7 benefĂ­cios da inteligĂȘncia artificial no varejo

humanos e robĂŽs fazendo compra no varejo inteligĂȘncia artificial

Por Thiago Miranda

Uma das caracterĂ­sticas mais marcantes do setor de varejo Ă© a quantidade de players que competem por espaço na preferĂȘncia dos consumidores. O uso de recursos e ferramentas baseadas em inteligĂȘncia artificial no varejo tem se tornando um importante aliado nesse processo de busca por meios de produção mais eficientes e soluçÔes e experiĂȘncias mais vantajosas aos clientes.

Ser diferenciado oferecendo bens e serviços por melhores custos, preços, experiĂȘncias de venda e pĂłs-vendas mais satisfatĂłrias Ă© essencial para as organizaçÔes que pretendem se manter competitivas e sobreviver na indĂșstria varejista. Nesse sentido, a inteligĂȘncia artificial (IA) Ă© uma tecnologia capaz de influenciar todo esse processo e proporcionar melhores resultados para os negĂłcios.

>> Exclusivo para assinantes: como engajar sua equipe para oferecer uma experiĂȘncia verdadeiramente marcante aos clientes

O objetivo deste artigo Ă© aprofundar os conhecimentos sobre o conceito de inteligĂȘncia artificial principalmente aplicada ao setor de varejo e mostrar como as empresas podem se beneficiar com a sua utilização. Confira:

O que Ă© inteligĂȘncia artificial?

Antes de compreender como a inteligĂȘncia artificial pode ser utilizada no varejo e os diferentes benefĂ­cios que oferece para esse segmento, Ă© importante atualizar os conhecimentos sobre o que Ă©.

A IA Ă© um campo de estudo que evoluiu a partir da ciĂȘncia da computação e o seu conceito remonta a praticamente o mesmo perĂ­odo do surgimento dos primeiros computadores.

A grosso modo, se pode afirmar que a inteligĂȘncia artificial Ă© a capacidade que mĂĄquinas e computadores tĂȘm de imitar o processo de raciocĂ­nio humano e a tomada de certas decisĂ”es de maneira autĂŽnoma.

Essa capacidade foi desenvolvida graças ao aumento do poder de processamento dos chamados softwares inteligentes. Desde então, o crescimento da IA tem sido exponencial, levando ao surgimento de vårias tecnologias nela baseadas, aplicadas às mais diferentes situaçÔes.

Esses dispositivos computacionais dotados de habilidades para replicar atividades cognitivas humanas são usados hoje para finalidades distintas. Por exemplo: o processamento de grandes quantidades de dados que potencializam melhores decisÔes, a racionalização de processos e novas formas de relacionamento entre clientes e empresas.

Machine Learning, visão computacional e chatbots são alguns exemplos de inovaçÔes baseadas em IA e que também são aplicadas em soluçÔes para o varejo.

Quais os benefĂ­cios da utilização da inteligĂȘncia artificial no varejo?

  1. Otimização do controle de produtos expostos e estoque

A tecnologia conhecida como visão computacional é uma ferramenta inovadora baseada em IA que confere aos computadores a capacidade de imitação da visão humana.

Essas soluçÔes jå são utilizadas no varejo como um recurso eficaz para o controle da quantidade de mercadorias em estoque e para o monitoramento dos produtos expostos em gÎndolas e prateleiras, por exemplo.

Cùmeras dotadas com esse recurso conseguem identificar quando um produto acaba e enviam avisos ao setor de compras sobre a necessidade de reposição.

  1. Melhor experiĂȘncia do cliente

Ferramentas como o chatbot podem ser utilizadas para aprimorar o contato do cliente com a loja. Esse recurso då a ele autonomia na busca por resolução das suas demandas com a apresentação de respostas pré-programadas.

Os chatbots simulam um atendimento pessoal e dĂŁo mais agilidade sobre dĂșvidas gerais e quebra de objeçÔes. Assim, Ă© possĂ­vel tornar o trabalho realizado por atendentes humanos mais eficiente, pois podem se dedicar Ă  resolução de problemas mais complexos e relevantes para os resultados da empresa.

