no meio digital e guiam do chĂŁo de fĂĄbrica ao consumidor, eliminando intermediĂĄrios, entregando uma experiĂȘncia focada e Ă­ntima, enquanto se mantĂȘm donas dos produtos que vendem. Pode ser visto como um resgate de valores entre o produtor e o consumidor, em uma dinĂąmica onde as distĂąncias sĂŁo digitais.

Uma DNVB é um modelo de negócios que visa entregar proximidade ao controlar toda a cadeia e eliminar ruídos entre produção e consumidor. Ainda que seja um termo relativamente novo, o conceito pode ser aplicado amplamente sempre que houver desejo por melhor interação e feedback com o cliente.

Existe forte atratividade Ă  atuação de nicho, mas nĂŁo necessariamente se limita por ela. De fato, dependĂȘncia da comunidade e repercussĂ”es negativas dentro de tal pĂșblico aglutinado sĂŁo os dois desafios de uma DNVB.

  • Autoatendimento

O varejo de rua começa a automatizar toda a experiĂȘncia, incluindo o caixa. Desafio da tecnologia em duas frentes: prevenção de erros e curva de aprendizado. Entre os erros, risco de fraude Ă© um dos que mais preocupa. Para o consumidor – acostumado a entender como um caixa de mercado funciona – Ă© sĂł uma questĂŁo de se habituar ao autoatendimento.

  • Carteira digital rumo ao superaplicativo

Os meios de pagamento estão se tornando cada vez mais pråticos. Proximidade, mensagem, cobrança via link e até tokens se tornam formas de trocar valores. A consolidação dos meios é um reflexo do avanço e barateamento da tecnologia. A diferenciação virå pela integração, facilidade de uso e amigabilidade com o consumidor. Todo o resto pode virar commodities.

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