O atendimento omnichannel tambĂ©m Ă© um recurso que pode ser usado em conjunto ao chatbots. Ele torna o relacionamento do cliente com a organização mais agradĂĄvel ao sincronizar vĂĄrios canais de comunicação e suporte, aprimorando a experiĂȘncia, potencializando o marketing orgĂąnico e a fidelização.

  1. Identificação de padrĂ”es e tendĂȘncias comerciais

Outro grande benefício da IA para o varejo é o seu poder de previsão baseado em pesquisa e anålise de dados. Por meio de softwares inteligentes é possível determinar a evolução e padrÔes de consumo por cliente, além de identificar certos tipos de perfis que podem ser abordados de maneira mais certeira pela equipe de vendas.

O aumento ou a redução da demanda de determinado produto também é facilmente identificado, fazendo com que a empresa tenha o conhecimento necessårio para gerir a compra de novos insumos para a produção ou mudar a sua estratégia comercial de acordo com o seu ambiente.

  1. Maior agilidade e eficiĂȘncia

Por meio da IA é possível que os gestores responsåveis pela empresa tenham acesso a informaçÔes sobre o desempenho dos seus diferentes departamentos e adotem medidas que visam ao seu aprimoramento. Ferramentas como softwares de integração ERP também podem ser utilizadas em conjunto com a IA nesse sentido.

Processos lentos, excesso de burocracia e tarefas desnecessĂĄrias podem ser eliminadas por meio do uso de tecnologia de IA aplicadas Ă  avaliação de documentos de compra, atendimento ao cliente e controle de mercadorias, por exemplo. Os resultados sĂŁo: mais agilidade e mais eficiĂȘncia da produção.

  1. Automação de tarefas

A inteligĂȘncia artificial permite a automação de tarefas antes consideradas pouco eficientes, contribuindo para a redução de açÔes repetitivas e a fadiga no trabalho. Assim, os recursos humanos sĂŁo melhor aproveitados em tarefas mais relevantes para o core business da empresa.

O atendimento feito por meio de chatbots tambĂ©m Ă© exemplo dessa realidade. Com ele, os atendentes e a equipe de vendas podem focar em atingir metas de recuperação e suporte de clientes, em vez de apenas tirarem dĂșvidas corriqueiras que podem ser facilmente respondidas por meio dos robĂŽs de relacionamento.

  1. Ganhos em inovação e diferenciação

A utilização de algoritmos inteligentes de maneira conjunta com o big data permite um maior acesso a informaçÔes relevantes, que podem levar a insights sobre novos produtos, novas formas de prestação de serviços e a identificação de novas oportunidades de mercado.

Dessa forma, a IA consegue potencializar a inovação tanto em processos quanto na oferta de novos bens e serviços, conferindo à empresa a capacidade de se diferenciar e construir vantagem competitiva.

  1. Redução de custos desnecessårios

Como vimos, as aplicaçÔes da IA permitem a redução de erros, eliminação de processos burocrĂĄticos e o fim de outras ineficiĂȘncias por meio da automação e do melhor aproveitamento da anĂĄlise de dados.

Como resultado, as empresas varejistas que adotam a tecnologia IA conseguem acabar com desperdícios e outros custos operacionais onerosos. Assim, os resultados financeiros de lucratividade e margem de contribuição são os mais beneficiados nesse sentido.

Existem inĂșmeras soluçÔes baseadas em IA jĂĄ disponĂ­veis no mercado. Por isso, Ă© importante contar com o apoio de empresas especializadas no ramo para ter a certeza de que essas soluçÔes serĂŁo aplicadas conforme o perfil e as caracterĂ­sticas especĂ­ficas do seu nicho de atuação.

Thiago Miranda Ă© fundador da VITO.AI,, plataforma de inteligĂȘncia artificial e machine learning para automatizar processos, encantar clientes, entregar insights para sua equipe e maiores resultados do negĂłcio. A VITO.AI. oferece serviços como Personalização da Jornada, Automatização de CRM e Precificação DinĂąmica atĂ© Consultorias.

Leia também:

ConteĂșdos Relacionados

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia sĂŁo escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo jĂșri (no caso, o capitĂŁo do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima